>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Outros recursos

Publicações e outros documentos na área da atividade física, exercício e desporto



Monitorização da Atividade Física e Desportiva dos Portugueses em Situação de Isolamento Social

Em parceria com o IPDJ, um consórcio de 5 Universidades portuguesas (Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), com cursos na área das Ciências do Desporto, desenvolveram, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, um estudo de avaliação dos padrões de atividade física e comportamento sedentário dos portugueses, na atual situação de isolamento social.

Considerando o contexto da atual situação que vivemos, trata-se de uma avaliação que assume especial relevância uma vez que permite aumentar o conhecimento sobre o impacto da pandemia COVID-19 nos padrões de atividade dos portugueses.

Importa referir que este estudo foi desenvolvido através da utilização de questionários para avaliação do comportamento sedentário e da atividade física e desportiva numa amostra de 679 adultos e pessoas idosas que integram o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, já avaliados previamente em 2019.

Das principais conclusões deste estudo pode destacar-se o facto de que, em comparação com o período anterior ao isolamento, os portugueses realizam mais atividade física, embora passem também mais tempo em comportamento sedentário que envolva ecrãs.

Alguns dados adicionais sobre o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva (SNVAFD):

  • Amostra total do SNVAFD – Avaliação da Aptidão Física
    • âmbito - avaliação dos indicadores de aptidão física através de testes específicos para os diferentes segmentos da população;
    • 15.847 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas);
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de sensores de movimento e questionários
    • 6.379 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas);
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva em situação de Isolamento Social
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de questionários;
    • 679 (incluindo adultos e pessoas idosas).

 

Gravidez e pós-parto

 

Guia da gravidez ativa [PDF]: atividade física, exercício, desporto e saúde na gravidez e pós-parto / coord. Rita Santos Rocha

Edição: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém

ISBN: 978-989-8768-27-8 versão digital

A publicação objetiva a promoção da atividade física, do exercício físico, e do desporto, como comportamentos enquadrados no estilo de vida saudável nas fases de gravidez e de pós-parto. Está enquadrada no programa GRAVIDEZ ATIVA – promoção da prática de atividade física e desportiva durante a fase de gravidez e pós-parto, apresentada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. Esta publicação teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude,  através do Programa Nacional de Desporto para Todos.

 

População idosa

Idosos frágeis

Programa de exercício físico para o idoso com fragilidade – manual de apoio[PDF] / Rita Santos Rocha, Joana Freitas, Fátima Ramalho, Filipa Couto, João Apóstolo

Edição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

ISBN: 978-989-99426-8-4

O exercício pode ser tido como uma estratégia terapêutica e prescrito para idosos fragilizados por contribuir para uma melhoria da autonomia funcional e bem-estar da pessoa. A publicação apresenta um programa completo de exercício físico para realizar com idosos frágeis sem autonomia de marcha, possível de realizar em instituições ou em casa.

 

Pessoas com deficiência

Jogo da Ética

Edição: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Concebido no âmbito da Campanha  #SERATIVOEMCASA, é composto por materiais - regras, tabuleiro e cartas (disponíveis para descarregamento) -, para que todos/as, de uma forma lúdica, possam jogá-lo em casa, com imaginação e criatividade.

Concebido como uma sessão de treino, ou aula, em que o objetivo é fazer o percurso e ultrapassar a casa final.
 

 

Crianças

O meu primeiro livro de atletismo [PDF]

Edição: Associação de Atletismo de Lisboa

Apresentar a modalidade-rainha dos Jogos Olímpicos, o Atletismo, aos/às mais jovens é o objetivo desta publicação interativa e divertida.

Breves explicações sobre a modalidade e a possibilidade de pintar as imagens permitem às crianças conhecer atletas e regras, ao mesmo tempo que se divertem, despertando-lhes o interesse pelo Atletismo.

Este livro tem o apoio do IPDJ.

Clique na imagem para o descarregar.

 

 

 

Quem alinha? Desporto com Valores [PDF] / vários

Edição: IPDJ/Afrontamento

ISBN: 978-972-3617-76-4

O desporto é cada vez mais uma ferramenta educativa e de desenvolvimento de competências junto dos mais novos. O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) publicou, no final de 2019, o livro de contos «Quem alinha? Desporto com Valores» sobre a importância dos valores no desporto, como a cooperação, amizade, respeito, verdade, perseverança, entre outros.

Na sequência da publicação do livro de contos,  foi desenvolvido um conjunto de instrumentos que visam a reflexão e exploração didática dos valores presentes em três contos inspiradores:

 

 

Histórias com valores no desporto e instrumentos didáticos

O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) disponibiliza um conjunto de histórias com valores no desporto, e os respetivos instrumentos para exploração didática, dirigidas a crianças do 1 e 2º ciclos.

 

 

 

  • Carta Árbitro - História e ficha de exploração disponíveis aqui

  • Marcelo Bielsa- História e ficha de exploração disponíveis aqui

  • Algarve Youth Cup Estoril Praia - História e ficha de exploração disponíveis aqui

  • Emoção, razão e violência - História e ficha de exploração disponíveis aqui

  • Nikki Hamblin - História e ficha de exploração disponíveis aqui

Atualizado em: 04/05/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.