Educação para o Desenvolvimento

COMO PODEMOS AJUDAR?


Cidadania e participação

Educação para o Desenvolvimento



A Educação para o Desenvolvimento, enquanto conceito, nasce de um trabalho protagonizado pelas Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e traduz-se na adoção de exigências comuns de equilíbrio e coesão social, de valorização de princípios de participação, de dignidade dos/as cidadãos/ãs e de sustentabilidade justa.

A Educação Formal e Não Formal para o Desenvolvimento é uma atividade contínua, promovida a nível nacional e internacional por várias entidades, nomeadamente as que integraram a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 e a vigente Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022.

Segundo a Plataforma ONGD, «Educação para o Desenvolvimento (ED) é um processo dinâmico, interativo e participativo que visa a formação integral das pessoas. […] A Educação para o Desenvolvimento não pode nunca confundir-se com campanhas de angariação de fundos, com objetivos de visibilidade e marketing de organizações ou ações, nem com iniciativas de informação oficial sobre Ajuda ao Desenvolvimento.»

Educação para o desenvolvimento

Objetivos

Através da partilha de informação e reflexões, a «Educação para o Desenvolvimento» tem como objetivo:

  • A consciencialização e sensibilização social;
  • O reconhecimento de situações de injustiça;
  • A capacidade de intervenção;
  • O desenvolvimento de visões, estratégias e propostas de mudança;
  • O combate às injustiças.

 

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento

Em 2008, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) iniciou o processo para elaboração de uma Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED). Este processo envolveu organismos governamentais e não governamentais, nomeadamente o Instituto Português da Juventude, tendo culminado com a aprovação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010 -2015, através do Despacho n.º 25931/2009, de 26 de novembro, do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

A nova Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 foi aprovada em Conselho de Ministros em 5 de julho de 2018 e resulta de um profundo trabalho de debate e reflexão promovido por diversas entidades públicas e da sociedade civil, visando a construção de sociedades mais justas, solidárias, inclusivas, sustentáveis e pacíficas.

 

Objetivos da ENED

Promover a cidadania global através de processos de aprendizagem e de sensibilização da sociedade portuguesa para as questões do desenvolvimento, num contexto de crescente interdependência, tendo como horizonte a ação orientada para a transformação social.

 

Entidades envolvidas na ENED


Atualizado em: 23/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.