>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Banner_Voluntariado-e-tempos-livres

Navega(s) em Segurança?

Uso de novas tecnologias da informação



O programa de voluntariado «Navega(s) em Segurança?» destina-se aos jovens, entre 18 e 30 anos, com conhecimentos sobre o uso de novas tecnologias da informação ligadas à internet.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da Internet, através da realização de sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral.

 

Destinatários/as

  • Conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal;
  • Certificado de Competências Pedagógicas (preferencial);
  • Inscritos na plataforma de Voluntariado Jovem Agora Nós;
  • Participações anteriores no Dia da Internet Segura e/ou no «Navega(s) em Segurança?»  (preferencial).

Navegas em Segurança_Voluntariado

Desenvolvimento das ações

Tipologias de apresentação:

  • Sessões informativas e/ou
  • Ações de sensibilização.

A sessão informativa terá cerca de 60 minutos de duração e será constituída por:

  • Exposição sumária, suportada por uma apresentação multimédia, sobre temáticas como: fake news, ciberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, dependência online, proteção de dados, redes sociais e outras;
  • Esclarecimento de dúvidas e realização de um pequeno questionário de avaliação com entrega de brinde e Certificado de Participação.

As sessões informativas podem ter como público-alvo grupos de crianças e jovens, dos 6 aos 25 anos (prioritários), e/ou pessoas com mais de 60 anos.

A ação de sensibilização pode ser integrada em iniciativas como FuturáliaOvibejaQualifica, festivais ou outras com a participação do IPDJ.

 

Formação de voluntários/as

A formação específica dos voluntários é assegurada através da autoformação feita a partir de recursos pedagógicos disponíveis online e também presencial ou via skype.

Seleção

Em 2019, foram selecionados 40 voluntários, correspondendo a dois voluntários por distrito (um efetivo e um suplente).

 

Direitos dos/as voluntários/as

Os jovens voluntários que realizem a ação num período superior a 3 horas e 30 minutos têm uma bolsa de 12€/dia. Aos jovens que cumpram o horário inferior a 3 horas e 30 minutos por dia, será atribuída uma bolsa de 6€/meio dia.

Os voluntários têm direito a seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, e ao certificado de participação.

 

Candidaturas/inscrições

As inscrições nas ações de voluntariado são feitas por região:

As sessões podem realizar-se noutros locais do distrito como escolas e autarquias. As deslocações dos grupos de voluntários para as instalações são acompanhadas por um técnico do IPDJ e devem ser feitas por meios próprios ou por transportes públicos. O valor das deslocações está contemplado no ressarcimento das despesas, transferido pelo IPDJ.


Atualizado em: 28/04/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.