Desporto e Turismo

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Desporto e Turismo

Boas práticas



Entende-se por Desporto, «todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou o melhoramento da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis» Carta Europeia do Desporto - Conselho da Europa

O Turismo, é definido pela Organização Mundial do Turismo como «o conjunto das atividades desenvolvidas por pessoas durante as viagens e estadas em locais fora do seu ambiente habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, de negócios e outros».

O Desporto apresenta uma forte e inegável ligação com o setor do Turismo, contribuindo para alavancar o desenvolvimento local, regional e nacional quer através das atividades desenvolvidas no âmbito do Desporto Federado realizadas nos diferentes contextos de prática de forma regular ou através de eventos (alguns deles de elevada expressão à escala internacional), quer no âmbito das atividades desenvolvidas no Desporto para Todos, utilizando infraestruturas artificiais, explorando o contexto natural, ou participando em atividades físicas e desportivas de âmbito recreativo e não formal.

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a investir na organização de eventos internacionais com um carácter multiplicador inequívoco do ponto de vista social e económico, bem como no aproveitamento e desenvolvimento das condições naturais de que dispomos um pouco por todo o país, para a prática de desportos de natureza (green sports), aventura ou náuticos (blue sports).

Em termos de boas práticas neste âmbito (desporto e  turismo), existem em Portugal inúmeros exemplos onde, a partir da potenciação das condições existentes, é possível contribuir de forma objetiva para alavancar o desenvolvimento regional e local. É disso exemplo o mapeamento dos  percursos pedestres do Algarve ou das rotas cicláveis, desenvolvido com o apoio do Turismo de Portugal.

Neste âmbito, o IPDJ I.P é parceiro ativo do projeto BeActive Beach Games, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+ Desporto e que tem como principal objetivo a promoção da participação desportiva através do desenvolvimento de novas oportunidades de prática, utilizando neste caso como instrumento preferencial as atividades realizadas em ambiente de praia ou junto de planos de água (inclusivamente, em contexto urbano).

Assim, as boas práticas da ligação entre o Desporto e o Turismo encontram-se em atividades que potenciem os recursos naturais existentes de forma a poder aumentar as oportunidades de participação de todos os segmentos da população, respeitando os princípios de desenvolvimento sustentável, a matriz dos valores éticos da sociedade e as tradições culturais associadas ao desporto. É neste sentido que o IPDJ, I.P. tem vindo a envidar esforços, através da promoção e apoio de projetos e iniciativas relacionados com o Desporto de Natureza e por inerência com o Turismo de Portugal.

Desporto-&-Turismo

Atualizado em: 18/02/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.