Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O Euroscola é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu (PE), no âmbito da cidadania.
Em Portugal é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira.
O programa é dirigido a alunos/as do ensino secundário, no âmbito da cidadania, e consiste na simulação do trabalho dos/as Eurodeputados/as. Numa primeira fase, o concurso inicia-se na sessão distrital ou regional, seguindo para uma sessão nacional, na Assembleia da República.
O Euroscola inicia-se todos os anos em janeiro com uma sessão distrital ou regional, onde é escolhida uma escola para a sessão nacional. Para os/as vencedores/as do concurso na sessão nacional, o Parlamento Europeu acolhe estudantes de todos os Estados-membros da União Europeia para passarem um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.
Podem candidatar-se ao Euroscola, escolas do Ensino Secundário do Universo do ensino público, particular e cooperativo, em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Cada escola candidata deverá inscrever dois alunos matriculados no 10º ou 11º ano.
Cada escola inscreve-se na plataforma informática, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado e elaborado por dois/as alunos/as.
Entre fevereiro e março, as escolas participantes realizam uma apresentação oral do trabalho, perante um júri distrital/regional.
As escolas que vencem, a nível distrital/regional, realizam, posteriormente, uma apresentação oral do trabalho a um júri nacional (em maio).
O prazo de candidaturas decorre de 01 de janeiro, até ao último dia do mês de fevereiro de cada ano civil, na plataforma informática dos Programas.
O trabalho escrito apresentado pelas escolas tem, no máximo, uma extensão correspondente a três páginas A4, com as seguintes especificações: 120 linhas, tipo de letra Arial, corpo tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5.
A apresentação oral do trabalho escrito tem a duração definida pelo IPDJ, não podendo exceder cinco minutos.
Na apresentação oral, os/as participantes podem utilizar meios audiovisuais ou multimédia, bem como outros que considerem relevantes, devendo refletir sempre o conteúdo do trabalho escrito.
A seleção dos trabalhos é realizada por júris distritais/regionais e um júri nacional.
Para o efeito, o IPDJ realiza Sessões Distritais e as Direções Regionais da Juventude das Regiões Autónomas, Sessões Regionais. Em maio, em data a definir, realiza-se em Lisboa, na Assembleia da República, a Sessão Nacional.
Direção Regional do Norte
Coordenador: Madalena Nevado
Rua do Poço 16/26,
4900-519 Viana do Castelo
Tel: 258 808 800
E-mail: madalena.nevado@ipdj.pt
Direção Regional do Centro
Coordenador: João Magalhães
Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes
3500-033 VISEU
Tel: 232 483 410
E-mail: joao.magalhaes@ipdj.pt
Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Coordenadora: Rosário Nunes
Largo José Afonso
2900-429 SETÚBAL
Tel: 265 521 200
E-mail: rosario.nunes@ipdj.pt
Direção Regional do Alentejo
Coordenadora: Maria Fátima Tavares
Rua da República, 119
7000-656 ÉVORA
Tel: 266 737 300
E-mail: maria.tavares@ipdj.pt / mailevora@ipdj.pt
Direção Regional do Algarve
Coordenadora: Isabel Frade
Rua da PSP, 1
8000-151 FARO
Tel: 289 891 820
E-mail: faro@ipdj.pt
Atualizado em: 14/01/2025
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.