Clube Top

Clube Top

Programa de capacitação de clubes desportivos



O IPDJ, através do programa Clube Top, reconhece a importância que o associativismo desportivo de base tem na alteração de paradigmas de intervenção no desenvolvimento do desporto e entende que só capacitando estas organizações, poderemos ambicionar um desporto com padrões de qualidade mais exigentes.

Tendo por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, o programa Clube Top pretende capacitar os clubes para os desafios da autossustentabilidade e contribuir para que alcancem os seguintes objetivos:

  • Aumentar a capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma inteligente;
  • Melhorar o programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm;
  • Incrementar as adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores;
  • Aumentar o reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados;
  • Promover o reconhecimento social na comunidade local.

O programa Clube Top é composto por seis medidas que, apesar de poderem ser observadas e desenvolvidas de forma independente, concorrendo para o cumprimento de objetivos específicos, fazem um todo coerente, onde as relações e sinergias estabelecidas entre elas amplificam impactos e potenciam resultados.

 

FORMAÇÃO

Formação de recursos humanos do clube

Esta medida consiste num programa de formação destinado às pessoas com responsabilidade de gestão e/ou administrativa nos clubes desportivos, com o propósito de desenvolver e atualizar conhecimentos e competências que valorizem a criação e implementação de modelos de intervenção ajustados às necessidades e aos objetivos destas organizações.

 

APOIO

Centro de apoio à gestão do clube

Esta medida tem por propósito apoiar a gestão de clubes desportivos através da disponibilização de um centro de recursos de gestão no Portal Clube Top, onde são disponibilizadas ferramentas e instrumentos destinados a facilitar os processos de gestão dos clubes.

 

MÉRITO

Prémios de reconhecimento de boas práticas na gestão

Esta medida visa o reconhecimento e valorização de boas práticas na gestão de clubes desportivos e na integração destes com a comunidade local, dando relevo, nem sempre devidamente enfatizado e divulgado, ao trabalho desenvolvido por estas organizações na promoção e criação de valor social e desenvolvimento desportivo, através da criação de prémios que reconheçam as atividades diferenciadoras dos clubes desportivos no cumprimento da missão desportiva e social que assumem.

 

QUALIDADE

Certificação clube top

Esta medida cria um sistema nacional de atribuição de uma chancela de qualidade no âmbito da atividade dos clubes desportivos, que diferencie de forma positiva aqueles que evidenciem padrões elevados de desempenho, em áreas de desenvolvimento fundamentais, como são a oferta de programas e serviços desportivos, os sistemas de gestão adotados e a relação estabelecida com os atletas, técnicos, sócios, adeptos e com a comunidade envolvente.

 

TALENTO

Portal de emprego online

Esta medida tem como principal propósito promover a empregabilidade no desporto, aproximando a oferta e procura através do recurso ao Portal Clube Top que funcionará como um ponto de encontro privilegiado entre as entidades que procuram colaboradores com perfis específicos para o cumprimento de funções concretas e os candidatos que, cumprindo essas condições, têm aqui um espaço para se darem a conhecer.

 

PARCERIA

Cooperação e apoio a projetos existentes

Esta medida pretende apoiar iniciativas que, por se inserirem no âmbito deste programa, o valorizam e são valorizadas por este. Desde o estabelecimento de sinergias entre diferentes partes interessadas do setor que visem incrementar e qualificar o desempenho dos clubes desportivos no cumprimento da sua função social e desportiva, ou ao financiamento de iniciativas que, pela sua relevância e qualidade distintiva, concorram para o cumprimento dos objetivos estratégicos do programa, designadamente no que respeita à criação e divulgação de conhecimento que potenciem a adoção de boas práticas na gestão e a administração de clubes desportivos.

Logótipo do programa Clube Top. Clube top escrito a azul sobre fundo branco

Atualizado em: 24/04/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.