Dia Europeu do Desporto na Escola

COMO PODEMOS AJUDAR?


Desporto-para-TODOS-BANNER

Dia Europeu do Desporto na Escola



O Dia Europeu do Desporto na Escola - European School Sport Day (ESSD), é um projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ Desporto, coordenado a nível europeu pela Hungarian School Sport Federation, contando com a participação de 42 países.

Tem como principal objetivo a promoção da prática de Educação Física nos estabelecimentos de ensino, facilitando o desenvolvimento das competências sociais e a inclusão dos alunos no contexto da comunidade educativa. Visa ainda a promoção e a consciencialização sobre a importância da adoção de um estilo de vida ativo e saudável.

É comemorado através da realização de um dia aberto que inclui desportos, jogos e brincadeiras e, pressupõe a realização de pelo menos 120 minutos de atividades com o objetivo de motivar as crianças e os jovens a serem mais ativos, promovendo a sua participação em atividades físicas e desportivas.

Esta iniciativa é coordenada em Portugal pelo IPDJ, I.P.  e conta com o apoio de vários parceiros institucionais para a sua implementação, nomeadamente:

  • Direção Geral de Educação (DGE) através da Divisão do Desporto Escolar (DDE);

  • Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE);

  • Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF);

  • Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF);

  • Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

 

 

Dia Europeia do Desporto na Escola

Edição 2021

O Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro.

Os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física desportiva, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto, em Portugal, tem um dia reservado exclusivamente para o Desporto nas Escolas.

A edição de 2021 teve lugar no dia 24 de setembro e contou com a participação de 265 Agrupamentos Escolares, num total de 350.000 alunos e centenas de atividades realizadas em todo o país. Neste âmbito, importa realçar a “Maior Aula de Educação Física do Mundo” que contou com a participação simultânea de 160 escolas.

Para participar neste dia terão que ser cumpridos os seguintes requisitos:

A Escola/Agrupamento de Escolas (AE) deve proceder ao seu registo, preferencialmente até final de julho, na plataforma Europeia do evento, sendo que, no final da atividade será solicitada a submissão de um relatório. Esta atividade deverá constar do Plano de Atividades.  

Pretende-se que cada Escola tenha autonomia para construir o seu plano de atividades para este dia. Deve também divulgar amplamente o mesmo, dispondo para esse fim dos recursos gráficos disponíveis no site do evento. Considera-se importante, se possível, o envolvimento de encarregados de educação e entidades da Educação e do Desporto, tais como, Clubes, Coletividades, Federações Desportivas e Autarquias locais, cuja presença demonstre a importância do Desporto no Sistema Educativo.

Sendo a prioridade de todos a realização de atividades práticas, seguindo as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde, não havendo essa possibilidade, propõe-se o desenvolvimento de iniciativas online, conjugadas com outras áreas educativas ou do envolvimento das famílias através do envio de desafios para casa.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos através de aliete.filipe@dge.mec.pt ou pelo telefone 21 393 68 50.


Atualizado em: 22/02/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.