Outros recursos

COMO PODEMOS AJUDAR?


Outros recursos

Publicações e outros documentos na área da atividade física, exercício e desporto



Monitorização da Atividade Física e Desportiva dos Portugueses em Situação de Isolamento Social

Em parceria com o IPDJ, um consórcio de 5 Universidades portuguesas (Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), com cursos na área das Ciências do Desporto, desenvolveram, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, um estudo de avaliação dos padrões de atividade física e comportamento sedentário dos portugueses, na atual situação de isolamento social.

Considerando o contexto da atual situação que vivemos, trata-se de uma avaliação que assume especial relevância uma vez que permite aumentar o conhecimento sobre o impacto da pandemia COVID-19 nos padrões de atividade dos portugueses.

Importa referir que este estudo foi desenvolvido através da utilização de questionários para avaliação do comportamento sedentário e da atividade física e desportiva numa amostra de 679 adultos e pessoas idosas que integram o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, já avaliados previamente em 2019.

Das principais conclusões deste estudo pode destacar-se o facto de que, em comparação com o período anterior ao isolamento, os portugueses realizam mais atividade física, embora passem também mais tempo em comportamento sedentário que envolva ecrãs.

Alguns dados adicionais sobre o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva (SNVAFD):

  • Amostra total do SNVAFD – Avaliação da Aptidão Física
    • âmbito - avaliação dos indicadores de aptidão física através de testes específicos para os diferentes segmentos da população;
    • 15.847 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas);
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de sensores de movimento e questionários
    • 6.379 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas);
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva em situação de Isolamento Social
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de questionários;
    • 679 (incluindo adultos e pessoas idosas).

 

 

Novas Recomendações da OMS para a Atividade Física e Comportamento Sedentário

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, no final do ano de 2020, novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário. Estas recomendações foram traduzidas para a língua Portuguesa pelo Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF-DGS).  As recomendações são individualizadas, com planificação para cada grupo etário desde as crianças aos idosos. Consulte!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gravidez e pós-parto

 

 

Guia da gravidez ativa [PDF]: atividade física, exercício, desporto e saúde na gravidez e pós-parto / coord. Rita Santos Rocha

Edição: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém

ISBN: 978-989-8768-27-8 versão digital

A publicação objetiva a promoção da atividade física, do exercício físico, e do desporto, como comportamentos enquadrados no estilo de vida saudável nas fases de gravidez e de pós-parto. Está enquadrada no programa GRAVIDEZ ATIVA – promoção da prática de atividade física e desportiva durante a fase de gravidez e pós-parto, apresentada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. Esta publicação teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude,  através do Programa Nacional de Desporto para Todos.

 

 

 

População idosa

Idosos frágeis

Programa de exercício físico para o idoso com fragilidade – manual de apoio[PDF] / Rita Santos Rocha, Joana Freitas, Fátima Ramalho, Filipa Couto, João Apóstolo

Edição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

ISBN: 978-989-99426-8-4

O exercício pode ser tido como uma estratégia terapêutica e prescrito para idosos fragilizados por contribuir para uma melhoria da autonomia funcional e bem-estar da pessoa. A publicação apresenta um programa completo de exercício físico para realizar com idosos frágeis sem autonomia de marcha, possível de realizar em instituições ou em casa.

 

 

 

#REDE UP em casa - Programa de exercício físico sentado destinado a adultos com mais de 65 anos - Manual de Apoio

 

O manual #REDE UP em casa - Permaneça ativo em casa resulta do trabalho desenvolvido no Projeto UP Again Senior - Programa de Atividade Física e Saúde, apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos, e destina-se a adultos com mais de 65 anos a viver na comunidade. 

 

O seu diário de exercício físico.

Exemplo de diário de exercício físico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoas com deficiência

Jogo da Ética

Edição: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Concebido no âmbito da Campanha  #SERATIVOEMCASA, é composto por materiais - regras, tabuleiro e cartas (disponíveis para descarregamento) -, para que todos/as, de uma forma lúdica, possam jogá-lo em casa, com imaginação e criatividade.

Concebido como uma sessão de treino, ou aula, em que o objetivo é fazer o percurso e ultrapassar a casa final.
 

 

 

 

Crianças

O meu primeiro livro de atletismo [PDF]

Edição: Associação de Atletismo de Lisboa

Apresentar a modalidade-rainha dos Jogos Olímpicos, o Atletismo, aos/às mais jovens é o objetivo desta publicação interativa e divertida.

Breves explicações sobre a modalidade e a possibilidade de pintar as imagens permitem às crianças conhecer atletas e regras, ao mesmo tempo que se divertem, despertando-lhes o interesse pelo Atletismo.

Este livro tem o apoio do IPDJ.

Clique na imagem para o descarregar.

 

 

 

 

Quem alinha? Desporto com Valores [PDF] / vários

Edição: IPDJ/Afrontamento

ISBN: 978-972-3617-76-4

O desporto é cada vez mais uma ferramenta educativa e de desenvolvimento de competências junto dos mais novos. O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) publicou, no final de 2019, o livro de contos «Quem alinha? Desporto com Valores» sobre a importância dos valores no desporto, como a cooperação, amizade, respeito, verdade, perseverança, entre outros.

Na sequência da publicação do livro de contos,  foi desenvolvido um conjunto de instrumentos que visam a reflexão e exploração didática dos valores presentes em três contos inspiradores:

 

 

Histórias com valores no desporto e instrumentos didáticos

O Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ) disponibiliza um conjunto de histórias com valores no desporto, e os respetivos instrumentos para exploração didática, dirigidas a crianças do 1 e 2º ciclos.

 

 

 

  • Carta Árbitro - História e ficha de exploração disponíveis aqui
  • Marcelo Bielsa- História e ficha de exploração disponíveis aqui
  • Algarve Youth Cup Estoril Praia - História e ficha de exploração disponíveis aqui
  • Emoção, razão e violência - História e ficha de exploração disponíveis aqui
  • Nikki Hamblin - História e ficha de exploração disponíveis aqui

Atualizado em: 16/02/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.