evento

COMO PODEMOS AJUDAR?


CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco

Encontras-te um animal selvagem ferido e não sabes o que fazer? O CERAS de Castelo Branco é a solução.

Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus

  

15/03/2024 - 31/12/2050 - Castelo Branco | Escola Superior Agrária de Castelo Branco (Quinta da Senhora de Mércules, 6000-909 Castelo Branco)

Encontrou um animal selvagem ferido e não sabe o que fazer?

A solução é o CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, que funciona na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Aqui pode encontrar uma equipa que saberá tratar e recuperar o animal.

O CERAS  é um projeto gerido pelo Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus, com o apoio da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA) e de outros mecenas particulares, tendo como principal objetivo recuperar animais selvagens debilitados e devolvê-los ao meio natural.

Também, pode fazer parte desta equipa como voluntário/a porque o CERAS desenvolve outras atividades, como ações de formação e de educação ambiental e estudos nas áreas de biologia e veterinária. 

O CERAS tem as suas instalações na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, desde 1999, e funciona essencialmente graças ao trabalho de voluntários. 

As instalações do CERAS estão maioritariamente direcionadas para aves, dado que este é o grupo faunístico com mais registos de entrada no centro de recuperação e possui as seguintes infraestruturas:

  • Enfermaria; 
  • Quarentena; 
  • Câmaras de recuperação; 
  • Câmaras de muda;
  • Túneis de voo; 
  • Biotério; 
  • Arrecadação e 
  • Zona de lavagem e preparação alimentação. 

No sítio da Quercus (www.quercus.pt) pode encontrar mais informações sobre este e outros centros de recuperação de animais, e aqui especificamente sobre o CERAS.

Veja aqui um vídeo sobre boas práticas realizadas por jovens voluntários/as do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ, no CERAS e em que pode conhecer melhor as suas valências.

Contatos

Telefone

963 957 669 | 272 324 272

Email

ceras.quercus@gmail.com

Redes Sociais

Atualizado em: 15/03/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.