>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Saúde Juvenil

Outros métodos contracetivos

Espermicidas, Métodos Definitivos, Abstinência Sexual



Espermicidas

Podem ser encontrados em forma de cremes, espumas, óvulos, esponjas cervicais, entre outros. São introduzidos na vagina com os dedos ou com um aplicador próprio para o efeito, 5 a 10 minutos antes do ato sexual, exceto as esponjas/tampões contracetivos que podem ser inseridos algumas horas antes.

É um método contracetivo que atua químicamente destruindo os espermatozóides, e considerado pouco eficaz podendo causar alergias. 

Este método não protege das infeções sexualmente transmissíveis.

 

Métodos Contracetivos Definitivos

Os métodos de contraceção permanente e definitiva são feitos através de cirurgia, uma opção para quem não quer ter filhos ou para quem não quer ter mais filhos.

A escolha deste método deve ser bem refletida e ponderada.

Este método não protege das infeções sexualmente transmissíveis.   

A lei portuguesa permite que as mulheres ou os homens com mais de 25 anos, possam escolher a esterilização voluntária como método definitivo de contraceção, mediante declaração escrita devidamente assinada, nos casos em que a esterilização é determinada por razões de ordem médica é dispensado o limite de idade. (Lei n.º 3/84, artigo 10.º, de 24 de março).

Outros metodos contracetivos

Laqueação de Trompas

Consiste na interrupção das trompas de Falópio, através de um corte ou da colocação de um anel que impede a fecundação do óvulo e, por isso, impede que a gravidez ocorra. Não é necessária anestesia geral.

Importante saber:

  • A mulher continua a ter a menstruação;
  • Não interfere no relacionamento sexual (quer ao nível do desejo sexual, quer ao nível do orgasmo). 

 

Vasectomia

Consiste na interrupção do canal deferente, canal que «transporta» os espermatozóides dos testículos para o pénis. É a versão masculina da laqueação de trompas. É uma cirurgia realizada sob anestesia local.    

Importante saber:

  • Não provoca dificuldades de ereção;
  • O homem continua a ter ejaculações;
  • Não é um método de eficácia imediata - é necessário outro tipo de contraceção nas primeiras 20 ejaculações ou nos primeiros 3 meses após o procedimento, devendo ser realizado um espermograma.

Vantagens destes métodos:

  • A taxa de eficácia é elevada;
  • Não interferem no desempenho sexual;
  • Um procedimento único garante a contraceção;
  • São métodos contracetivos não hormonais.

 

Abstinência Sexual

Consiste na ausência da prática sexual, seja por vontade do/a próprio/a seja por motivos que lhe são alheios. A abstinência sexual é essencialmente uma escolha individual que pode ser esporádica, temporária ou permanente. Não é possível ocorrer uma gravidez nem contágio de infeções.


Atualizado em: 26/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.