notícia

Mostra Nacional de Ciência 2023

Já são conhecidos os projetos vencedores 2023!

03/06/2023

A Mostra Nacional de Ciência 2023 chegou ao fim. No dia 3 de junho decorreu na Alfândega do Porto, foram atribuídos mais de 4.000 euros em prémios monetários a jovens cientistas.

O último dia da mostra contou com a presença de Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, António Leite, Secretário de Estado da Educação, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto,  Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Vitor Baltazar Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ.

O projeto «SPIDER-BACH2», dos estudantes Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, esteve em destaque ao ganhar o 1.º Prémio do concurso e ainda o prémio internacional de Participação na EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, em Bruxelas.

Para além dos prémios para os cinco melhores trabalhos do Concurso Nacional Jovens Cientistas, foram distinguidos vários jovens estudantes com o Prémio Universidade do Porto, que consiste na participação na Universidade Júnior 2024, o Prémio Especial Porto Editora, para Alunos e Professores, o Prémio Especial Raquel Seruca – um estágio de curta duração no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) – e ainda várias menções honrosas.

Os prémios internacionais consistem em participações em feiras de ciência em vários países do mundo. A participação na Expo-Science International, no Luxemburgo, foi entregue ao projeto «Biodiversidade da Zona Intertidal da Praia Azul e da Praia da Assenta».

O projeto «A acácia-de-espigas tem um inimigo natural em Portugal?» conquistou uma participação na Zientzia Azoka, em Bilbau (Espanha). Já as estudantes com o trabalho «Potencial de fungos para biodegradação de polietileno» vão viajar até à Feira Nacional de Itália.

Para a Suíça, seguem dois projetos: «Uso de óleos essenciais para prevenir e tratar mastites em bovinos» para a Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem e «BLUEGEN: Extração, caracterização e utilização de colagénio proveniente de peles de tintureira no desenvolvimento de um penso com propriedades cicatrizantes» para a International Swiss Talent Forum.

Os prémios para participações em feiras no continente americano foram entregues ao estudo «SunLi - A bio-based oxybenzone-free sunscreen made from lignin, a natural forestry polymer», para a MOSTRATEC, no Brasil, e ao «HidroQapa: Bioplástico impermeabilizante elaborado a partir de quitosano extraído de desperdícios de casca de camarão», para a Regeneron ISEF, na Califórnia (EUA).

Por fim, o projeto «PoppyInk 2.0 - A caneta sustentável» conquistou uma participação na MILSET e «arvas: praga ou solução? 2.0» na CASTIC, na China.

O Diretor Regional do Norte Dr Vitor Baltazar Dias, entregou o 5.º Prémio – 400€ (quatrocentos euros) aos vencedores (ex aequo):

Potencial de fungos para biodegradação de polietileno - Ana Sofieite Pereiraa Oliveira Ramos; Bruna Alexandra Almeida Matos; Mariana Inácio Gonçalves

Larvas: praga ou solução? 2.0 - André Marques Melo Silva; Carolina Brandão Andrade Leite; Lara Leite Pereira.

Contatos

Telefone

22 6085700

Email

mailporto@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>