A Puberdade e Adolescência

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

As mudanças na puberdade  

Desenvolvimento sexual



O que é a puberdade?

A puberdade é o conjunto de alterações biológicas, físicas e emocionais que marca o início da adolescência. São produzidas hormonas sexuais, no caso das pessoas de sexo feminino, produzidas pelos ovários e contribuem para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e para a regulação do ciclo menstrual. No caso das pessoas de sexo masculino, são produzidas pelos testículos e promovem o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Todas as pessoas jovens são diferentes, sendo que estas mudanças não ocorrem ao mesmo ritmo nem com a mesma intensidade para todas.

No sexo masculino, por regra, inicia-se a fase da puberdade por volta dos 12 anos de idade, mas cada caso é único. No caso do sexo feminino, começa geralmente entre os 10 e os 12 anos. Para algumas pessoas pode ocorrer mais cedo e para outras mais tarde. As mudanças que ocorrem nas pessoas do sexo feminino poderão ser mais subtis, enquanto as das pessoas do sexo masculino são mais visíveis.

Quais as mudanças que ocorrem na puberdade nas pessoas jovens do sexo masculino?

  • Ocorre um crescimento geral do corpo (mãos, pés, braços, pernas, torço, nariz, etc);
  • Intensificação do suor e do odor corporal;
  • A voz muda;
  • A pele e o cabelo começam a produzir mais oleosidade;
  • Pode surgir acne;
  • Ocorre um aumento do crescimento de pelos corporais, principalmente na região púbica;
  • O pénis cresce e os testículos duplicam ou triplicam de volume.

Quais as mudanças que ocorrem na puberdade nas pessoas jovens de sexo feminino?

  • Ocorre um crescimento geral do corpo, os glúteos e as coxas ganham volume e as ancas alargam;
  • As mamas crescem e aumentam o volume;
  • Começam a crescer pelos, principalmente nas axilas e na região púbica;
  • A pele e o cabelo começam a produzir oleosidades;
  • Pode ocorrer acne;
  • A vagina começa a libertar corrimento vaginal;
  • Surge a primeira menstruação.
A puberdade e a adolescência

Que mudanças surgem nas raparigas?

Nas raparigas, observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pelos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se ativas. Os ciclos menstruais assinalam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor se conhece e mais se valoriza o corpo, melhor é a relação com o próprio corpo.

Algumas raparigas surpreendem-se por ainda não terem os seus seios desenvolvidos ou, pelo contrário, estarem já muito desenvolvidos, surpreendem-se por terem a pele mais oleosa, suarem mais, terem borbulhas, as ancas alargarem, terem menstruações mais ou menos regulares.

O ritmo destas mudanças é individual e único, sendo por isso diferente do desenvolvimento de outras colegas e amigas. Ninguém sabe ao certo porque é que o desenvolvimento acontece em algumas jovens assim de forma «acelerada» e noutras de forma mais gradual.

Fatores hereditários e mesmo o clima, a nutrição, entre outros, poderão explicar estas diferenças. Todavia, com o passar do tempo, algumas diferenças tenderão a diminuir. E naturalmente, existirão sempre pessoas mais altas, baixas, com mais ou menos peito. Mas é importante saber que cada pessoa vive este período de forma própria e única.

 

Que mudanças surgem nos rapazes?

Os rapazes são, por regra, mais altos e o seu corpo desenvolve um maior índice de massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem, começando a produzir esperma, e surgem os pelos púbicos. À medida que o tempo passa, as cordas vocais engrossam, o que torna a voz mais grossa, embora possa produzir, por vezes, sons agudos. Podem ainda surgir alguns pelos no peito. Os pelos nos braços e nas pernas ficam mais grossos e os pelos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas começam a funcionar e a transpiração aumenta. Nesta fase, o rapaz passa a ter a capacidade de produzir espermatozóides e ocorrem as primeiras ejaculações.

 

A adolescência

Durante a adolescência é comum existirem sentimentos contraditórios. Em algumas situações o/a adolescente pode sentir-se bem no próprio corpo, enquanto que em outras alturas pode sentir-se desconfortável num corpo que está em mudança e em crescimento. Alguns autores avaliam a adolescência como uma situação de crise, onde coexistem oportunidades e riscos. Trata-se de uma etapa marcada por uma grande vulnerabilidade. As emoções são vividas com muita intensidade, surgem dúvidas, questões, desejos contraditórios. É um período de grandes transformações físicas, psicológicas e emocionais, e de procura de uma identidade própria. 


Atualizado em: 12/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.