Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Em parceria com o IPDJ, um consórcio de 5 Universidades portuguesas (Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), com cursos na área das Ciências do Desporto, desenvolveram, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, um estudo de avaliação dos padrões de atividade física e comportamento sedentário dos portugueses, na atual situação de isolamento social.
Considerando o contexto da atual situação que vivemos, trata-se de uma avaliação que assume especial relevância uma vez que permite aumentar o conhecimento sobre o impacto da pandemia COVID-19 nos padrões de atividade dos portugueses.
Importa referir que este estudo foi desenvolvido através da utilização de questionários para avaliação do comportamento sedentário e da atividade física e desportiva numa amostra de 679 adultos e pessoas idosas que integram o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, já avaliados previamente em 2019.
Das principais conclusões deste estudo pode destacar-se o facto de que, em comparação com o período anterior ao isolamento, os portugueses realizam mais atividade física, embora passem também mais tempo em comportamento sedentário que envolva ecrãs.
Alguns dados adicionais sobre o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva (SNVAFD):
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, no final do ano de 2020, novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário. Estas recomendações foram traduzidas para a língua Portuguesa pelo Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF-DGS). As recomendações são individualizadas, com planificação para cada grupo etário desde as crianças aos idosos. Consulte!
Edição: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém
ISBN: 978-989-8768-27-8 versão digital
A publicação objetiva a promoção da atividade física, do exercício físico, e do desporto, como comportamentos enquadrados no estilo de vida saudável nas fases de gravidez e de pós-parto. Está enquadrada no programa GRAVIDEZ ATIVA – promoção da prática de atividade física e desportiva durante a fase de gravidez e pós-parto, apresentada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. Esta publicação teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Programa Nacional de Desporto para Todos.
Edição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
ISBN: 978-989-99426-8-4
O exercício pode ser tido como uma estratégia terapêutica e prescrito para idosos fragilizados por contribuir para uma melhoria da autonomia funcional e bem-estar da pessoa. A publicação apresenta um programa completo de exercício físico para realizar com idosos frágeis sem autonomia de marcha, possível de realizar em instituições ou em casa.
O manual #REDE UP em casa - Permaneça ativo em casa resulta do trabalho desenvolvido no Projeto UP Again Senior - Programa de Atividade Física e Saúde, apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, e destina-se a adultos com mais de 65 anos a viver na comunidade.
O seu diário de exercício físico.
Exemplo de diário de exercício físico.
Edição: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência
Concebido no âmbito da Campanha #SERATIVOEMCASA, é composto por materiais - regras, tabuleiro e cartas (disponíveis para descarregamento) -, para que todos/as, de uma forma lúdica, possam jogá-lo em casa, com imaginação e criatividade.
Concebido como uma sessão de treino, ou aula, em que o objetivo é fazer o percurso e ultrapassar a casa final.
Edição: Associação de Atletismo de Lisboa
Apresentar a modalidade-rainha dos Jogos Olímpicos, o Atletismo, aos/às mais jovens é o objetivo desta publicação interativa e divertida.
Breves explicações sobre a modalidade e a possibilidade de pintar as imagens permitem às crianças conhecer atletas e regras, ao mesmo tempo que se divertem, despertando-lhes o interesse pelo Atletismo.
Este livro tem o apoio do IPDJ.
Clique na imagem para o descarregar.
Edição: IPDJ/Afrontamento
ISBN: 978-972-3617-76-4
O desporto é cada vez mais uma ferramenta educativa e de desenvolvimento de competências junto dos mais novos. O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) publicou, no final de 2019, o livro de contos «Quem alinha? Desporto com Valores» sobre a importância dos valores no desporto, como a cooperação, amizade, respeito, verdade, perseverança, entre outros.
Na sequência da publicação do livro de contos, foi desenvolvido um conjunto de instrumentos que visam a reflexão e exploração didática dos valores presentes em três contos inspiradores:
O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) disponibiliza um conjunto de histórias com valores no desporto, e os respetivos instrumentos para exploração didática, dirigidas a crianças do 1 e 2º ciclos.
Atualizado em: 16/02/2021
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.