Campos de Trabalho Internacionais

COMO PODEMOS AJUDAR?


jovens de mãos dadas de braços no ar

Campos de Trabalho Internacionais

Desenvolver uma atividade voluntária e conhecer outra cultura



Os Campos de Trabalho Internacionais (CTI) visam promover atividades de voluntariado de caráter comunitário, civil ou social, realizadas por um grupo de jovens de várias nacionalidades. Potenciam o desenvolvimento de uma comunidade local através de tarefas de carácter coletivo e possibilitam aos/às jovens: aprendizagens culturais, linguísticas, e interação intercultural.

 

Áreas de atividade

  • Ambiente;
  • Arqueologia;
  • Sociocomunitária;
  • Restauro e valorização do património histórico-cultural;
  • Outras de reconhecido interesse.

 

Destinatários/as

  • Entidades promotoras;
  • Jovens portugueses/as ou estrangeiros/as com idades entre os 18 e os 30 anos.

Clica em «saber +» para mais informações sobre candidaturas e inscrições e para conhecer a lista definitiva dos campos de trabalho internacionais em Portugal e o programa de campos de trabalho aprovado para este ano.

campos_trabalho_internacionais

Candidaturas de Entidades 

De acordo com a Portaria nº345/2006, de 11 de abril, decorrem de 1 a 31 de dezembro de cada ano, as candidaturas aos campos de trabalho internacionais para execução no ano seguinte, para organizações não governamentais e sem fins lucrativos na plataforma dos programas.

Os Campos de trabalho são projetos de voluntariado internacional destinados/as a voluntários/as para atividades de intervenção local comunitária e coletiva nas áreas acima referidas.  

As propostas este ano podem ter um máximo de 12 dias para grupos até 17 participantes e para o qual o IPDJ garante um apoio de 21,50€ por dia/participante às propostas aprovadas e selecionadas para despesas de alojamento, alimentação, seguro, transportes locais, atividades.

 

Processo de seleção e ordenação de candidaturas

Além da qualidade dos projetos já garantida pela aplicação dos critérios de avaliação, art.º 10 da Portaria n.º345/2006, (ver grelha de avaliação abaixo) para garantir uma maior diversidade de entidades promotoras de CTI, foi decidido pelo Conselho Diretivo do IPDJ, I.P. que a lista definitiva prevista no art.º 13, da Portaria deverá ser elaborada, com as propostas selecionadas para financiamento, por ordem de pontuação e de acordo com a dotação orçamental existente, tendo presente as seguintes prioridades, a saber:

  • Primeiro - Todas as candidaturas que tenham obtido 38 ou mais valores;

  • Segundo - seguida da candidatura mais pontuada por distrito de realização das atividades das entidades aprovadas na lista ordenada, repetindo-se, após essa seleção, o mesmo processo para segundas candidaturas aprovadas do mesmo distrito e das mesmas entidades (até ao máximo de 2 candidaturas por entidade), caso ainda exista e até esgotar a dotação orçamental existente. Verificando-se algum empate na ordenação/seleção de candidaturas, aplica-se o n.º 6, do art.º 11 da Portaria e se ainda persistir, dar-se-á prioridade a entidades com mais CTI’s realizados nos últimos 5 anos de execução do programa.

Caso seja um novo utilizador da plataforma dos programas de juventude, só poderá efetuar candidaturas depois de efetuar o registo de entidade. Pode efetuar o registo e as candidaturas aos CTI na plataforma de programas

 

Inscrições de jovens

Todos os jovens devem ter idade entre os 18 e 30 anos e ser residentes em Portugal. Podem efetuar a sua inscrição nos campos de trabalho internacionais e consultar os que têm vagas disponíveis aqui.

Os participantes têm direito a alojamento, alimentação e seguro durante a estadia no campo e serão salvaguardadas as condições de higiene e segurança. Devem saber comunicar em inglês pois haverá voluntários/as estrangeiros/as no campo e a língua de trabalho é o inglês.

Para se inscreverem devem fazer o download da ficha de inscrição (abrir ficheiro word em modo de leitura, preencher e gravar com outro nome) aqui,  preenche-la e entregá-la num dos serviços do IPDJ da sua região. No ato da inscrição devem comprovar a idade e pagar uma caução de 25,00€ que será devolvida após a participação no campo.

Caso seja uma inscrição para um campo de trabalho a realizar em Portugal não precisam de pagar caução e podem enviar a ficha de inscrição por mail para workcamps.portugal@ipdj.pt  com comprovativo de idade e aguardar a seleção.

Os/As participantes serão informados/as por mail da seleção. Caso sejam aceites terão a seu cargo apenas as deslocações de ida e volta para o campo quer seja em Portugal ou no estrangeiro.


Atualizado em: 14/02/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.