Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
No âmbito do Subsistema de Ação Social é disponibilizada informação sobre alguns tipos de medidas de apoio social e escolar a crianças e a jovens.
A lei prevê também um complemento social alternativo ao transporte escolar já existente.
A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório. É atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar do/a estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
Os/As estudantes do Ensino Superior podem recorrer a outros apoios para além dos concedidos no âmbito do Sistema de Ação Social do Ensino Superior, como:
O passe 4_18 destina-se aos/às estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusive, que não beneficiem de transporte escolar no âmbito do Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro.
O passe sub23 destina-se aos/às estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos/às estudantes de ensino superior inscritos/as nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade.
É possível simular online a atribuição de uma bolsa de estudo para o ensino superior público e privado, bem como obter outras informações sobre as candidaturas.
As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos/às estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.
O Programa Operacional Capital Humano (POCH) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponibilizaram, em parceria com o Sistema Português de Garantia Mútua e o sistema bancário, uma nova Linha de Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Destina-se a:
A linha de crédito destina-se a Estudantes do Ensino Superior Público e Privado do Ensino Universitário e Politécnico, tendo em vista financiar os seus cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento ou cursos de especialização tecnológica, em Portugal.
A Ação Social Escolar promove um conjunto de medidas para garantir o apoio socioeducativo e a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares a todos/as os/as alunos/as dos ensinos básico e secundário, cuja situação económica dos agregados familiares não suporte os encargos inerentes.
Atualizado em: 22/04/2020
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.