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COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

Bem-estar e saúde mental

Estratégias



Contínuo do bem-estar: da saúde à doença

O contínuo dinâmico pode ser percorrido em ambas as direções ou estagnar em qualquer ponto:

  • Estado de bem-estar no qual percebes que tens potencial que te permite lidar com o stress normal da vida, estudar ou trabalhar de forma produtiva e dar um contributo à sociedade;
  • Sensação de incapacidade em lidar com situações ou problemas físicos, sociais ou emocionais;
  • Sofrimento emocional de angústia, desamparo ou tensão, possivelmente associado a alguns sintomas corporais, geralmente relacionado ao desajustamento entre os problemas e a capacidade que julgamos ter para os resolver;
  • Situação aguda, geralmente de emergência ou pelo menos instável ou que envolve algum perigo; teme-se pela nossa segurança ou de outrem.

 

Pode ser uma boa ideia:

  • Congratular-se pelas capacidades e oportunidades que tem ao dispor;
  • Pensar em estratégias e colocá-las em prática: falar com alguém sobre o assunto, relaxar com música ou exercício, dormir melhor, alimentar-se adequadamente e conviver com amigos;
  • Procurar ajuda através de linha de apoio, gabinete de saúde juvenil, centro de saúde ou outro profissional qualificado;
  • Procurar suporte imediato, geralmente a linha nacional de emergência.
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Estratégias promotoras de bem-estar

Podem ajudar a ultrapassar ou a tolerar situações desagradáveis.

  • Tomada de decisão: capacidade que permite analisar os benefícios, riscos e consequências de diferentes comportamentos e adotar o mais vantajoso que propicie um maior bem-estar, em detrimento daqueles que colocam em risco a integridade do indivíduo;
  • Resolução de problemas: capacidade para enfrentar construtivamente situações adversas, utilizando capacidades pessoais e recursos do meio que nos rodeia, sem provocar dano aos outros;
  • Pensamento crítico: refletir, analisar e examinar as situações da vida pessoal e do mundo circundante sob diferentes ângulos. Contribui para o bem-estar na medida em que nos permite reconhecer diferentes aspetos (positivos e negativos) que influenciam as nossas atitudes e comportamentos;
  • Pensamento criativo: explorar alternativas viáveis que facilitam lidar com situações diversas por meio da flexibilidade de pensamento. Dele faz parte o uso da experiência e dos recursos do ambiente para facilitar os recursos do próprio pensamento como imaginar, inventar, recriar e observar;
  • Autoconhecimento: perceber e reconhecer as próprias qualidades, dificuldades, pensamentos, sentimentos e comportamentos de maneira realista;
  • Comunicação eficaz: expressar assertivamente opiniões, sentimentos, necessidades e desejos de forma direta e socialmente apropriada;
  • Relacionamento interpessoal: capacidade para fazer, manter, aprofundar e, caso necessário, cessar relacionamentos que sejam prejudiciais, de uma maneira adequada, o que é muito importante para o bem-estar mental e social;
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, imaginando como se sente, procurando compreender o que leva as outras pessoas a agirem de determinada maneira, sem fazer julgamentos;
  • Lidar com as emoções: reconhecer as próprias emoções e pôr em prática a sua expressão assertiva;
  • Lidar com o stress: reconhecer as fontes de stress e identificar as ações para as reduzir ou eliminar.

 

Aconselhamento na área da psicologia num dos nossos Gabinetes de Saúde Juvenil.


Bem-Estar-e-Saúde-Mental

Atualizado em: 23/04/2020

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