investigacao-juventude

COMO PODEMOS AJUDAR?


jovem sentada, com um tablet, a pensar.

Título: Perspetivas sobre a juventude: os jovens num mundo digitalizado

Autor: Conselho da Europa e Comissão Europeia

Descrição: «Perspetivas sobre a juventude» pretende funcionar como um fórum de informação, discussão, reflexão e diálogo sobre os desenvolvimentos europeus no domínio da política de juventude, investigação juvenil e trabalho juvenil. O quarto número, está ligado ao Symposium on Youth Participation in a Digitalised World, evento importante da Comissão Europeia e do Conselho da Europa no domínio da juventude. Levanta questões no que diz respeito à participação dos jovens num mundo digitalizado.

Aceda ao documento aqui

Lettering sobre fundo azul e branco «Livro Branco: Mais e melhores empregos para os jovens»

Título: Livro Branco - Mais e melhores empregos para os jovens

Autor: Margarida Rodrigues, Rita Guimarães, et al.

Descrição: O Livro Branco dá continuidade ao debate iniciado pela conferência “O Futuro do Trabalho Visto pelos Jovens” (nov. 2021), coorganizada pelo ISCTE e Presidência da República. Faz um diagnóstico do emprego jovem, tendo em conta a oferta e as qualificações, identificando potenciais lacunas e oportunidades. Parte do pressuposto de que as muitas mudanças que ocorreram e continuam a ocorrer no mercado de trabalho exigem uma abordagem holística e envolvem múltiplos atores.

Aceda ao documento aqui

jovem a olhar uma bolha e leterring Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape: a quarter of a century of EU cooperation for youth policy and practice

Título: Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape: a quarter of a century of EU cooperation for youth policy and practice

Autor: European Commission

Descrição: A publicação marca um quarto de século de programas da política de juventude da UE. Destaca boas práticas. Estimula o debate sobre o que o trabalho com jovens e a aprendizagem não formal pode contribuir, a par de outros sectores, para as políticas de educação europeia. Analisa a cooperação da UE no terreno, boas práticas e define possíveis cenários futuros, em especial do programa Erasmus+ (2014-2020).

Aceda ao documento aqui

Capa roxo e conjunto de bonecos representativos da população jovem analisada

Título: Estudo nacional sobre violência no namoro no Ensino Superior: crenças e práticas

Autor: Sofia Neves...[et al.] ; il. Mariana Mattos

Descrição: Desenvolvido no âmbito do Programa UNi+, promovido pela Associação Plano i, o estudo é uma súmula dos principais resultados obtidos, entre abril de 2017 e janeiro de 2021. Caracteriza as crenças sobre as relações sociais de género; analisa a proporção da violência praticada e sofrida nas relações de namoro de estudantes e descreve, ainda, comportamentos de violência no namoro sofridos e perpetrados por estudantes do Ensino Superior.

Aceda ao documento aqui

capa  branca com riscos laranjas e com leterring A saúde dos adolescentes portugueses em contexto de pandemia: HBSC dados nacionais 2022 e logotipos das entidades.

Título: A saúde dos adolescentes portugueses em contexto de pandemia: HBSC dados nacionais 2022

Autor: Tânia Gaspar, Fábio Botelho Guedes e equipa aventura social

Descrição: O HBSC/OMS é um estudo colaborativo da OMS que pretende analisar os estilos de vida dos adolescentes e os seus comportamentos nos vários cenários das suas vidas. Iniciou-se em 1982 com investigadores de três países: Finlândia, Noruega e Inglaterra. Pouco tempo depois foi adotado pela OMS, como um estudo colaborativo. Conta, já, com 51 países entre os quais Portugal, integrado desde 1996. Último estudo no país de 2022.

Aceda ao documento aqui

imagens de jovens com livros, a caminhar, de computadores

Título: Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: abril 2022.

Autor: coord. Amélia Veiga e Pedro Ferreira [et al.]

Descrição: Caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas. Analisa objetivos, conteúdos e os resultados de aprendizagem dos cursos e ciclos de estudo, identifica o número de estudantes a frequentar, diplomados/as e a evolução do número, bem como o registo numa área científica das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos.

Aceda ao documento aqui

Imagens de pessoas com computadores e telemóveis e lettering Insights sobre inclusão social e digitalização

Título: Insights sobre inclusão social e digitalização

Autor: Adina Marina Serban e Veronica Stefan

Descrição: Publicação que explora a digitalização e o seu impacto no processo de inclusão social de vários grupos de jovens, particularmente daqueles que enfrentam barreiras multidimensionais.

Aceda ao documento aqui

capa a roxo com o símbolo da União Europeia e título da obra Working with young people: the value of youth work in the European Union

Título: Working with young people: the value of youth work in the European Union

Autor: European Commission

Descrição: O estudo destaca a diversidade da prática da animação juvenil, a variedade de atores envolvidos, as tendências observáveis no setor, características do trabalho bem-sucedido com jovens e a gama de resultados associados a esse sucesso, comparando-o com os vários países da União Europeia e apoios em cada estado-membro. Reconhece a animação juvenil pela contribuição e valor que tem na vida dos jovens na União Europeia.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Juventude(s) do local ao nacional : que intervenção?»

Título: Juventude(s) do local ao nacional : que intervenção?

Autor: Maria Manuel Vieira e Victor Sérgio Ferreira

Descrição: O presente estudo centra-se no fundamental papel dos Municípios portugueses na promoção de políticas de juventude, enquanto parceiros essenciais. Dá a conhecer os resultados do Estudo «Juventude(s): do Local ao Nacional – que intervenção?» constante do Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 20 de novembro de 2017.

Aceda ao documento aqui

Silhueta de jovens sob um fundo azul e lettering: «Juventude: contextos e intervenções»

Título: Juventude: contextos e intervenções

Autor: Ana Sofia Moreira Ferreira da Rocha

Descrição: O presente trabalho consiste num levantamento de informação que visa servir o Instituto Português da Juventude com uma compilação de referências, úteis para consulta não só dos funcionários dos serviços do IPJ, I.P., como dos usuários interessados no desenrolar da política de juventude, ao nível nacional, comunitário e internacional em geral, onde constam o Conselho da Europa e a Organização das Nações Unidas.

Aceda ao documento aqui

Capa branca com o leterring Study on youth work in the EU: final report

Título: Study on youth work in the EU: final report

Autor: European Commission

Descrição: O estudo constitui a segunda comparação à escala europeia sobre o trabalho com jovens publicada pela Comissão Europeia. Centra-se nas necessidades dos animadores de juventude ao nível das bases para analisar criticamente se as políticas públicas existentes atendem a essas necessidades. Oportuno, aborda o impacto da COVID-19 no setor do trabalho juvenil e as alterações que provocou no trabalho das associações.

Aceda ao documento aqui

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.