Sistema de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Sistema de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva

Atividade física e desportiva



Reconhecendo a importância da prática das atividades desportivas e físicas e do comportamento sedentário, foram recolhidos por cinco estabelecimentos de ensino superior, em 2008 e 2009, dados que permitem quantificar os níveis de atividade e aptidão física da população portuguesa.

Esses dados foram publicados no «Livro Verde da Atividade Física» e no «Livro Verde da Aptidão Física», possibilitando a descrição da prevalência de inatividade física, do excesso de peso e da obesidade na população jovem, adulta e idosa em Portugal Continental. No âmbito deste processo, Portugal passou a integrar o grupo restrito de países europeus que avalia a atividade física e o comportamento sedentário de forma objetiva (acelerometria), identificando ainda as determinantes destes dois comportamentos em ambos os sexos, nos diferentes períodos do ciclo de vida e em distintos níveis socioeducativos.

Tendo em vista a conceção e a implementação de estratégias de promoção do desporto e atividade física, e consequentemente de melhoria da capacidade funcional, qualidade de vida, saúde e bem-estar da população portuguesa, é prioritária a implementação de um sistema de vigilância e monitorização, de carácter longitudinal, centrado nos processos biológicos de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, capaz de identificar períodos sensíveis do ponto de vista pessoal e social e que suporte decisões mais ajustadas com base na evidência.

Neste sentido, foi lançado o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva que implementa uma nova forma de monitorização, integrada e estandardizada, passível de ser aplicada em todos os Estados Membros da União Europeia e capaz de fortalecer a vigilância e a comparabilidade dos dados recolhidos. Encontra-se em estreita ligação com o Sistema Europeu de Monitorização da Atividade Física e do Desporto (European Union Physical Activity and Sport Monitoring System - EUPASMOS) que tem como principal objetivo monitorizar a participação desportiva e os níveis de atividade física e o comportamento sedentário nos diferentes membros da União Europeia, utilizando uma metodologia comum para fornecer dados comparáveis, válidos e fiáveis à escala europeia.

Logotipo do Eupasmos - Sistema Europeu de Monitorização da Atividade Física e do Desporto

Sistema Europeu de Monitorização da Atividade Física e do Desporto

O European Physical Activity and Sports Monitoring System - EUPASMOS) resulta de uma necessidade identificada pelos Estados-Membro, Comissão Europeia - Unidade de Desporto e Organização Mundial Saúde - Europa relativa ao desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de monitorização das atividades físicas e desportivas que permita a recolha e a análise de informação determinante para a definição de políticas desportivas públicas mais ajustadas, quer em termos europeus, quer nacionais.

Pela primeira vez na Europa, vão ser desenvolvidos os procedimentos técnicos necessários à criação de um sistema europeu, através da adoção e partilha de procedimentos e metodologias de recolha de informação que permitam, não só, aumentar a qualidade da informação disponível junto dos cidadãos europeus neste domínio, como permitir a comparabilidade da mesma à escala europeia.

Concluído o projeto, o objetivo é que a metodologia desenvolvida seja implementada em todos os países europeus, através da criação de uma estrutura de apoio permanente neste domínio.

Em Portugal, o IPDJ assume a coordenação deste projeto, desde 2018, que conta com os países parceiros: Holanda, Eslovénia, França, Chipre, Suécia, Itália, Letónia, Hungria, Bulgária, Finlândia, Polónia, Espanha, Grécia, Roménia, Lituânia, República da Macedónia do Norte, Malta, Inglaterra e Dinamarca.


Atualizado em: 30/04/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.