>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Internet Segura

Promover a utilização segura da Internet

11/02/2020

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a forma como as pessoas vivem, muito em particular os/as jovens: como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações.

O projeto Internet Segura tem como objetivos combater os conteúdos ilegais, minimizar os efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos, promover uma utilização segura da Internet, entre outros.

O projeto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e também envolve a Direção-Geral da Educação do Gabinete do Ministro da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a Fundação Altice Portugal e a Microsoft Portugal.

O projeto Internet Segura é apoiado pela Comissão Europeia, e tem também uma missão internacional ao cooperar com duas entidades internacionais: o Insafe e o Inhope.

 

Estratégia

 O projeto tem quatro linhas de atuação principais:

  • Sensibilizar para a importância da navegação na Internet em segurança;
  • Informar sobre mecanismos e soluções para a navegação segura na Internet;
  • Formar cidadãos e profissionais na utilização segura da Internet;
  • Operacionalizar uma linha de atendimento de denúncias de conteúdos ilegais e/ou ilícitos por qualquer pessoa que, em estreita colaboração com as forças judiciais e os fornecedores de serviços de Internet, dê maior celeridade à avaliação dos conteúdos assinalados e à concretização de medidas adequadas.

 

Serviços

  • Centros de sensibilização – promovem atividades de sensibilização sobre as temáticas relacionadas com a utilização segura e responsável da Internet através de recursos educativos, campanhas entre outros;
  • Linhas de apoio – promovem informação, apoio e aconselhamento a crianças, jovens e pais acerca de como lidar com conteúdos e conduta ilícitos: 
    • Em Portugal, a Linha Internet é um serviço do Centro Internet Segura coordenado pela APAV. Acessível através de formulário pedido de esclarecimento, do contacto telefónico gratuito 800 21 90 90, e do correio eletrónico linhainternetsegura@apav.pt 
  • Linhas de denúncia – Têm por objetivo parar com a (re)circulação de conteúdo de abuso sexual de menores na Internet.
  • Envolvimento e participação dos jovens – Pretende capacitar os jovens a expressarem os seus pontos de vista e a aconselharem os seus pares, acerca da utilização das tecnologias online e a tornarem-se elementos centrais da mudança.

Programa «Navegas em Segurança?»

Em Portugal, o IPDJ assume esta competência - Envolvimento e participação dos jovens - através do programa «Navegas em Segurança?» que compreende: 

  • A Ação de voluntariado Jovem «Navegas em Segurança?»;
  • As «Sessões de divulgação Navegas em Segurança?». Estas têm o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.  São dimanizadas por jovens voluntários enquadrados pelo IPDJ, e têm lugar, preferencialmente, nas Lojas Ponto JA das capitais de distrito, a pedido das entidades. Proporciona-se, assim,  a Escolas, Associações Juvenis e Desportivas, Autarquias, instituições e outras entidades, a possibilidade de participar e solicitar a realização de sessões de sensibilização – workshops –  e ações de divulgação com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.  Com duração de 45 a 60 min, são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores, e cidadãos em geral. Nestas sessões são abordados  temas como:  fake news, cyberbullying, internet das coisas, dependência online, proteção de dados, discurso de ódio, redes sociais e outras.

Contatos

Telefone

213 924 300

Email

internetsegura@fct.pt

Redes Sociais

Atualizado em: 26/03/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.