Programa Associa-te

COMO PODEMOS AJUDAR?


Programa Associa-te

Apoiar as associações estudantis e incentivar a sua capacidade de criar projetos com impacto positivo no ambiente escolar



O programa «Associa-te», promovido pelo IPDJ, pretende incentivar e valorizar a atividade das associações de estudantes do ensino básico e secundário, e a sua capacidade de desenvolver projetos/atividades que dinamizem a comunidade escolar, mobilizem e promovam a sociabilidade entre os/as alunos/as, sejam promotores de aprendizagens não formais, ou contribuam para a cidadania ativa e a participação cívica e democrática dos/as jovens.

São objetivos do programa:

  • Apoiar, anualmente, através da atribuição de materiais e equipamentos, associações de estudantes que apresentem candidatura de projetos/atividades de qualidade e relevância, nos termos do objeto e critérios de avaliação definidos neste regulamento;

  • Apoiar as associações de estudantes do ensino básico e secundário na melhoria das condições para realizarem atividades, projetos e o seu plano de atividades anual;

  • Promover o reconhecimento da importância da atividade das associações de estudantes do ensino básico e secundário em cada estabelecimento de ensino/agrupamento e na comunidade em geral;

  • Incentivar os/as jovens e envolverem-se no Associativismo, promovendo a cidadania participativa e a cultura democrática;

  • Distinguir a qualidade da intervenção associativa jovem;

  • Distinguir atividades/projetos associativos que promovam a aquisição de competências pela educação não formal;

  • Estimular e potenciar a inovação e a criatividade dos jovens.

 

 

Destinatários

Associações de estudantes do ensino básico e secundário, que se encontrem inscritas e efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

Logo do programa Associa-te

Candidaturas

As candidaturas decorrem, anualmente, em período definidos por despacho do Conselho Diretivo do IPDJ e no qual constarão, igualmente, as tipologias de equipamentos elegíveis a concurso, os critérios de apreciação de candidaturas e a respetiva caraterização e ponderação.

São apresentadas em formato digital, na qual constem:

  • Ficha de Identificação da Associação de Estudantes;

  • Ficha de Identificação do projeto/atividades;

  • Declaração de tomada de conhecimento da candidatura e concordância por parte do órgão diretivo da Escola.

 

Critérios de avaliação

Cada candidatura será avaliada e pontuada nos critérios que pretendem aferir a relevância das atividades/projetos a concurso e o respetivo enquadramento associativo. Os critérios de pontuação estão definidos no Regulamento e são os seguintes:

  • Integração da proposta noutras atividades da escola - Análise de Argumentação - 0 a 8;

  • Contributo da proposta para as necessidades/preocupações dos jovens na atualidade (ex: clima, cidadania, participação cívica, saúde mental, igualdade de género, racismo, bullying, vida saudável, desporto etc.) - Análise de Argumentação - 0 a 8;

  • Contributo da proposta para a melhoria das sociabilidades na escola - Análise de Argumentação - 0 a 10;

  • Contributo da proposta para a comunidade envolvente - Análise de Argumentação - 0 a 10;

  • Originalidade e carácter inovador do projeto/atividades e da sua realização - Nenhuma originalidade/inovação - 0;  1 indicador -  4; 2 indicadores - 6;

  • Capacidade de mobilização dos saberes escolares - Análise de Argumentação - 0 a 8;

  • Potencial de replicação dos projetos/atividades por outras associações - Análise de Argumentação - 0 a 4;

  • Número de alunos/as potencialmente abrangidos - Até 50 alunos – 0; De 51 a 100 alunos/as - 2; De 101 a 500 alunos/as - 4; Mais de 500 alunos/as - 6;

  • Duração do projeto/atividades - Menos de 3 meses - 2; de 3 a 6 meses - 4; Mais de 6 meses - 6;

  • Visibilidade e impacto mediático do projeto/atividades dentro e fora da comunidade escolar – [escolha múltipla] Sem Divulgação – 0; Internet (redes sociais, páginas, blogs) - 1,5; Imprensa escrita (jornais, revistas etc.) - 1,5; Meios audiovisuais (TV, rádio, etc.) - 1,5; Evento público - 1,5;

  • Sustentabilidade ambiental (utilização de energias renováveis, práticas de reciclagem e reutilização, atividades de educação ambiental etc.) - Não - 0; Sim - 4;

  • Diversidade de públicos-alvo em termos de género, orientação sexual/ identidade e expressão de género, pertença étnico-cultural e diversidade funcional. Elementos de valorização inclusiva evidenciada - Nenhum grupo social vulnerável -  0;  1 grupo social vulnerável - 4; 2 ou + grupos sociais vulneráveis - 6;

  • Território Educativo de Intervenção Prioritária - Não - 0; Sim - 4;

  • Capacidade evidenciada da associação para obter apoios externos à escola para o desenvolvimento de atividades - Análise de Argumentação - de 0 a 6;

  • Percentagem de igualdade de género na direção da associação - Menos de 45% - 0; Entre 45% e 55% - 2; Mais de 55% - 4;

  • Território de Baixa Densidade (de acordo com a lista de classificação produzida no âmbito do Programa Nacional para a Coesão Territorial. - Não - 0; Sim - 4.

 

Apoios

  • Os apoios consistem na atribuição de materiais e equipamentos de suporte ao funcionamento e atividades das associações, podendo os mesmos ser de natureza/tipologia diversa, a definir em cada ano;

  • Os apoios são disponibilizados às vencedoras no prazo máximo de dois meses após a comunicação do resultado do concurso;

  • Cada associação apoiada receberá ainda, simbolicamente, um certificado de mérito.

 

Tipologias de equipamentos elegíveis

De acordo com despacho do Conselho Diretivo do IPDJ, os prémios consistirão na atribuição de equipamentos e materiais, designadamente artigos desportivos, de som e imagem.

 

Número e o valor dos prémios a atribuir

Serão apoiadas associações de estudantes de escolas do ensino básico e secundário de Portugal Continental. A dotação orçamental disponível é de 9 000€ (nove mil euros). O financiamento não poderá ultrapassar o valor de 500€ por Associação de Estudantes.

 

Conforme o disposto no artigo 13.º do Regulamento, os montantes de apoio por entidade e as tipologias de equipamentos disponíveis para apoio ficam condicionadas à dotação orçamental disponível para o programa associa-te, e ainda às condições contratuais de aquisição de equipamentos que a entidade promotora do programa consiga estabelecer comercialmente.

Seleção e divulgação de resultados

O IPDJ anuncia publicamente, neste Portal, as Associações distinguidas com apoios.

 

Obrigações das associações apoiadas

  • As associações apoiadas pelo programa «Associa-te» deverão estar disponíveis para receber visitas de acompanhamento e avaliação da sua atividade, por equipas do IPDJ, de acordo com articulação com o órgão diretivo de cada escola/agrupamento e com a direção da associação de estudantes;

  • As associações vencedoras, deverão preencher um questionário de reporte e acompanhamento da sua atividade, desenvolvido pelo IPDJ;

  • As direções das associações deverão garantir a segurança e funcionamento dos equipamentos, promovendo a sua manutenção e resguardo, nas instalações da associação e/ou escola, de modo a ficarem disponíveis para futuras atividades da associação, usufruto por outras direções e alunos;

  • As direções das associações deverão promover o uso coletivo, e exclusivo para fins da associação, dos equipamentos atribuídos, e a inadmissibilidade do seu uso a título pessoal.

 

Candidaturas 2024

O prazo de candidaturas decorre entre 28 de outubro e 25 de novembro de 2024.

 


Atualizado em: 08/11/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.