Sobre Medicina Desportiva

COMO PODEMOS AJUDAR?


Banner_Medicina_Desportiva

Medicina Desportiva

Apoio aos atletas de Alto Rendimento



O Departamento de Medicina Desportiva (DMD) é uma unidade orgânica do IPDJ vocacionada para o apoio médico-desportivo aos atletas de Alto Rendimento, das Seleções Nacionais, Atletas Federados e à população desportiva em geral quando referenciada pelo seu médico assistente.

Em termos geográficos, o DMD tem sede em Lisboa e conta ainda com uma unidade orgânica no Porto, o Centro de Medicina Desportiva do Porto.

Da regular atividade do DMD destaca-se a colaboração com outras entidades, públicas e privadas, concretizada através de protocolos que resultam na elaboração de estudos no quadro científico. 

No âmbito das suas competências, cabe-lhe a idoneidade formativa, atribuída em 2013 pelo Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos, que permite a formação de médicos especialistas em Medicina Desportiva.

Enquanto serviço público, constitui-se como a referência nacional da Medicina Desportiva ao nível da prestação de serviços clínicos especializados bem como no apoio a todas as entidades externas que necessitem de consultoria especializada, prestado por profissionais de elevada competência técnica e científica.

Os Centros de Medicina Desportiva desenvolvem um apoio médico de excelência aos atletas nacionais e praticantes de exercício físico que necessitem de acompanhamento, sendo que desempenham um importante papel no desenvolvimento dos métodos de avaliação, investigação e formação na área da Medicina Desportiva.    

 

Destinatários/as

  • Atletas de Alto Rendimento;
  • Seleções Nacionais;
  • Atletas Federados;
  • Juízes, Árbitros e oficiais desportivos;
  • Treinadores, preparadores físicos e, eventualmente, outros acompanhamentos de equipas desportivas, que estejam sujeitos a grandes fatores de stress inerentes às competições;
  • População desportiva em geral;
  • Indivíduos referenciados pelo seu médico assistente.

Enquadramento legal

O DMD constitui-se como um organismo que resultou da fusão entre as entidades das áreas do desporto e da juventude integradas na administração indireta do Estado, de acordo o estatuído no Decreto-Lei n.º 98/2011, de 21 de setembro.

 

Histórico

Ao longo das últimas décadas o Estado compreendeu a importância do apoio de todas as políticas públicas à promoção e generalização do desporto, à prática desportiva regular e de alto rendimento.

A existência do DMD corresponde à vontade do tratamento clínico, através da disponibilização de equipamentos médicos e tecnológicos que garantam uma resposta de qualidade ao nível do diagnóstico, tratamento e reabilitação dos atletas.

 

Contactos 

 

Lisboa

Centro de Medicina Desportiva de Lisboa

Av. Professor Egas Moniz (Estádio Universitário)

1600-190 Lisboa

Tlf: +351 21 054 03 60 | Tlm:  964540543

E-mail: cmdlexamesmedicos@ipdj.pt  

 

Porto

Centro de Medicina Desportiva do Porto

Rua António Pinto Machado, 32

4100-068 Porto

Tlf: +351 22 9766672

E-mail: geral.cmdp@ipdj.pt


Atualizado em: 07/06/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.