70 JÁ

COMO PODEMOS AJUDAR?


Jovens debruçados sobre mesa de trabalho e logotipo da campanha 70JÁ.

70 JÁ!

Os direitos da juventude



70JÁ! é uma campanha promovida pelo XXII Governo Constitucional e pelo IPDJ. O nome remete para o artigo 70.º da Constituição que versa sobre os direitos da juventude em diferentes esferas da vida, tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.

 

 

A campanha pretende fomentar o empoderamento dos/as jovens, dotando-os/as da informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, um meio de mobilização dos diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º sector para responder às preocupações das pessoas jovens.

Para que a mensagem chegue a todos/as os/as jovens portugueses/as, foi criada uma plataforma exclusiva para este projeto.

A campanha integra diversas temáticas, de modo a comunicar de forma abrangente todas as áreas consagradas no artigo 70.º

70ja

Artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa

Os/as jovens gozam de proteção especial para efetivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente:

  • No ensino, na formação profissional e na cultura;
  • No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurança social;
  • No acesso à habitação;
  • Na educação física e no desporto;
  • No aproveitamento dos tempos livres.

A política de juventude deverá ter como objetivos prioritários o desenvolvimento da personalidade dos/as jovens, a criação de condições para a sua efetiva integração na vida ativa, o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade.

O Estado, em colaboração com as famílias, as escolas, as empresas, as organizações de moradores, as associações e fundações de fins culturais e as coletividades de cultura e recreio, apoia as organizações juvenis na prossecução daqueles objetivos e fomenta o intercâmbio internacional da juventude.

 

 


Atualizado em: 27/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.