Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
A Mostra Nacional de Ciência 2023 chegou ao fim. No dia 3 de junho decorreu na Alfândega do Porto, foram atribuídos mais de 4.000 euros em prémios monetários a jovens cientistas.
O último dia da mostra contou com a presença de Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, António Leite, Secretário de Estado da Educação, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Vitor Baltazar Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ.
O projeto «SPIDER-BACH2», dos estudantes Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, esteve em destaque ao ganhar o 1.º Prémio do concurso e ainda o prémio internacional de Participação na EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, em Bruxelas.
Para além dos prémios para os cinco melhores trabalhos do Concurso Nacional Jovens Cientistas, foram distinguidos vários jovens estudantes com o Prémio Universidade do Porto, que consiste na participação na Universidade Júnior 2024, o Prémio Especial Porto Editora, para Alunos e Professores, o Prémio Especial Raquel Seruca – um estágio de curta duração no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) – e ainda várias menções honrosas.
Os prémios internacionais consistem em participações em feiras de ciência em vários países do mundo. A participação na Expo-Science International, no Luxemburgo, foi entregue ao projeto «Biodiversidade da Zona Intertidal da Praia Azul e da Praia da Assenta».
O projeto «A acácia-de-espigas tem um inimigo natural em Portugal?» conquistou uma participação na Zientzia Azoka, em Bilbau (Espanha). Já as estudantes com o trabalho «Potencial de fungos para biodegradação de polietileno» vão viajar até à Feira Nacional de Itália.
Para a Suíça, seguem dois projetos: «Uso de óleos essenciais para prevenir e tratar mastites em bovinos» para a Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem e «BLUEGEN: Extração, caracterização e utilização de colagénio proveniente de peles de tintureira no desenvolvimento de um penso com propriedades cicatrizantes» para a International Swiss Talent Forum.
Os prémios para participações em feiras no continente americano foram entregues ao estudo «SunLi - A bio-based oxybenzone-free sunscreen made from lignin, a natural forestry polymer», para a MOSTRATEC, no Brasil, e ao «HidroQapa: Bioplástico impermeabilizante elaborado a partir de quitosano extraído de desperdícios de casca de camarão», para a Regeneron ISEF, na Califórnia (EUA).
Por fim, o projeto «PoppyInk 2.0 - A caneta sustentável» conquistou uma participação na MILSET e «arvas: praga ou solução? 2.0» na CASTIC, na China.
O Diretor Regional do Norte Dr Vitor Baltazar Dias, entregou o 5.º Prémio – 400€ (quatrocentos euros) aos vencedores (ex aequo):
Potencial de fungos para biodegradação de polietileno - Ana Sofieite Pereiraa Oliveira Ramos; Bruna Alexandra Almeida Matos; Mariana Inácio Gonçalves
Larvas: praga ou solução? 2.0 - André Marques Melo Silva; Carolina Brandão Andrade Leite; Lara Leite Pereira.
22 6085700
mailporto@ipdj.pt
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.