Museu Nacional do Desporto

COMO PODEMOS AJUDAR?


Fotografias do espaço expositivo do Museu Nacional do Desporto

Museu Nacional do Desporto

A história do desporto em Portugal



O Museu Nacional do Desporto expõe testemunhos da história e cultura do desporto e do seu desenvolvimento material e científico. As chuteiras do Cristiano Ronaldo, as botas de Nelson Évora ou a Grand-Bi, antecessora da bicicleta, são algumas das peças do espólio. Inaugurado no Palácio Foz (Restauradores) a 12 de julho de 2012, ano em que Portugal comemorou os 100 anos de participação nos Jogos Olímpicos, o espaço resultou do convite público dirigido às federações desportivas para darem a conhecer o património que os atletas e as diversas modalidades deixaram. 

O Museu Nacional do Desporto inaugurou em 2019 o Centro Interpretativo do Jamor, no Complexo de Piscinas, que pretende dar a conhecer a evolução do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ), nas vertentes patrimonial, paisagística, desportiva, recreativa, cultural e ambiental. Conta com um espaço para exposições temporárias ligadas a esta temática e um serviço educativo de âmbito transversal. 


Itinerância de Exposições

O Museu Nacional do Desporto (MND) lança o programa de itinerância «Museu Fora de Portas», que irá levar aos municípios do território nacional as suas várias exposições temáticas, nomeadamente: «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022»; «Jamor. O Palco Maior do Desporto Nacional»; «Ténis em Portugal de 1875 a 2019»; «Moniz Pereira. O Treinador e os Atletas»; sendo o MND atualmente o curador do acervo completo das exposições «Senhor Atletismo»; «Cartazes dos Jogos Olímpicos»; e «Mulheres na Imprensa Desportiva».

Esta modalidade de itinerância tem a vertente de ser proposta pelo IPDJ, como forma de promoção do património desportivo nacional, oferecendo a possibilidade de receber pedidos das várias entidades (municípios ou outras) para um sistema de empréstimo. O catálogo e as candidaturas podem ser submetidas através do site do MND, aqui.
 

 

 

Logotipo do Museu Nacional do Desporto

Coleção Online

A coleção do Museu Nacional do Desporto contém cerca de 18 000 objetos catalogados. Uma parte deste catálogo vai sendo, gradualmente, disponibilizada online. Aceda à coleção online AQUI.


Biblioteca do Desporto

O Museu alberga também uma Biblioteca que conta com um acervo de cerca de 60 000 itens registados. Entre eles, as mais recentes e importantes monografias modernas sobre desporto e alguns exemplares de particular relevância histórica. São exemplos: o livro «De Arte Gymnastica», de Hieronymi Mercurialis, 1577 – considerado o primeiro livro de desporto editado no mundo –, ou a «Arte da Caça da Altanaria», de D. Francisco de Mello, de 1616 – um dos primeiros livros de temática desportiva relacionados com a caça –, o «Tratado de educação física dos meninos, para uso da Nação Portuguesa», de Francisco de Manuel Franco, publicado pela Academia Real das Ciências, em 1740, ou «Ginnastica Femminil», de F. Valletti, editado pela Real Casa de Milão, em 1892. Algumas monografias da Biblioteca do Desporto estão digitalizadas e disponíveis online, aqui

A Biblioteca e o Museu  Nacional do Desporto disponibilizam ao público nacional e internacional um acervo significativo sobre a história do desporto em Portugal. 
Conheça as exposições em curso, visitas e serviço educativo, arquivo histórico, biblioteca e livraria na página online do museu.

Planeie a sua visita ao Centro Interpretativo do Jamor. Saiba como chegar, os horários, a localização e respetivas acessibilidades, para que tenha a melhor experiência possível.


Horário
Segunda a sexta-feira, das 7h00 às 22h00
Sábado, das 8h00 às 18h00
Domingo, das 8h00 às 13h00

Transportes
Autocarros: 6, 102
Comboio: Estação Cruz Quebrada
Estacionamento: Parque público (gratuito) a poucos metros

Acessibilidade
Acesso a pessoas com mobilidade condicionada: Os visitantes com mobilidade condicionada poderão solicitar apoio. Acesso por rampa. WC’s adaptados.


CENTRO INTERPRETATIVO DO JAMOR - Complexo Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ)

Av. Pierre de Coubertin

Cruz Quebrada

1495-688

Atualizado em: 17/04/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.