Ensino Superior

COMO PODEMOS AJUDAR?


educação não formal

Ensino Superior

Preparação da candidatura



O Ensino Superior organiza-se em ensino universitário, lecionado em universidades e escolas superiores universitárias, e em ensino politécnico, lecionado em institutos politécnicos e escolas superiores politécnicas.

Consulte aqui informação útil para a preparação da candidatura para o ensino superior.

ensino superior

Simulador de candidatura

Através do Simulador de Candidatura é possível fazer uma simulação da candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior público.

 

Bolsas de Estudo no Ensino Superior

Aceder a informação sobre bolsas de estudo para o ensino superior público e privado.

 

Regulamento de atribuição de bolsas de estudo

O regulamento para a atribuição de bolsas de estudo define o processo de atribuição de bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos lecionados em instituições de ensino superior.   

 

Ação Social do Ensino Superior acessível através da internet

O Sistema de Ação Social no Ensino Superior permite a frequência de instituições de ensino, independentemente das suas condições socioeconómicas. A Ação Social promove, assim, o direito à igualdade de oportunidades de acesso, frequência e sucesso escolar. As bolsas de estudo são atribuídas aos/às estudantes que não possuem (por si ou através do agregado familiar) meios financeiros que possibilitem a realização dos estudos e que sejam economicamente carenciados/as. 

Os/As estudantes que já concorreram à bolsa de estudo em anos anteriores, devem utilizar as credenciais (código de utilizador/a e palavra-passe) que lhe foram atribuídas.

Os/As estudantes que ainda não possuam credenciais de acesso, terão de solicitar no gabinete de ação social, o código de utilizador/a e a palavra-passe para poderem aceder à plataforma e submeter a sua candidatura (devem apresentar o n.º de identificação pessoal).

 Mais informação disponível aqui.

 

Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos

Informação sobre condições especiais de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos, disponível aqui

 

Guia de acesso ao ensino superior público e privado

Guia das Provas de Ingresso 2019 destinado aos/às estudantes que pretendem candidatar-se ao ensino superior público ou privado.

 

Passe para transportes públicos com descontos até aos 23 anos

O passe sub23 destina-se a estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos/às estudantes de ensino superior inscritos/as nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos. O título de transporte passe «sub23@superior.pt» tem os seguintes descontos sobre o preço dos passes mensais em vigor, designadamente, os intermodais, os combinados e os passes de rede ou de linha:

  • 60% para estudantes beneficiários/as da Ação Social Direta no Ensino Superior;
  • 25% para restantes estudantes do Ensino Superior. 

 

Mestrado Erasmus Mundus 

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (MCEM) são programas de estudos internacionais integrados de prestígio, lecionados em conjunto por um consórcio internacional de instituições de ensino superior. Os MCEM atribuem bolsas de estudo financiadas pela UE aos/às melhores estudantes selecionados/as anualmente. 

Aqui estão disponíveis todos os cursos a nível internacional. O Guia do Programa Erasmus+ contém informações pormenorizadas sobre estas oportunidades.

 

Apoios Financeiros para a Educação, Formação e Juventude

Informação sobre candidaturas aos programas comunitários e nacionais para a educação, formação, juventude e desporto, disponível aqui.

 

Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do MCTES

O Órgão do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem por missão acompanhar e avaliar a execução de políticas nos domínios da ciência, tecnologia, ensino superior e sociedade de informação.


Atualizado em: 22/04/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.