>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Desporto e Turismo

Boas práticas



O Desporto, entendido no contexto da sua definição proposta pela Carta Europeia do Desporto (Conselho da Europa) apresenta uma forte e inegável ligação com o setor do Turismo definido pela Organização Mundial do Turismo como «o conjunto das actividades desenvolvidas por pessoas durante as viagens e estadas em locais fora do seu ambiente habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, de negócios e outros».

Quer através das atividades desenvolvidas no âmbito do Desporto Federado, realizadas nos diferentes contextos de prática, de forma regular ou através de eventos, alguns deles de elevada expressão à escala internacional, quer no âmbito das atividades desenvolvidas no Desporto para Todos, utilizando infraestruturas artificias ou explorando o contexto natural, o impacto sobre o Turismo é inegável, contribuindo para alavancar o desenvolvimento local, regional e nacional.

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a investir neste domínio através da organização de eventos internacionais com carácter multiplicador inequívoco do ponto de vista social e económico, bem como pelo aproveitamento e desenvolvimento das condições naturais de que dispomos um pouco por todo o país para a prática de desportos ditos de natureza (green sports), aventura ou náuticos (blue sports).

A nível regional e local, temos em Portugal exemplos de boas práticas em termos de ligação entre o desporto e o turismo, onde, a partir da potenciação das condições existentes, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentável. É disso exemplo o mapeamento dos percursos pedestres do Algarve ou das rotas cicláveis, desenvolvido com o apoio do Turismo de Portugal.

Neste âmbito, o IPDJ é parceiro ativo do projeto BeActive Beach Games, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ Desporto e que tem como principal objetivo a promoção da participação desportiva através do desenvolvimento de novas oportunidades de prática, utilizando neste caso como instrumento preferencial as atividades realizadas em ambiente de praia ou junto de planos de água (inclusivamente, em contexto urbano).

Trata-se de potenciar os recursos naturais existentes de forma a poder aumentar as oportunidades de participação de todos os segmentos da população, respeitando os princípios de desenvolvimento sustentável, a matriz dos valores éticos da sociedade e as tradições culturais associadas ao desporto.

Desporto-&-Turismo

Atualizado em: 30/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.