investigacao-juventude

COMO PODEMOS AJUDAR?


capa a roxo com o símbolo da União Europeia e título da obra Working with young people: the value of youth work in the European Union

Título: Working with young people: the value of youth work in the European Union

Autor: European Commission

Descrição: O estudo destaca a diversidade da prática da animação juvenil, a variedade de atores envolvidos, as tendências observáveis no setor, características do trabalho bem-sucedido com jovens e a gama de resultados associados a esse sucesso, comparando-o com os vários países da União Europeia e apoios em cada estado-membro. Reconhece a animação juvenil pela contribuição e valor que tem na vida dos jovens na União Europeia.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Juventude(s) do local ao nacional : que intervenção?»

Título: Juventude(s) do local ao nacional : que intervenção?

Autor: Maria Manuel Vieira e Victor Sérgio Ferreira

Descrição: O presente estudo centra-se no fundamental papel dos Municípios portugueses na promoção de políticas de juventude, enquanto parceiros essenciais. Dá a conhecer os resultados do Estudo «Juventude(s): do Local ao Nacional – que intervenção?» constante do Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 20 de novembro de 2017.

Aceda ao documento aqui

Silhueta de jovens sob um fundo azul e lettering: «Juventude: contextos e intervenções»

Título: Juventude: contextos e intervenções

Autor: Ana Sofia Moreira Ferreira da Rocha

Descrição: O presente trabalho consiste num levantamento de informação que visa servir o Instituto Português da Juventude com uma compilação de referências, úteis para consulta não só dos funcionários dos serviços do IPJ, I.P., como dos usuários interessados no desenrolar da política de juventude, ao nível nacional, comunitário e internacional em geral, onde constam o Conselho da Europa e a Organização das Nações Unidas.

Aceda ao documento aqui

Capa branca com o leterring Study on youth work in the EU: final report

Título: Study on youth work in the EU: final report

Autor: European Commission

Descrição: O estudo constitui a segunda comparação à escala europeia sobre o trabalho com jovens publicada pela Comissão Europeia. Centra-se nas necessidades dos animadores de juventude ao nível das bases para analisar criticamente se as políticas públicas existentes atendem a essas necessidades. Oportuno, aborda o impacto da COVID-19 no setor do trabalho juvenil e as alterações que provocou no trabalho das associações.

Aceda ao documento aqui

jovem a olhar uma bolha e leterring Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape: a quarter of a century of EU cooperation for youth policy and practice

Título: Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape: a quarter of a century of EU cooperation for youth policy and practice

Autor: European Commission

Descrição: A publicação marca um quarto de século de programas da política de juventude da UE. Destaca boas práticas. Estimula o debate sobre o que o trabalho com jovens e a aprendizagem não formal pode contribuir, a par de outros sectores, para as políticas de educação europeia. Analisa a cooperação da UE no terreno, boas práticas e define possíveis cenários futuros, em especial do programa Erasmus+ (2014-2020).

Aceda ao documento aqui

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.