>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Semana Europeia do Desporto

Prémios #BEACTIVE



A Semana Europeia do Desporto (SED), que decorre todos os anos entre o dia 23 e 30 de setembro, é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física em toda a Europa. O IPDJ assumiu a coordenação nacional da SED, contando com a colaboração e a participação ativa de um vasto conjunto de parceiros na promoção e generalização da participação na prática de atividades desportivas e físicas junto de todos os segmentos da população portuguesa sob o lema #BeActive.

Desde o seu início, tem vindo a registar-se um aumento progressivo da participação da sociedade portuguesa na mesma. Em 2019, foi registado o maior número de parceiros, atividades e cidadãos envolvidos das últimas 5 edições. A nível europeu, no ano de 2019, a participaram 42 países, num total de mais de 50.000 eventos organizados, envolvendo  13.5 milhões de participantes.

O desporto contribui de maneira significativa para o desenvolvimento pessoal e social, para a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos europeus, constituindo-se como um meio privilegiado para promover os valores que suportam o modelo de desenvolvimento social europeu, contribuindo para reforçar a cidadania em toda a Europa e a inclusão dos cidadãos enquanto membros da sociedade de pleno direito.

Beactive Semana Europeia do desporto

A SED visa promover a prática do desporto e da atividade física e sensibilizar todos os cidadãos para as suas numerosas vantagens, destinando-se, por isso, a todos os segmentos da população, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física. Convoca os cidadãos, as autoridades públicas, o movimento desportivo, as organizações da sociedade civil e o sector privado a colaborarem em conjunto neste desígnio.

Constitui-se, por isso, como um grande acontecimento à escala europeia. Os países participantes têm a possibilidade de realizar atividades e eventos a nível nacional ao longo de todo o ano civil, promovendo os valores associados ao desporto e a sua prática.

De modo descentralizado, a SED desenvolve-se num quadro de estreita cooperação entre o IPDJ, que coordena, e uma vasta rede de parceiros de todo o país fortemente empenhados em colaborar nesta iniciativa. Em termos estruturais, a SED envolve vários contextos para a realização das suas atividades: escolas, locais de trabalho, espaços ao ar livre, clubes desportivos e ginásios/centros de fitness.

Este ano de 2020 esperamos que a participação em todo o país seja ainda mais ampla e que envolva todos os segmentos da população.

 

#BEACTIVE Awards

A Comissão Europeia instituiu os #BeActive Awards para dar visibilidade a projetos e personalidades que, através do seu trabalho, contribuem para a promoção do desporto e da atividade física em toda a Europa. Estes prémios dividem-se em três categorias:

  • Prémio #BeActive Education
    • Tem como objetivo distinguir projetos que incentivem crianças e jovens a serem ativas, podendo incluir um vasto leque de atividades com foco no desporto, tais como atividades extracurriculares e outras soluções criativas que visam um ambiente educativo mais ativo.

 

  • Prémio #BeActive Workplace
    • Este prémio distingue projetos que envolvam atividades no âmbito do local de trabalho e que, dessa forma, incentivem os funcionários a serem ativos. Pode incluir a criação de uma equipa responsável pela promoção da atividade desportiva, a disponibilização de chuveiros para ciclistas/corredores que utilizem esse meio de mobilidade ativa para o trabalho, a realização de reuniões em pé, caminhadas na hora do almoço e outras soluções criativas para promover um ambiente de trabalho mais ativo e saudável.

 

  • Prémio #BeActive Local Hero
    • Este prémio destina-se a homenagear conquistas individuais de personalidades que tenham um papel relevante na motivação e na promoção do desporto junto de outros cidadãos, reconhecendo este trabalho em prol das comunidades. Em 2017, o atleta paralímpico português Jorge Pina foi distinguido pela Comissão Europeia com o prémio «Local Hero» pelo trabalho realizado na área da promoção da prática desportiva junto dos jovens.

 

  • Prémio #BeInclusive Awards

    • Este prémio atribuído pela Comissão Europeia reconhece as organizações que usam o desporto como ferramenta essencial para promover a inclusão social de grupos desfavorecidos.

 

Em 2019, a Associação de Atletismo do Algarve, através do projeto “Ginástica para Todos”, foi distinguida com este prémio no valor de 10 mil euros, tendo recebido o mesmo no dia 21 de novembro, em Bruxelas.

 

Candidaturas

Devem ser submetidas à Comissão Europeia pelos organismos nacionais de coordenação dos Estados-Membro.

 

Embaixadores

Todos os anos, em cada um dos países, são convidadas personalidades que, pela sua ação, se constituem como modelo assumindo a função de «Embaixadores da Semana Europeia do Desporto». Em 2019 a SED foi apoiada por 14 «Embaixadores #BeActive» em Portugal: Carlos Lopes, Rosa Mota, Fátima Lopes, Patrícia Matos, Nuno Delgado, Fernando Pimenta, Pedro Fernandes, Jorge Pina, João Vaz, Pedro Lima, Elisabete Jacinto, Marta Paço, Ticha Penicheiro e a equipa de Rugby Feminino da Associação Lifeshaker Almada – Foxy Ladies.

 

 


Atualizado em: 30/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.