Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Espermicidas
É um método contracetivo que atua quimicamente destruindo e imobilizando os espermatozoides, impedindo que se desloquem e fertilizem o óvulo. Pode causar reações alérgicas ou irritativas. É considerado pouco eficaz quando utilizado sozinho, mas a utilização em simultâneo com o preservativo aumenta a sua eficácia.
Podem ser encontrados em forma de creme, gel, óvulos, entre outros. São introduzidos na vagina com os dedos ou com um aplicador próprio para o efeito, antes do ato sexual e de acordo com as instruções descritas na embalagem.
Este método não protege das infeções sexualmente transmissíveis.
Contraceção Definitiva
A contraceção definitiva tem como objetivo, tal como o nome indica, evitar definitivamente a conceção. É indicada para pessoas que não querem engravidar ou em situações em que a gravidez representa risco para a saúde.
Tipos de contraceção definitiva:
Laqueação tubária;
Vasectomia.
Lei Portuguesa - Esterilização voluntária
Segundo a lei portuguesa, é permitida a esterilização voluntaria para mulheres ou homens com mais de 25 anos mediante declaração escrita devidamente assinada, nos casos em que a esterilização é determinada por razões de ordem médica é dispensado o limite de idade. (Lei n.º 3/84, artigo 10.º, de 24 de março).
- Laqueação tubária
O que é?
A laqueação tubária consiste num procedimento cirúrgico com o objetivo de ocluir ou destruir as trompas Falópio, impossibilitando o contacto dos espermatozoides com o óvulo.
Importante saber:
A menstruação não é afetada;
Não interfere no relacionamento sexual (quer ao nível do desejo sexual, quer ao nível do orgasmo);
Após a laqueação tubária, deve ser mantido o método contracetivo adicional durante mais 1 semana.
- Vasectomia
Consiste num procedimento cirúrgico que interrompe os canais que transportam os espermatozoides dos testículos para o pénis - canais deferentes.
Importante saber:
Não provoca dificuldades de ereção ou de ejaculação;
Não é um método de eficácia imediata - é necessário outro tipo de contraceção nas primeiras 20 ejaculações ou nos primeiros 3 meses após o procedimento, devendo ser realizado um espermograma.
Atualizado em: 13/03/2024
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.