Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O inquérito feito pelo Maratona Cube de Portugal (MCP), entidade apoiada pelo IPDJ, demonstra a vontade dos/as portugueses/as em voltar a participar em provas de estrada, se possível ainda em 2020, mesmo sem a existência de uma vacina.
No que se refere a fatores gerais ou decisões tomadas pelas autoridades competentes que reforçam a confiança dos participantes são de realçar uma taxa de contágio muito baixa ou zero (pontuação de 3,7 em 5 possíveis) e a autorização por parte da DGS para a realização das provas (3,1 em 5). Quanto às medidas que consideram mais relevantes a implementar pelos organizadores de provas destacam-se medidas como uma política «Se estiver doente, fique em casa» (3,7 em 5) e a manutenção da distância social em locais de concentração de corredores, nomeadamente na partida e na chegada (3,5 em 5).
O inquérito foi realizado no mês de Junho de 2020. O universo é composto por pessoas incritas nas provas do Maratona Clube de Portugal, entre Outubro de 2019 e Março de 2020, tendo respondido 1 041 atletas masculinos (63%) e 611 atletas femininas (37%) com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos.
Carlos Moia, presidente do MCP afirma «este estudo é uma das iniciativas que o clube lançou durante este período de pandemia, a par das provas virtuais que promovemos nos últimos meses, por exemplo. A nossa preocupação #1 é a segurança das provas e dos participantes pelo que qualquer medida tomada da nossa parte para o regresso à organização de provas será sempre em consonância com as indicações das entidades competentes. O objetivo deste estudo serve acima de tudo para avaliar o sentimento dos corredores e perceber quais as suas preocupações, em relação à segurança nas provas de Estrada, perante a situação de saúde em que vivemos. Os resultados, e em particular a predisposição dos atletas em manter ou aumentar o número de provas, em que querem vir a participar após a pandemia, deixam-nos mais otimistas em relação à vontade dos portugueses em se manterem activos e com um estilo de vida saudável.»
Perante a situação de pandemia e as medidas da Direção-Geral da Saúde, o MCP viu-se forçado a adiar a realização das provas «EDP Meia Maratona de Lisboa» e «Vodafone 10Km», habitualmente realizadas em Março, da «EDP Corrida da Mulher» (Maio) e das provas de Outubro: «EDP Maratona de Lisboa» e «Luso Meia Maratona», para 2021. Sem possibilidade de realizar quaisquer provas de estrada até final de Setembro, o MCP mantém apenas agendado o «EDP Grande Prémio de Natal» para 15 de Dezembro. Com o objetivo de aferir a apetência da população para voltar a participar em provas de running e para perceber quais as medidas que a faria sentir-se mais segura e confiante, o Maratona Clube de Portugal lançou um inquérito, cujos resultados revelamos.
Consulte a apresentação dos resultados do inquérito aqui.
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.