Eryica

COMO PODEMOS AJUDAR?


ERYICA | Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens



A Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA)  é uma organização europeia independente, composta por organismos e redes nacionais e regionais que coordenam a área da informação para jovens, de entre as quais o IPDJ, que assume esta responsabilidade em Portugal. 

A ERYICA visa intensificar a cooperação europeia e internacional no domínio do trabalho e dos serviços de informação para jovens.  Desenvolve, apoia e promove a  política de informação para jovens de caráter generalista e  de qualidade a todos os níveis , a fim de atender às necessidades de informação dos jovens e aplicar os princípios da Carta Europeia de Informação para Jovens.

A Agência visa também defender o direito dos jovens a uma informação plena e fiável, que os ajude a fazer as escolhas que enfrentam na vida e que promova sua autonomia, capacidade de pensamento crítico e participação ativa na sociedade.

A ERYICA foi criada a 17 de abril de 1986, em Madrid, na sequência de uma recomendação adotada pelo primeiro Colóquio Europeu de Centros de Informação para a Juventude, organizado em abril de 1985, em Marly-le-Roi (França). Este Colóquio, que reuniu cerca de 200 profissionais de informação e aconselhamento para jovens de 18 países, foi uma iniciativa do Centro de Documentação e Informação Juvenil de Paris (CIDJ), com o apoio do Ministério Francês da Juventude e do Desporto e da Comissão das Comunidades Europeias .

Portugal, através do IPDJ (na altura o então Instituto Português da Juventude - IPDJ) , é membro da ERYICA desde 1993.

 Acolheu duas Assembleias Gerais da Agência, em 2007 e 2018, bem como algumas reuniões do respetivo Governing Board, tendo integrado o mesmo durante 9 anos. Tem colaborado com a agência em programas, campanhas e parcerias diversas.

Visão,  missão e valores


A ERYICA acredita numa sociedade onde todos/as os/as jovens têm acesso a informação adequada, fiável e abrangente que promova a sua autonomia, bem-estar e cidadania ativa num mundo global e digitalizado.
Pretende também inspirar, apoiar e desenvolver informação e aconselhamento para jovens na Europa e fora dela.

Os valores promovidos pela ERYICA e os princípios para o trabalho de informação geralista para jovens estão descritos na Carta Europeia de Informação para Jovens.

 

A Carta Europeia de Informação para Jovens


Neste documento estabelecem-se os princípios para profissionais, padrões mínimos e medidas de qualidade em informação para jovens

Em 1993, a Assembleia Geral ERYICA adotou a Carta Europeia de Informação para Jovens, que desde então se tornou um texto de referência em toda a Europa como um conjunto de princípios profissionais e orientações para o trabalho de informação e aconselhamento de jovens.

Os princípios desta Carta pretendem aplicar-se a todas as formas de trabalho generalista de informação para jovens e procuram garantir o direito dos/as jovens a informação completa, fiável e atualizada. Constituem a base para padrões mínimos e medidas de qualidade aplicáveis a todos os países como elementos de uma abordagem abrangente, coerente e coordenada para a oferta de informação e aconselhamento para jovens.

A Carta foi atualizada em 2004 e ampliada em 2009 com os Princípios para Informação Online para Jovens. 

Num mundo digitalizado, onde a distinção entre vidas online e offline se está a tornar cada vez mais obscura, os profissionais de informação para jovens e outros que trabalham diretamente com  jovens precisam garantir uma abordagem baseada nos direitos humanos no seu trabalho diário e o desenvolvimento de uma reflexão ética para os media e a informação utilizada e produzida por jovens. A ERYICA dará cada vez mais atenção a esta área de trabalho nos próximos anos. 

A ERYICA reviu recentemente este conjunto de princípios e diretrizes com o objetivo de definir mecanismos de avaliação da qualidade capazes de responder a uma realidade complexa e mutante. Uma versão revista do documento central para o fornecimento de informação para jovens foi aprovada na 29ª Assembleia Geral da ERYICA em abril de 2018, em Cascais. Portugal. A nova Carta também atualizou e incorporou os Princípios para Informação Online para Jovens, pois ERYICA acredita que as atividades offline e online agora estão interconectados.

Em 2018, um Grupo de Trabalho formado por especialistas da ERYICA preparou uma brochura com o objetivo de fornecer dicas práticas para a implementação da Carta, bem como para aumentar seu alcance. Este documento amigável disponibiliza ideias práticas para a implementação dos princípios da Carta, mostra boas práticas e inclui testemunhos de jovens.

Aceda aqui à Carta Europeia de Informação para Jovens.

 

Recomendação (90)7 21/02/1990 do Conselho da Europa 

Recomendação do Comité de Ministros dirigida aos Estados Membros Relativa à informação e Aconselhamento para jovens na Europa, emitida em 1990, é muito utilizada e referenciada na  rede ERYICA e na informação e aconselhamento para jovens na Europa, em geral. É um documento histórico, pois foi a primeira recomendação a nível europeu centrada na informação para jovens, pelo seu potencial de defesa de direitos dos jovens à informação.

Recomenda as seguintes medidas, entre outras aos governos dos Estados-membros:
1. promover a coordenação a nível europeu – no respeito da democracia, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais – de uma política de informação e aconselhamento acessível e concebida para todos os jovens; isto implica, nomeadamente, a recolha de informação a nível local, nacional e internacional e a sua difusão mais ampla possível junto da juventude.



Dia Europeu de Informação para Jovens | 17 de abril


Em 17 de abril, todos os membros da ERYICA  assinalam  o Dia Europeu da Informação para Jovens em toda a Europa.

Este dia foi escolhido por ser o dia de aniversário da ERYICA, tendo sido reconhecido como tal pelo Conselho da Europa.

O Dia Europeu da Informação para Jovens é uma ocasião especial para aumentar a sensibilização para o direito dos jovens ao acesso a informação completa e fiável ​​e para reconhecer o trabalho dos profissionais da informação para jovens.

Este ano de 2021 o tema do dia é: 

Info para Jovens, #MINDMYMIND
DESCOBRE O TEU EU INTERIOR. FALA.

Saiba tudo aqui.

 

Curso de Mediadores de Informação JIMMY

Atualmente, o IPDJ  desenvolve um projeto de formação e capacitação de mediadores de informação para Jovens, certificado pela ERYICA, o curso de formação de formadores  JIMMY, que pretende, numa ação de médio prazo alargar esta formação a nível regional e local a todos/os os agentes que operam nesta área, animadores e técnicos de juventude, sobretudo os parceiros do IPDJ nesta área da informação para jovens.

 


Atualizado em: 21/04/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.