Semana Europeia do Desporto

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Semana Europeia do Desporto



O desporto contribui de maneira significativa para o desenvolvimento pessoal e social, para a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos europeus, constituindo-se como um meio privilegiado para promover os valores que suportam o modelo de desenvolvimento social europeu, contribuindo ainda para reforçar a cidadania em toda a Europa e a inclusão dos cidadãos enquanto membros da sociedade de pleno direito.

Neste contexto, a Comissão Europeia lançou a  Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro.

Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.

#BeActive Semana Europeia do Desporto

Desde o seu início, o IPDJ assumiu a coordenação nacional da SED, contando com a colaboração e a participação ativa de uma vasta rede de parceiros da sociedade portuguesa na promoção e generalização da prática de atividades desportivas e físicas sob o lema #BeActive. A SED convoca todos os cidadãos, as autoridades públicas, o movimento desportivo, as organizações da sociedade civil e o sector privado a colaborarem em conjunto neste desígnio.

 

Nos últimos anos temos verificado um envolvimento progressivo da sociedade portuguesa na SED. Em 2021, apesar do contexto de pandemia e de todas as condicionantes impostas, estiveram envolvidos cerca de um milhão e meio de participantes nas mais de 2000 atividades realizadas em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

 

#BEACTIVE Awards

A Comissão Europeia instituiu os #BeActive Awards para dar visibilidade a projetos e personalidades que, através do seu trabalho, contribuem para a promoção do desporto e da atividade física em toda a Europa. Estes prémios dividem-se em três categorias:

  • Prémio #BeActive Education
    • Tem como objetivo distinguir projetos que incentivem crianças e jovens a serem ativas, podendo incluir um vasto leque de atividades com foco no desporto, tais como atividades extracurriculares e outras soluções criativas que visam um ambiente educativo/escolar mais ativo.

 

  • Prémio #BeActive Workplace
    • Este prémio distingue projetos que envolvam atividades no âmbito do local de trabalho e que, dessa forma, incentivem os funcionários a serem mais ativos. Pode incluir a criação de uma equipa responsável pela promoção da atividade desportiva, a disponibilização de chuveiros para ciclistas/corredores que utilizem esse meio de mobilidade ativa para o trabalho, a realização de reuniões em pé, caminhadas na hora do almoço e outras soluções criativas para promover um ambiente de trabalho mais ativo e saudável. No ano de 2021 e tendo em consideração o programa desenvolvido para melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos seus trabalhadores através do Desporto, a Comissão Europeia nomeou a Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto como uma das 3 finalistas ao prémio #BeActive Workplace.

 

  • Prémio #BeActive Local Hero
    • Este prémio destina-se a homenagear conquistas individuais de personalidades que tenham um papel relevante na motivação e na promoção do Desporto junto de outros cidadãos, reconhecendo desta forma o trabalho desenvolvido em prol das comunidades. Em 2017, o atleta paralímpico português Jorge Pina foi distinguido pela Comissão Europeia com o prémio «Local Hero» pelo trabalho realizado na área da promoção da prática desportiva junto dos jovens.

 

  • Prémio #BeInclusive Awards

    • Este prémio é atribuído anualmente pela Comissão Europeia no sentido de reconhecer as organizações que utilizam o Desporto como ferramenta essencial para promover a inclusão social de grupos desfavorecidos na sociedade. Em 21 de novembro de 2019, em Bruxelas, à Associação de Ginástica do Algarve, através do projeto “Ginástica para Todos”, foi distinguida com este prémio, tendo ainda recebido um valor de 10 mil euros.

 

Candidaturas

As candidaturas aos prémios devem ser submetidas à Comissão Europeia pelo organismo nacional responsável pela coordenação da SED.

 

Embaixadores

Integrada na comemoração desta semana europeia do desporto temos a marca #BeActive, mensagem central desta campanha a favor da prática do desporto, a que se juntam embaixadores que desempenham um papel fundamental na defesa e divulgação de boas práticas no âmbito do desporto, designadamente, o que se dispõe na Carta Europeia do Desporto e Código de Ética Desportiva.
Perante a necessidade de definir o acesso, condições, direitos e deveres dos embaixadores #BeActive, foi aprovado, pelo Conselho Diretivo do IPDJ, I.P., o presente regulamento.

 

 

 


Atualizado em: 09/08/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.