>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Jovens em ambiente de escritório a trabalhar

Programa Escolhas

Políticas de inclusão social



O Programa Escolhas, enquanto política pública na área da inclusão social, foi criado em 2001 e sucessivamente renovado. A 7ª geração vigora entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

A missão do programa é promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as. 

O programa estrutura-se em três áreas estratégicas de intervenção:

  • Educação, Formação e Qualificação;
  • Emprego e Empreendedorismo;
  • Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania.

E em três Medidas:

  • A Medida I visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação e qualificação profissional;
  • A Medida II visa contribuir para a promoção do emprego e empregabilidade, favorecendo a transição para o mercado de trabalho, bem como apoiar iniciativas empreendedoras;
  • A Medida III visa contribuir para o desenvolvimento de atividades de âmbito comunitário, lúdico e ou pedagógico, permitindo uma maior consciencialização sobre os direitos e deveres cívicos e comunitários.

O regulamento do projeto 2019-2020 e as condições de candidatura estão disponíveis aqui.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 151/2018, de 22 de novembro, renovou o Programa Escolhas para o período de 2019 a 2020.

Financiado pela Direção Geral de Educação e pelo Instituto da Segurança Social, conta com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.


Rua Angelina Vidal, n.º 41, 1.º andar

Lisboa

1170-017

Atualizado em: 16/04/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.