Evento nacional «Salvaguardar as crianças e jovens: garantir, no desporto, ambientes saudáveis, seguros e positivos» - Evento nacional «Salvaguardar as crianças e jovens: garantir, no desporto, ambientes saudáveis, seguros e positivos»

null Evento nacional «Salvaguardar as crianças e jovens: garantir, no desporto, ambientes saudáveis, seguros e positivos»

Evento nacional «Salvaguardar as crianças e jovens: garantir, no desporto, ambientes saudáveis, seguros e positivos»

No dia 10 fevereiro, no Centro de Juventude de Lisboa e online, Portugal apresenta o Roteiro para a proteção de crianças e jovens no desporto.

01/02/2022

Em formato híbrido, presencialmente, no Centro de Juventude de Lisboa, e online na plataforma Microsoft Teams, será apresentado, na próxima semana, o «Roteiro para a proteção de crianças e jovens no desporto», desenvolvido no âmbito do projeto conjunto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia «Child Safeguarding in Sport» que visa sensibilizar os stakeholders para que assumam o seu papel de garante de ambientes saudáveis, seguros e positivos para todas as crianças e jovens que praticam desporto.

O Roteiro tem por base um dos mais importantes e recentes desenvolvimentos da UNICEF, nesta matéria, International Safeguards for Children in Sport, um trabalho desenvolvido para apoiar as organizações desportivas na definição de estratégias para proteger os/as jovens atletas e promover os seus direitos.

O desenho do Roteiro foi feito a partir de uma metodologia de trabalho colaborativo, numa parceria que envolveu 13 organizações nacionais: a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e autoridades nacionais para a área do desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, e área da proteção de crianças e jovens, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, as organizações de cúpula do desporto nacional, Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal; a Associação Nacional de Municípios; a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, o Conselho Nacional de Juventude, a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima; o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; a Federação Portuguesa de Futebol  e a Federação de Ginástica de Portugal.

O Roteiro define as medidas a implementar até 2024 para uma (mais) eficaz proteção de crianças e jovens no desporto, incluindo medidas concretas para a criação da figura de «Guardião», que está provado ser um elemento central para a proteção de crianças e jovens  dentro das organizações desportivas.

O trabalho desenvolvido, em Portugal, desde 2017, em matéria de proteção de crianças e jovens no desporto, permitiu estar ao país estar entre o número limitado de convidados pelo Conselho da Europa para integrar este projeto que conta para além de Portugal, com a Áustria, Bélgica, Croácia, Israel e Noruega.

Consulte aqui o Programa. O evento será transmitido na página de Facebook do IPDJ.

 

 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>