Plano Nacional de Ética no Desporto PNED

COMO PODEMOS AJUDAR?


Aperto de mão entre dois jogadores de ténis

Plano Nacional de Ética no Desporto

Divulgar e promover os valores éticos



O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma iniciativa governamental implementada pelo IPDJ desde 2012.

Com uma missão preventiva e educativa, destina-se a entidades que promovem atividades desportivas e a estruturas ligadas direta ou indiretamente ao desporto como clubes, federações, associações, escolas, autarquias, comunicação social e prisões, tendo como público-alvo: crianças, atletas, dirigentes, treinadores e árbitros, entre outros.

O plano consiste num conjunto de iniciativas que visa promover e disseminar a ética e os valores inerentes à prática desportiva, encontrando-se os seus objetivos enquadrados em cinco eixos estratégicos:

  • Formação/educação;
  • Prática desportiva/eventos;
  • Publicações/investigação/tecnologias da informação e comunicação;
  • Concursos;
  • Campanhas.
PNED

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros. Estes valores, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva são promovidos através de iniciativas como:

 

Embaixadores da «Ética no Desporto»

Os Embaixadores da «Ética no Desporto« têm por missão contribuir para a prossecução dos desígnios do PNED, nomeadamente a promoção e vivência dos valores éticos no desporto.

O modelo conceptual e operacional dos Embaixadores da "Ética no Desporto" é regido pelo Regulamento n.º 509/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 90, de 10 de Maio.

Veja aqui a listagem de Embaixadores da «Ética no Desporto» para o biénio 2024/2025.

 

Bandeira da Ética

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. Para a promoção destes valores e princípios, a Bandeira da Ética é uma metodologia para certificar, e valorizar boas práticas na área da ética desportiva com os seguintes objetivos:

  • Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
  • Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
  • Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
  • Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

 

Prémio de Imprensa «Desporto com Ética»

Visa estimular os jornalistas a publicar textos quer na imprensa regional como de âmbito nacional textos sobre ética desportiva e reconhecê-los. O Prémio de Imprensa «Desporto com Ética» é promovido em parceria com o CNID.

O Regulamento do Prémio de Imprensa «Desporto com Ética» encontra-se em revisão decorre de 15 de março e pelo prazo de 30 dias o período de audiência de interessados, publicando-se o respetivo Aviso de Abertura.

Veja aqui a proposta de Regulamento do Prémio de Imprensa «Desporto com Ética».

 

Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto»

Visa promover, junto de alunos do ensino secundário, de escolas públicas, privadas e cooperativas bem como de centros educativos e estabelecimentos prisionais, a criação de textos alusivos ao tema da ética desportiva. Trata-se de uma parceria entre o IPDJ, através do PNED, o jornal A Bola, a Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a Fundação do Desporto (FD), a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira. O concurso literário «A ética na vida e no desporto» rege-se pelo Regulamento n.º 23/2022, de 10 de janeiro.

 

Prémios «Cartão Branco»

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Ao Cartão Branco aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto sedeado no Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, e a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal. Os prémios do «Cartão Branco» regem-se pelo Regulamento n.º 268/2023, de 3 de março.

 

Prémio PNED «Investigação sobre Ética no Desporto»

O Prémio PNED «Investigação sobre Ética no Desporto» tem por objetivo incentivar a investigação e a publicação de trabalhos académicos e científicos no âmbito da Ética no Desporto, mais concretamente de dissertações de mestrado e de doutoramento.

É uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

O Prémio PNED «Investigação sobre Ética no Desporto» rege-se pelo Regulamento n.º 287/2023, de 9 de março.


Atualizado em: 15/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.