A Sexualidade na Adolescência

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

A sexualidade na adolescência

Riscos a evitar



A adolescência é uma fase repleta de mudanças físicas, hormonais e psicológicas provocadas pela puberdade, que marcam significativamente o desenvolvimento e interesse sexual.

Existem várias formas de explorar a sexualidade e todas elas devem envolver comunicação, consentimento e proteção. É importante que as pessoas jovens tenham os conhecimentos suficientes para que possam viver a sexualidade de forma segura. As relações sexuais desprotegidas são suscetíveis de uma gravidez e/ou infeções sexualmente transmissíveis.

O que é o consentimento sexual?

É quando ambas as pessoas parceiras concordam e estão à vontade em envolver-se intimamente e/ou numa determinada prática sexual. É importante que ambas comuniquem sobre aquilo que estão à vontade para fazer, ou não fazer, durante a relação sexual.

O que é sexo seguro?

Significa que as relações sexuais são protegidas de forma a prevenir uma gravidez não desejada e o contágio de IST. São vários os métodos contracetivos que oferecem uma proteção eficaz face a uma gravidez. O preservativo, sendo um método de barreira, é o único que oferece uma dupla proteção, pois para além de prevenir uma gravidez, previne o contágio das IST.

Como posso iniciar um método contracetivo?

Para ser iniciado um método contracetivo, pode ser marcada uma consulta de planeamento familiar. Esta consulta é gratuita e está disponível no âmbito do Sistema Nacional de Saúde através de centros de saúde, hospitais e maternidades, de espaços dedicados a jovens ou nos gabinetes de saúde juvenil do Programa Cuida-te+ do IPDJ.

Em caso de dúvida sobre onde se dirigir, poderá recorrer-se ao serviço Sexualidade em linha – 800 222 003 do Programa Cuida-te+ do IPDJ.

O que é uma abordagem positiva da sexualidade

Esta abordagem concebe a sexualidade como um aspeto saudável e integrante da vida. Experiências sexuais positivas contribuem para a saúde e para o bem-estar geral da pessoa. A sexualidade positiva promove boas experiências com base na adoção de comportamentos seguros, em vez de se focar unicamente no evitamento de comportamentos de risco que podem ser geradores de medos, ou reforçar tabus.

A sexualidade na adolescência

Atualizado em: 12/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.