Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
A alimentação saudável e a atividade física são os principais determinantes da nossa saúde, capazes de evitar ou retardar as principais doenças causadoras de morte ou incapacidade. As doenças oncológicas ou cardiovasculares podem ser prevenidas através de hábitos alimentares saudáveis (nomeadamente pelo consumo diário de fruta e hortícolas), pela manutenção de um peso corporal adequado e pela prática regular de exercício físico.
No que respeita à obesidade e à pré-obesidade em Portugal, e segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, com os dados recolhidos entre 2015 e 2016, 44,3% e 38,6% da população geral apresenta, respetivamente, excesso de peso ou obesidade.
A crescente oferta da indústria de alimentos processados e de origem animal tem favorecido dietas desequilibradas, ricas em gordura, sal, açúcares e carência de legumes e fruta, peixe e cereais. Este fenómeno é acentuado pelas caraterísticas das rotinas dos dias de hoje, associadas à falta de tempo para cozinhar, que potencia o consumo de alimentos pouco saudáveis, processados e instantâneos.
No entanto, comer de forma equilibrada não requer necessariamente muito tempo. Pode ser divertido e inclusivamente mais barato:
Atualizado em: 14/10/2024
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.