documentacao-tecnica-juventude-search-container

COMO PODEMOS AJUDAR?


Lettering branco sob fundo azul com título do livro.

Título: ENGSO Position on Gender Equality | 2023

Autor: ENGSO - ONG Europeia do desporto e EWS

Descrição: Alinhado com a estratégia EWS 2024-2027, este novo documento de posição sobre a igualdade de género pretende dar aos membros da ENGSO uma imagem clara do que a ENGSO representa e uma inspiração prática para desenvolver estratégias/políticas de igualdade de género nas suas próprias organizações e redes a nível nacional.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo azul.

Título: Referenciais de formação componente específica: Ju-Jitsu | Grau I

Autor: Federação de Ju-Jitsu e disciplinas associadas de Portugal

Descrição: Os referenciais de formação específica visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Ju-Jitsu, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Halterofilismo | Graus I e II

Autor: Federação de Halterofilismo de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I / II, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Squash | Graus I e II

Autor: Federação Nacional de Squash

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I/II do Squash, rege-se pelo regulamento, com o conjunto de regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Equitação Geral | Graus I e II

Autor: Federação Equestre Portuguesa

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I/II da Equitação Geral, rege-se por este regulamento: regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, depende a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo azul.

Título: Referenciais de formação componente específica: Squash | Grau I

Autor: Federação Nacional de Squash

Descrição: Os referenciais de formação específica, no concreto o Grau I, visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Squash, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo azul.

Título: Referenciais de formação componente específica: Karaté | Grau I

Autor: Federação Nacional de Karaté

Descrição: Os referenciais de formação específica, no concreto o Grau I, visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Karaté, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Karaté | Graus I e II

Autor: Federação Nacional de Karaté

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I/II do karaté, rege-se pelo regulamento. Contém o conjunto de regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo cinzento, com folhas de papel estilizadas a cinzento mais claro.

Título: Regulamento de estágios: Corfebol | Graus I e II

Autor: coord. Departamento de Formação e Qualificação

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I e II de Corfebol, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio e a dimensão dos benefícios que o Treinador Estagiário pode dele retirar.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ginástica aeróbica | Grau II

Autor: Federação de Ginástica de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau II, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ginástica acrobática | Grau II

Autor: Federação de Ginástica de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau II, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo azul.

Título: Referenciais de formação componente específica: Canoagem | Graus I, II e III

Autor: Federação Portuguesa de Canoagem

Descrição: Os referenciais de formação específica, visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade da Canoagem, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Basquetebol | Graus I e II

Autor: Federação Portuguesa Basquetebol

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I / II do Basquetebol, rege-se pelo regulamento, com as regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência do Tutor, empenho, dedicação e da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering em fundo azul: Referenciais de formação regulamento de estágios: Badminton | Grau I e II

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Badminton | Grau I e II

Autor: Federação Portuguesa de Badminton

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores, rege-se pelo regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo azul.

Título: Referenciais de formação componente específica: Atividades Subaquáticas | Grau I

Autor: Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas

Descrição: Os referenciais de formação específica, no concreto o Grau I, caraterizam a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador relacionadas com os aspetos particulares da modalidade, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Atividades Subaquáticas | Grau I

Autor: Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I, rege-se pelo regulamento, com o conjunto de regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação para a sua organização. A relação que se estabelece entre Treinador Estagiário e Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência do Tutor, empenho, dedicação e riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ginástica para todos | Grau II

Autor: Federação de Ginástica de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau II, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ginástica de trampolins | Grau II

Autor: Federação de Ginástica de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau II, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo azul mais escuro.

Título: Referenciais de formação componente específica: Equitação geral | Graus I e II

Autor: Federação Equestre Portuguesa

Descrição: Os referenciais visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores. Contemplam unidades de formação e os temas associados às competências do treinador, relativas a aspetos da modalidade de Equitação Geral, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades de praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Triatlo | Graus I e II

Autor: Federação de Triatlo de Portugal

Descrição: O Estágio rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre Treinador Estagiário e Tutor no exercício concreto da função de Treinador é importante. Da competência do Tutor, empenho, dedicação e riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo azul mais escuro.

Título: Referenciais de formação componente específica: Triatlo | Graus I, II e III

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: Estes referenciais visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Triatlo, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Patinagem de Velocidade | Graus I e II

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: O Estágio rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre Treinador Estagiário e Tutor no exercício concreto da função de Treinador é importante. Da competência do Tutor, empenho, dedicação e riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo azul mais escuro.

Título: Referenciais de formação componente específica: Patinagem de Velocidade | Graus I, II e III

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: Visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, com as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador da modalidade de Patinagem de Velocidade. Respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Patinagem Artística | Graus I e II

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: O Estágio rege-se por este regulamento, que contém regras de organização, funcionamento e indicações de avaliação a seguir na respetiva organização. A relação que se estabelece entre Treinador Estagiário e Tutor no exercício concreto da função de Treinador é importante. Da competência do Tutor, do seu empenho, dedicação e riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação componente específica: Patinagem Artística | Graus I e II

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: Este Estágio rege-se por este regulamento. Contém o conjunto de regras de organização, funcionamento e indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência do Tutor e empenho, da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, dependerá a qualidade do Estágio e a dimensão dos benefícios que o Treinador Estagiário pode dele retirar.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Hóquei em Patins | Graus I e II

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: Os estágios nesta área regem-se por este regulamento. Contém as regras de organização, funcionamento e indicações de avaliação. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício da função de Treinador. Da competência e empenho do Tutor, da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, dependerá a qualidade do Estágio e dos benefícios que o Treinador Estagiário pode dele retirar.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas a azul sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação componente específica: Hóquei em Patins | Graus I, II e III

Autor: Federação de Patinagem de Portugal

Descrição: Os referenciais de formação específica, no concreto o Grau I, visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Hóquei em Patins, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering com título da obra sob fundo branco e folhas de papel estilizadas azuis sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação componente específica: Halterofilismo | Graus I e II

Autor: Federação de Halterofilismo de Portugal

Descrição: Os referenciais de formação específica visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Halterofilismo, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes.

Aceda ao documento aqui

Lettering com o título do livro sob fundo branco e folhas de papel estilizadas sob fundo cinza.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ju-Jitsu | Graus I e II

Autor: Federação de Ju-Jitsu e disciplinas associadas de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I / II de Ju-Jitsu rege-se por este regulamento. Contém regras de organização, normas de funcionamento e indicações de avaliação a seguir organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência do Tutor, do seu empenho e dedicação, da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering em fundo azul: Referenciais de formação componente específica: Badminton | Graus I, II e III

Título: Referenciais de formação componente específica: Badminton | Graus I, II e III

Autor: Federação Portuguesa de Badminton

Descrição: Os referenciais de formação específica, visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Badminton, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering em fundo azul: Referenciais de formação componente específica : Corfebol, Grau I, II, e III

Título: Referenciais de formação componente específica: Corfebol | Graus I,II e III

Autor: Federação de Corfebol de Portugal

Descrição: Os referenciais de formação específica visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade de Corfebol, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Lettering sob fundo branco e desenho de folhas de papel azul claras sob fundo cinzento.

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios: Ginástica, Grau I

Autor: Federação de Ginástica de Portugal

Descrição: O Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I, rege-se por este regulamento, que contém o conjunto de regras de organização, as normas de funcionamento e as indicações de avaliação a seguir na sua organização. A relação que se estabelece entre o Treinador Estagiário e o Tutor no exercício concreto da função de Treinador. Da competência deste Tutor, do seu empenho e dedicação da riqueza da comunicação que se estabelecer com o formando, vai depender a qualidade do Estágio.

Aceda ao documento aqui

Lettering sobre fundo azul «Referenciais de formação componente específica : Halterofilismo»

Título: Referenciais de formação componente específica : Halterofilismo. Grau I e II

Autor: Federação de Halterofilismo de Portugal

Descrição: Os referenciais de formação específica visam caraterizar a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade do Halterofilismo, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Imagem do folheto que contém descrição e uma mulher em ato de corrida.

Título: Medidas de apoio : praticantes de alto rendimento no ativo e em fase de pós-carreira

Autor: IPDJ

Descrição: Esta brochura do IPDJ aparece na sequência da publicação da Lei n.º 13/2024, de 19 de janeiro, que amplia um conjunto integrado de medidas de apoio já existentes, destinadas a praticantes desportivos olímpicos, paralímpicos, surdolímpicos e praticantes desportivos de alto rendimento, perspetivando o apoio na transição para a fase de pós-carreira.

Aceda ao documento aqui

Capa do manual do regulamento de estágios Andebol Grau I e II

Título: Referenciais de formação regulamento de estágios : Andebol Grau I e II

Autor: Federação de Andebol de Portugal

Descrição: Para que o Estágio dos Cursos de Treinadores de Grau I e II possa cumprir os objetivos propostos, terá de ser realizado segundo o conjunto de normas definidas neste Regulamento de Estágio, as quais resultam da integração dos elementos particulares da modalidade com as orientações gerais emanadas do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., enquanto entidade certificadora.

Aceda ao documento aqui

Capa do manual de formação específica Corfebol Grau I

Título: Referenciais de formação componente específica : Corfebol Grau I

Autor: Federação Portuguesa de Corfebol

Descrição: Os referenciais de formação específica caracterizam a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade desportiva em causa, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Capa do manual de formação específica Andebol Grau I

Título: Referenciais de formação componente específica : Andebol Grau I

Autor:

Descrição: Os referenciais de formação específica caracterizam a segunda componente de formação dos cursos de treinadores, contemplando as unidades de formação e os temas associados às competências do treinador diretamente relacionadas com os aspetos particulares da modalidade desportiva em causa, respeitando o perfil de treinador estabelecido legalmente para essa qualificação e as necessidades da preparação dos praticantes nas etapas em que ele pode intervir.

Aceda ao documento aqui

Capa do manual de formação Componente Geral Grau 1

Título: Referenciais de formação geral : cursos de treinadores de desporto grau I

Autor: IPDJ - Departamento de Formação e Qualificação

Descrição: Compete ao Treinador de Grau I a orientação autónoma de praticantes situados nas etapas iniciais de desenvolvimento do praticante e/ou a coadjuvação de treinadores em níveis de prática associados ao Grau II. A atividade do treinador de Grau I desenvolve-se desde o âmbito do Desporto de Participação, sem competição ou com competição não sistemática e de cariz informal, até à prática inicial do Desporto de Rendimento com quadros competitivos sistemáticos e de natureza formal.

Aceda ao documento aqui

Atletas nos blocos de partida para prova de natação estilo costas

Título: Biomecânica do desporto 3

Autor: João Paulo Vilas-Boas

Descrição: A biomecânica deve contribuir para a formação do treinador num eixo de competências claramente identificado: o da observação, avaliação, análise e otimização da técnica desportiva e da ação motora em contexto de preparação e realização desportivas. Em diferentes momentos, os treinadores serão confrontados com critérios de êxito para o desenvolvimento da técnica desportiva dos praticantes e também da técnica envolvida nos processos de treino (treino de força, por exemplo).

Aceda ao documento aqui

Treinador em palestra com jogadoras de voleibol

Título: Coaching do treino desportivo 3

Autor: Isabel Mesquita e Rúben Gomes

Descrição: O processo de treino é, sobretudo, um ato pedagógico (aprendizagem e rendimento) e sociais interações entre os intervenientes) e, por isso, o sucesso do treinador não depende apenas da sua experiência e conhecimento, mas também da compreensão da “arena” profissional onde atua. Isto é assunto do coaching do treino desportivo, o qual se centra no estudo da natureza complexa e dinâmica da atividade do treinador, constituindo a “face oculta do treino”.

Aceda ao documento aqui

Atleta com garrafa de bebida isotónica

Título: Nutrição no desporto 3

Autor: Cláudia Sofia Minderico

Descrição: A implementação pragmática de diferentes estratégias nutricionais na preparação desportiva em função dos objetivos a alcançar em cada microciclo, mesociclo ou macrociclo de treino, assim como em situações de estágio de altitude ou a adoção de padrões alimentares específicos, é determinante para se potenciar as adaptações ao treino e, consequentemente, o rendimento desportivo.

Aceda ao documento aqui

Treinador com equipa júnior de futebol em conferência no terreno de jogo

Título: Psicologia do desporto 3

Autor: Cláudia Dias...[et al.]

Descrição: Procurando ajudar no desenvolvimento pessoal do treinador enquanto líder, analisam-se o conceito e o processo de liderança e de desenvolvimento de equipas. De forma relacionada, é feita a distinção entre grupos e equipas, aprofundando-se os processos que podem influenciar o seu desempenho e produtividade. A atenção centra-se no tipo de estratégias, ferramentas, comportamentos e atitudes que o treinador, no âmbito do seu papel e funções, pode adotar para ajudar a preparar psicologicamente os atletas, e a si próprio, visando um desempenho desportivo de nível elevado.

Aceda ao documento aqui

Atletas em pista de atletismo

Título: Fisiologia do treino 3

Autor: José Gomes Pereira

Descrição: A atividade muscular, nomeadamente os processos bioenegéticos requerem a interação de vários mecanismos fisiológicos que, no seu conjunto, proporcionam aos sistemas cardiovascular e respiratório suportar a necessidade acrescida de produção muscular esquelética de energia mecânica. A capacidade de resposta adaptativa tem-se constituído como um importante indicador de condição física aeróbia e, sob determinadas circunstâncias, também como indicador de saúde atlética.

Aceda ao documento aqui

Atleta com kettlebell

Título: Antidopagem 3

Autor: Luís Horta

Descrição: O treinador conhece as principais alternativas licitas ao uso de substâncias e métodos proibidos e estratégias inovadoras no âmbito do Programa Mundial Antidopagem. A importância do Sistema de Localização, o Passaporte Biológico, embora sejam um “Ovo de Colombo”, representam um elemento muito potente de dissuasão e respeito por todos os direitos dos praticantes desportivos. Identificar outras estratégias inovadoras como, por exemplo, a possibilidade de armazenar e reanalisar as amostras durante um período de 10 anos.

Aceda ao documento aqui

Atleta lesionado com braço ao peito

Título: Traumatologia no desporto 3

Autor: Marta Massada

Descrição: O treinador com um sólido entendimento de todos os pressupostos que envolvem a lesão no desporto consegue identificar os mecanismos que a causam, domina a biomecânica do gesto específico da modalidade onde está inserido e reconhece o potencial impacto da lesão para o atleta e para os que o rodeiam. Isto pode permitir avaliar e reconhecer precocemente o atleta que está em risco, de forma a intervir de forma preventiva ou até participar no processo de reabilitação.

Aceda ao documento aqui

Treinador com cronómetro observando prancheta de treino

Título: Pedagogia do desporto 3

Autor: Isabel Mesquita

Descrição: O Treinador de Alto Rendimento (TAR) é um “líder entre iguais”, porquanto todos os seus colaboradores são especialistas nas suas áreas de intervenção. Hodiernamente, os ambientes autocráticos e impositivos onde existe uma voz e as outras são silenciadas, ou ouvidas com fingimento, têm menos chances de promoverem sucesso em relação aos ambientes colaborativos e de suporte, onde o compromisso e a entrega genuína incitam a partilha de ideias e o empenhamento mútuo.

Aceda ao documento aqui

Dois atletas juniores a jogarem ténis

Título: Teoria e metodologia do treino desportivo 3

Autor: Paulo Cunha, José Afonso e Filipe Manuel Clemente

Descrição: O treinador deve ter conhecimentos e competências que lhe permitam uma intervenção coerente com atletas que se encontrem em etapas avançadas no âmbito da prestação desportiva. O planeamento de treino através de uma análise crítica do paradigma da periodização. O Desenvolvimento do Atleta a Longo Prazo (DALP), O Ritmo Circadiano e A Mulher Atleta são alvo de análises cuidadas. Por fim, o Controlo do Treino e o papel que as Equipas Multidisciplinares desempenham neste processo.

Aceda ao documento aqui

Cumprimento com várias mãos

Título: Ética no desporto 2

Autor: José Carlos Lima, André Xavier de Carvalho e Bruno Avelar Rosa

Descrição: Documento organizado em duas subunidades: a primeira (designada “Pedagogia da ética desportiva”) analisa a influência que o comportamento do treinador tem na promoção da ética e dos valores no desporto, auxiliando na tomada de decisão com vista à solução de dilemas éticos, a segunda (designada “Didática dos valores”), propõe formas de dotar a intervenção do treinador da devida intencionalidade, potencializando a sua operacionalização e sistematização.

Aceda ao documento aqui

Imagem com alimentos variados

Título: Nutrição 2

Autor: Cláudia Sofia Minderico

Descrição: Os conselhos nutricionais para os atletas têm, na sua base, os princípios de alimentação saudável que promovem o equilíbrio nutricional através de um padrão alimentar diário que contenha uma variedade de alimentos ricos em nutrientes. Para os atletas, não pode haver atalhos ou substitutos de uma nutrição adequada à otimização do desempenho físico. Os suplementos e alimentos funcionais não devem substituir a adequada alimentação do atleta.

Aceda ao documento aqui

Treinador e atleta de luta livre

Título: Psicologia do desporto 2

Autor: Cláudia Dias...[et al.]

Descrição: A psicologia é uma das ciências que mais pode contribuir para que o treinador desenvolva as suas funções de forma mais eficaz, proporcionando um conjunto de recursos, conhecimentos e estratégias que podem ajudar a promover e otimizar não apenas o desenvolvimento desportivo dos atletas, mas também o seu desenvolvimento pessoal. O treinador compreende o seu “papel psicológico” enquanto treinador e o “papel psicológico” do psicólogo do desporto.

Aceda ao documento aqui

Atleta realizando exercícios de tração em máquina de pesos

Título: Fisiologia do treino 2

Autor: José Gomes Pereira

Descrição: O conhecimento e interpretação do funcionamento do organismo humano assim como o estudo e conhecimento da anatomia e fisiologia são elementos imprescindíveis na “bagagem” de um profissional do treino desportivo. Permitem o conhecimento da estrutura e da função, bem como da forma como se processa a resposta aos estímulos e correspondente adaptação e na interação entre sistemas que lhe permitem manter o equilíbrio morfológico e funcional.

Aceda ao documento aqui

Atletas em cadeira de rodas na pista de atletismo

Título: Desporto adaptado 2

Autor: Leonor Moniz Pereira

Descrição: Documento organizado em três partes: A primeira aborda as perspetivas, modelos e princípios que nortearam o desporto para pessoas com deficiência; A segunda centra-se no desenvolvimento motor atípico identificando as limitações de desempenho motor no âmbito dos movimentos locomotores, de estabilidade e manipulativos; A terceira, na construção de jogos inclusivos, com a participação de pessoas sem e com deficiência.

Aceda ao documento aqui

Imagem de um halter e frascos de comprimidos

Título: Antidopagem 2

Autor: Luís Horta

Descrição: Os treinadores abordam esta temática, de forma a conhecerem as principais fontes documentais a nível internacional elaboradas pela Agência Mundial Antidopagem, nomeadamente o Código Mundial Antidopagem, as normas internacionais, as principais fontes documentais a nível nacional elaboradas pelo Estado português e autoridades públicas (Lei n.º 81/2021, de 30 de novembro) e os regulamentos antidopagem das federações desportivas nacionais.

Aceda ao documento aqui

Dois atletas em corrida

Título: Teoria e metodologia do treino desportivo 2

Autor: Paulo Cunha, José Afonso e Filipe Manuel Clemente

Descrição: O treinador deve reunir conhecimentos que lhe permitam uma intervenção com atletas que se encontrem numa fase intermédia do plano de desenvolvimento desportivo. O planeamento e periodização do treino será outra matéria nuclear que merecerá um desenvolvimento crítico especial, onde serão abordados os seguintes temas: porquê planear, modelos de periodização flexíveis, estruturas do planeamento, macroestruturas, mesoestruturas e microestruturas.

Aceda ao documento aqui

Jogador de futebol em jogo

Título: Traumatologia do desporto 2

Autor: Marta Massada

Descrição: A prática desportiva tem benefícios a diversos níveis, mas não é isenta de riscos. Essa possibilidade varia de acordo com a interação de um conjunto de fatores: uns relacionados com o próprio atleta/praticante (intrínsecos), outros com o meio envolvente e com as condições de prática (extrínsecos). O treinador deve reconhecer os indicadores que revelem a presença de uma lesão ou condição que comprometa a saúde e a segurança dos seus atletas.

Aceda ao documento aqui

Treinadora com crianças em exercício num pavilhão desportivo

Título: Pedagogia e didática do desporto 2

Autor: Isabel Mesquita...[et al.]

Descrição: O treinador expande a sua responsabilidade e compromisso em fidelizar os praticantes à prática desportiva, acautelando a diversidade, logo, a inclusão. Assume o papel central de mediador educativo ao formatar, de forma colaborativa e produtiva, a participação de todos os intervenientes, na salvaguarda dos papéis e funções atribuídas, no sentido de otimizar processos e meios de suporte a uma formação desportiva de qualidade.

Aceda ao documento aqui

Cumprimento com várias mãos

Título: Ética no desporto 1

Autor: José Carlos Lima, André Xavier de Carvalho e Bruno Avelar Rosa

Descrição: A ética funciona como um sistema de princípios e de valores que orientam a sua maneira de ser, estar e de agir, cuja dimensão educativa deve ser orientada por um conjunto de valores nucleares, (verdade, respeito, disciplina, apoio...). Os valores do treinador são, em regra geral, os valores dos seus atletas, o seu exemplo seja positivo que este seja capaz de compreender o potencial educativo e ético do desporto enquanto escola de vida.

Aceda ao documento aqui

Atleta de basquetebol em cadeira de rodas

Título: Desporto adaptado 1

Autor: Leonor Moniz Pereira

Descrição: Descrição da forma como o desporto ganhou significado e se desenvolveu dando origem aos jogos paralímpicos, por um lado, e, por outro, se transformou num meio para a mudança de mentalidades e contribuiu para a igualdade de oportunidades. São ainda abordados os modelos clínico, social e biopsicossocial e a sua influência no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência e na alteração da sua designação para desporto adaptado.

Aceda ao documento aqui

Realização de prova dse esforço com acompanhamento médico

Título: Funcionamento do corpo humano, primeiros socorros e antidopagem 1

Autor: Raúl António Bandarra Pacheco e Luís Horta

Descrição: Documento com descrição dos principais componentes anatómicos do aparelho locomotor com destaque para as estruturas osteoarticulares e musculo-tendinosas fundamentais para a compreensão da biomecânica e funcionamento do corpo humano, contribuindo para a prevenção de lesões provocadas pela prática desportiva, principalmente na relação entre cargas de treino e risco de lesões.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Desporto em números - 2021 = Sport in numbers - 2021»

Título: Desporto em números - 2021 = Sport in numbers - 2021

Autor: Instituto Nacional de Estatística

Descrição: Em formato bilingue, esta é a 2ª edição da publicação Desporto em Números 2021, na qual é divulgada informação relativa a indicadores sobre o desporto em Portugal. Nesta publicação divulgam-se resultados obtidos a partir de diversas fontes. A informação reporta de 2016 a 2021, quando disponível.

Aceda ao documento aqui

Manual de boas práticas ambientais no desporto: ética ambiental, imagens sobre desporto

Título: Manual de boas práticas ambientais no desporto: ética ambiental

Autor: Francisco Ferreira

Descrição: O Manual de Boas Práticas Ambientais no Desporto apresenta um enorme conjunto de oportunidades para promover a sensibilização ambiental, desenvolvendo ações diferenciadas e de construção de capacidades na sociedade nos domínios ambiental, social e económico, para além de motivar princípios de responsabilidade, entendimento e partilha. Tem edição do IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Aceda ao documento aqui

Quatro crianças num campo de futebol com uma bola, dois meninos e duas meninas.

Título: Manual para a Proteção de Crianças e Jovens no Desporto

Autor: APAV — Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Descrição: Desenvolvido no âmbito dos trabalhos de implementação do "Roteiro para uma proteção eficaz das crianças nas políticas em matéria de desporto”. Apresentado em fevereiro de 2022, em Lisboa, prevê medidas concretas, a adotar pela administração pública e organizações desportivas, para proteger as crianças, prevenir e dar resposta a episódios de todas as formas de violência contra crianças no desporto. Aflora as situações de violência contra crianças e jovens em contextos desportivos.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Grupo de trabalho para as políticas públicas em matéria de igualdade no desporto : relatório final : 31 de janeiro de 2023»

Título: Grupo de trabalho para as políticas públicas em matéria de igualdade no desporto - relatório final : 31 de janeiro de 2023

Autor: Grupo de trabalho nomeado pela Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Descrição: Relatório do grupo de trabalho constituído para este fim, com vista a sistematizar a informação, realizar um diagnóstico da situação em matéria de igualdade de género no desporto em Portugal; refletir acerca dos mecanismos europeus em matéria de igualdade no desporto e identificar áreas prioritárias e necessidades de intervenção.

Aceda ao documento aqui

Pessoas a praticar desporto ao ar livre.

Título: Saúde em jogo: Benefícios e riscos da prática desportiva

Autor: Raul António Bandarra Pacheco

Descrição: Esta é uma publicação que enumera, tal como o subtítulo indica, os Benefícios e Riscos da Prática Desportiva, com autoria de Dr. Raul Pacheco, Diretor do Departamento de Medicina Desportiva do IPDJ. Pretende sistematizar os princípios e boas práticas que o desportista deve adotar no sentido de salvaguardar a sua saúde, orientando-se pelos valores de uma prática desportiva saudável. Aborda diversos temas relacionados com a prática desportiva de competição, salientando também os riscos que o desporto comporta.

Aceda ao documento aqui

jovens a jogar futebol

Título: Guia prático de gestão para os clubes

Autor: Associação de Futebol de Castelo Branco

Descrição: Manual simplificado que pode ser utilizado pelas instituições filiadas na Associação de Futebol de Castelo Branco tendo como principais objetivos identificar/contribuir para implementar as melhores práticas de gestão no contexto de um clube desportivo; apresentar e sugerir possíveis abordagens às diferentes áreas do planeamento estratégico do clube; fornecer exemplos práticos e de documentos a utilizar para uma boa gestão. Ser uma ferramenta útil para os clubes.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Desporto para pessoas com deficiência 2».

Título: Desporto para pessoas com deficiência 2 | 2016

Autor: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Descrição: Edição IPDJ da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre: Conhecer as estruturas do desporto para pessoas com deficiência e a evolução do seu quadro competitivo; Reconhecer limites e saídas do desporto para pessoas com deficiência; Perceber as várias vertentes em que o desporto pode replicar soluções às pessoas com deficiência.

Aceda ao documento aqui

Lettering «O desporto para pessoas com deficiência 1».

Título: O desporto para pessoas com deficiência 1 | 2016

Autor: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I». Contém informação sobre: Entender o desporto para pesosas com deficiência e a sua origem; Diagnosticar e perspectivar conhecimentos e competências sobre a deficiência em Portugal; Interpretar o desporto como forma de capacitação e integração.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Biomecânica do desporto 2»

Título: Biomecânica do desporto 2 | 2016

Autor: João Paulo Vilas-Boas

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre: Introdução à biomecânica; Das leis do movimento de Newton e das interpretações de Euler à análise da técnica desportiva; A biomecânica na avaliação do movimento desportivo e no fornecimento de feedback ao executante.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Análise da performance desportiva 3»

Título: Análise da performance desportiva 3 | 2017

Autor: Afonso Neves, Isabel Mesquita e Jaime Sampaio

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Contém informação sobre: Modelos de análise da performance desportiva; Eficácia instrucional na análise da performance desportiva.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Didática do desporto».

Título: Didática do desporto 1 | 2026

Autor: Olímpico Coelho

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I». Contém informação sobre: A didática aplicada em contexto desportivo; A unidade de treino: fator estruturante da didática aplicada ao desporto.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Gestão do Desporto 3» sobre fundo branco e azul

Título: Gestão do desporto 3 | 2017

Autor: José Lopes

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Sobre conceitos de: gestão desportiva e as relações entre treinadores e dirigentes desportivos; o sistema desportivo; como perceber as organizações e o seu funcionamento; capacidade de análise e planeamento de estratégias de intervenção; et al..

Aceda ao documento aqui

Lettering «Funcionamento do corpo humano, nutrição e primeiros socorros»

Título: Funcionamento do corpo humano, nutrição e primeiros socorros 1 | 2016

Autor: Luís Horta e Raul Pacheco

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I», contém informação sobre: funcionamento do corpo humano; estilos de vida saudáveis, lesões desportivas, primeiros socorros; suporte básico de vida; nutrição.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Teoria e metodologia do treino desportivo 2 : modalidades coletivas »

Título: Teoria e metodologia do treino desportivo 2: modalidades coletivas | 2016

Autor: Paulo Cunha

Descrição: Esta edição pertence à coleção «Manual de Curso de Treinadores de Desporto Grau II» Contém informação sobre: fundamentos do processo de treino desportivo; treino das qualidades físicas; planeamento e periodização anual de treino desportivo; treino da técnica e da tática; teoria da competição desportiva

Aceda ao documento aqui

Atleta a fazer fitness com equipamento chamado «trx».

Título: Teoria e metodologia do treino desportivo 2 | 2021

Autor: Paulo Cunha, José Afonso e Filipe Manuel Clemente

Descrição: Edição do Instituto Português do Desporto e Juventude datada de 2021, que visa dotar os formandos de conhecimentos básicos para o exercício de funções de treinador em etapas iniciais do processo de treino. Aborda temas como: fundamentos do processo de treino; princípios do treino; introdução às qualidades ou capacidades motoras; a unidade de treino. Visa dotar os formandos de conhecimentos básicos para o exercício de funções de treinador em etapas iniciais do processo de treino.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Pedagogia do desporto» sob fundo branco e castanho.

Título: Pedagogia do desporto 1 | 2016

Autor: Olímpio Coelho

Descrição: Edição integra a coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I». Contém informação sobre: treinador(a) de grau I no contexto da pedagogia aplicada ao desporto; a intervenção pedagógica do(a) treinador(a) de grau I; e os pais na prática desportiva das crianças e jovens.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Observação e análise das habilidades desportivas»

Título: Observação e análise das habilidades desportivas 1 | 2016

Autor: José Rodrigues e Hugo Louro

Descrição: Publicação inserida no âmbito da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I», contém informação sobre: observação como ferramenta do processo de treino; observação e avaliação da técnica; observação e avaliação da tática.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Nutrição, treino e competição»

Título: Nutrição, treino e competição 2 | 2016

Autor: Cláudia Minderico

Descrição: Edição no âmbito da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém: informação sobre: requisitos energéticos; requisitos nutricionais; dieta de treino e de competição; hidratação e fluidos no atleta; suplementos dietéticos e potenciadores ergogénicos.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Traumatologia do Desporto»

Título: Traumatologia do desporto 2 | 2016

Autor: Raúl Oliveira

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Sobre traumatologia no desporto: introdução e relevância deste tema na formação dos treinadores; conceitos em traumatologia do desporto; fisiologia da reparação tecidular pós-lesão e princípios gerais de prevenção das lesões traumáticas no desporto.

Aceda ao documento aqui

Lettering - «Luta contra a dopagem 3»

Título: Luta contra a dopagem 3 | 2016

Autor: Luís Horta

Descrição: Edição incluída na coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Pretende identificar e aplicar alternativas lícitas à utilização de substâncias e métodos proibidos visando o incremento do rendimento desportivo (por ex. na optimização do planeamento de treino, e das estratégias a nível nutricional), entre outros.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Luta contra a dopagem 2»

Título: Luta contra a dopagem 2 | 2016

Autor: Luís Horta

Descrição: Edição IPDJ incluída na coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre deveres e direitos na luta contra a dopagem; malefícios orgânicos das substâncias e métodos proibidos

Aceda ao documento aqui

Lettering «Luta contra a dopagem 1»

Título: Luta contra a dopagem 1 | 2016

Autor: Luís Horta

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I». Contém informação sobre os objetivos da luta contra a dopagem; controlo de dopagem: em competição e fora de competição e educação e informação.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Fisiologia do treino »

Título: Fisiologia do treino 3 | 2017

Autor: José Gomes Pereira

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Contém informação sobre: Bioenergética; Fisiologia cardiorrespiratória; Termorregulação e fisiologia dos líquidos orgânicos.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Pedagogia do desporto 2» sob corres branca e castanha.

Título: Pedagogia do desporto 2 | 2016

Autor: Olímpio Coelho

Descrição: Edição incluída na coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre: o papel do treinador de grau II e da pedagogia na formação dos praticantes e no processo de desenvolvimento desportivo; a intervenção pedagógica no treino e na competição; os pais na prática desportiva das crianças e jovens.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Fisiologia do exercício 2»

Título: Fisiologia do exercício 2 | 2016

Autor: José Gomes Pereira

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre: Noção de adaptação Fisiológica; A transformação de energia química em mecânica no músculo esquelético; Fisiologia Cardiorrespiratória.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Ética e deontologia profissional 2»

Título: Ética e deontologia profissional 2 | 2016

Autor: Teotónio Lima

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau II». Contém informação sobre: A importância da formação de treinadores como fator de desenvolvimento desportivo; Ética e deontologia profissional; Ser treinador: saber estar e saber ser.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Pedagogia do desporto 3» sob fundo branco e castanho escuro.

Título: Pedagogia do desporto 3 | 2017

Autor: Olímpio Coelho

Descrição: Integrado na coleção «Manual de Curso de Treinadores de Desporto Grau III». Contém informação sobre: o papel do treinador de grau III e da pedagogia no processo de desenvolvimento desportivo; a condução de grupos de praticantes em contexto desportivo; o comportamento reflexivo do treinador.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Pluridisciplinaridade e treino desportivo» sob fundo branco e castanho

Título: Pluridisciplinaridade e treino desportivo 3 | 2017

Autor: António Vasconcelos Raposo

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Incluído no Programa Nacional de Formação de Treinadores, contempla um momento de reflexão nesta matéria, «Pluridisciplinaridade e treino desportivo», a ter lugar no Grau III, e cuja realização se processa em regime de seminário, com uma duração de 12h.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Psicologia do desporto 1» sob fundo branco e castanho

Título: Psicologia do desporto 1 | 2016

Autor: Sidónio Serpa

Descrição: Edição da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I» Contém informação sobre: fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva, a motivação e o processo de treino e a relação treinador-atleta.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Psicologia do desporto 2» sob fundo branco e castanho

Título: Psicologia do desporto 2 | 2016

Autor: Sidónio Serpa

Descrição: Esta edição integra a coleção «Manual de Curso de Treinadores de desporto - Grau II Contém informação sobre: a organização do comportamento do praticante e a gestão de objetivos; a análise do desempenho individual; as emoções e a prática desportiva; a coesão e o ambiente de grupo; a formação ética do praticante.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Psicologia do Desporto 3» sobre fundo castanho e branco

Título: Psicologia do desporto 3 | 2017

Autor: Sidónio Serpa

Descrição: Pertence à coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau III». Contém informação sobre: abordagem pessoal do processo desportivo; métodos de recolha de informação psicológica; o treino psicológico; a preparação das grandes competições; a carreira do praticante e os acontecimentos críticos; o papel do psicológico do desporto.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Teoria e metodologia do treino : modalidades coletivas» sob fundo azul e branco.

Título: Teoria e metodologia do treino: modalidades coletivas 1 | 2016

Autor: Paulo Cunha

Descrição: Edição no âmbito da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I». Aborda os seguintes conteúdos: rendimento desportivo; planeamento da formação desportiva; e desenvolvimento dos conteúdos.

Aceda ao documento aqui

Lettering sobre fundo branco e azul «Teoria e metodologia do treino : modalidades individuais»

Título: Teoria e metodologia do treino: modalidades individuais 1 | 2016

Autor: Luís Rama

Descrição: Edição no âmbito da coleção «Manual de curso de treinadores de desporto Grau I», contém informação sobre a carga de treino e processos adaptativos, o treino desportivo como um sistema integrado, o treino das qualidades físicas e a sessão de treino.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Desenvolvimento motor e aprendizagem»

Título: Desenvolvimento motor e aprendizagem 1 | 2016

Autor: João Barreiros

Descrição: Edição no âmbito da coleção «Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau I» - Visa distinguir as diferentes fases do desenvolvimento, e identificar os diferentes critérios de corte entre fases. Identificar e descrever os fatores envolvidos na aprendizagem e as respetivas interações.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Teoria e metodologia do treino desportivo 2 : modalidades individuais» sob fundo azul e branco

Título: Teoria e metodologia do treino desportivo 2 : modalidades individuais | 2016

Autor: José Manuel Borges

Descrição: Edição no âmbito da coleção «Manual de Curso de Treinadores de Desporto Grau II». Contém informação sobre: fundamentos do processo de treino desportivo; o treino das qualidades físicas: a resistência; o treino das qualidades físicas: a força; o treino das qualidades físicas: a velocidade; o treino das qualidades físicas: a flexibilidade; a otimização da técnica desportiva; intervenção tática e gestão da situação de competição; planeamento do treino; planeamento do processo de formação desportiva.

Aceda ao documento aqui

Logótipo da Federação Portuguesa de Judo e lettering com título do manual e regulamento.

Título: Manual de graduações e regulamento de graduações

Autor: Federação Portuguesa de Judo

Descrição: Manual e regulamento de graduações da Federação Portuguesa de Judo, no intuito de compilar de forma resumida no mesmo documento um pouco da história desta prática, bem como a história das associações espalhadas pelo país, pontuações e penalizações em competições, formas de cumprimento nesta modalidade bem como as diferentes aplicações de técnicas. Termina com ilustrações das técnicas e um glossário de termos japoneses.

Aceda ao documento aqui

Capa com a letra P a vermelho e um B a verde, sob um fundo amarelo a representar as cores dos dois países, Portugal e Brazil.

Título: Temas Emergentes em Atividade Física, Saúde e Bem-Estar: Realidades de Brasil e Portugal

Autor: Saulo Vasconcelos Rocha, et al.

Descrição: Este livro reúne trabalhos científicos cuidadosamente organizados que tem em temas emergentes relacionados à saúde, o fio condutor das abordagens, que permitirá o leitor visualizar a preocupação na promoção de políticas públicas de saúde que priorizem a qualidade de vida da população. Esta edição tem o objetivo de contribuir para elevar o grau de conhecimentos de forma pertinente acerca desta temática de saúde e bem-estar.

Aceda ao documento aqui

Capa completamente encarnada com lettering a branco.

Título: Desporto, educação e qualidade de vida

Autor: Rui Matos, et al.

Descrição: Os diversos capítulos deste livro refletem os conceitos que se interligam no título: “Desporto, educação e qualidade de vida”. A sua importância é uma mistura fundamental para o desenvolvimento do conhecimento complexo sobre a qualidade de vida. A obra estrutura-se em duas dimensões, uma contextualizada à educação e formação desportiva, e outra, relacionada com a educação e o desenvolvimento dos jovens e crianças.

Aceda ao documento aqui

Perfil de grávida estilizada com cores roxo e azul mais lettering.

Título: Promoção da atividade física e do exercício durante a gravidez e o pós-parto: guia para profissionais de saúde

Autor: Rita Santos Rocha et al.

Descrição: Esta publicação tem como objetivo a promoção da atividade física, do exercício físico, e do desporto, como comportamentos enquadrados no estilo de vida saudável nas fases de gravidez e de pós-parto. Foi concebido por uma equipa multidisciplinar de profissionais do exercício físico, da nutrição, e da saúde. Dirige-se a todos os profissionais de saúde que interagem com mulheres que se encontram nesta fase especial da vida.

Aceda ao documento aqui

Imagem de um cérebro estilizado com pernas, sob um fundo amarelo e branco.

Título: Mind & Gait: programa de exercício físico para o idoso com fragilidade

Autor: Rita Santos Rocha et al.

Descrição: Manual de apoio a um Programa de Exercício Físico estruturado e adaptado à pessoa idosa com fragilidade. O Projeto MIND&GAIT visa a promoção da autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. A informação que consta neste manual, resulta de dados provenientes dos vários investigadores responsáveis pelo desenvolvimento e implementação do programa.

Aceda ao documento aqui

capa a roxo com o título da publicação Gravidez ativa: manual do programa de exercício físico e silhueta feminina grávida

Título: Gravidez ativa: manual do programa de exercício físico

Autor: Rita Santos Rocha, Joana Prior de Freitas e Marta Fernandes de Carvalho

Descrição: Concebido por uma equipa de investigadores e profissionais de exercício físico, dirige-se a todos os profissionais de exercício físico (ou treinadores de desporto) que interagem com mulheres grávidas. Descreve o programa de exercício físico, com base em atividades que podem ser realizadas em grupo ou em contexto de treino personalizado (ou online). Apoio do IPDJ, através do Programa Nacional Desporto para Todos 2020.

Aceda ao documento aqui

capa roxa com o nome da publicação Guia da gravidez ativa: atividade física, exercício, desporto e saúde na gravidez e pós-parto e silhueta feminina grávida

Título: Guia da gravidez ativa: atividade física, exercício, desporto e saúde na gravidez e pós-parto

Autor: Rita Santos Rocha

Descrição: Promoção da atividade física, do exercício físico e do desporto, como comportamentos enquadrados no estilo de vida saudável na gravidez e pós-parto. Enquadrada no programa «Gravidez Ativa» – promoção da prática de atividade física e desportiva durante a gravidez e pós-parto, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. Apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude/ PNDpT.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Caderneta escola ativa» com bonecos de crianças a brincar.

Título: Caderneta escola ativa

Autor: Rita Santos Rocha e Carina Nunes Santos

Descrição: Esta publicação está enquadrada no «Programa Escola Ativa - promoção de atividade física e desportiva em contexto escolar», apresentada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém e apoiada pelo Programa Nacional Desporto para Todos (PNDpT) do IPDJ, I.P. Esta é a 2.ª edição da caderneta, que objetiva a promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis, incluindo alimentação e sono.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Agenda da gravidez ativa»

Título: Agenda da gravidez ativa

Autor: Rita Santos Rocha, Joana Prior de Freitas e Marta Fernandes de Carvalho

Descrição: Um Guia onde poderão ser realizados os registos relacionados com a atividade física, exercício físico e atividade desportiva durante a gravidez. Uma edição da Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém, apoiada pelo Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), 2020, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Aceda ao documento aqui

duas pessoas de ambos os sexos a praticar ténis e outra do sexo feminino com livro. lettering do titulo da obra Por mais igualdade de género no desporto

Título: Por mais igualdade de género no desporto

Autor: Comissão Europeia

Descrição: A igualdade de género é um princípio fundamental da União Europeia. As recomendações e propostas de ações concretas dirigidas, pelo Grupo de Alto Nível da Comissão Europeia para a Igualdade de Género no Desporto, à Comissão Europeia, aos Estados-Membros e às organizações desportivas nacionais e internacionais, visam estabelecer um setor desportivo mais equilibrado em termos de género em toda a Europa.

Aceda ao documento aqui

Jovem com o lettering " Do not Touch" espelhado no corpo.

Título: Põe o assédio e o abuso sexual fora de jogo

Autor: PNED

Descrição: Flyer informativo sobre o assédio sexual em qualquer ambiente desportivo, neste caso concreto, refere o futebol feminino como exemplo. Tal como o título indica “Põe o assédio e o abuso sexual fora de jogo”, este é um flyer que pretende ajudar e informar jovens e mulheres, alertando para esta questão comportamental de abuso e a esclarecer que o silêncio nunca é benéfico neste tipo de situações e pode originar consequências muito graves.

Aceda ao documento aqui

Jovem com roupa desportiva e com máscara de super heroí a levantar um cartão vermelho.

Título: Cartão vermelho ao bullying

Autor: PNED e FMH

Descrição: O Bullying é um problema que está cada vez mais presente no Desporto. O PNED (Plano Nacional de ética no Desporto) e a FMH (Faculdade de Motricidade Humana lançaram em 2012 esta brochura informativa/ educativa/ preventiva contra o Bullying, que se chama “Cartão Vermelho ao Bullying”. Evocando frases como “Tu podes fazer a diferença!” ou “Começa já hoje a dizer não!” de modo a dissuadir estes comportamentos nas camadas jovens.

Aceda ao documento aqui

Lettering «Ética desportiva para todos» e imagens /pictogramas de pessoas a realizarem atividade física/ várias modalidades desportivas.

Título: Ética desportiva para todos

Autor: Adaptação: Sandra Marques, Revisão Bruno Avelar Rosa (ILIDH) e José Carlos Lima (PNED/IPDJ)

Descrição: É uma publicação direcionada para pessoas com deficiência e de leitura fácil. Apresenta-se nas versões impressa, braille, áudio e língua gestual portuguesa. Esta publicação, uma colaboração entre o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano com o IPDJ, aborda o tema da ética, dos valores no desporto de forma inclusiva, e com conceitos muito simples.

Aceda ao documento aqui

Uma jovem a praticar judo e uma seringa, com o lettering «Os perigos da dopagem: conheça os factos»

Título: Os perigos da dopagem: conheça os factos

Autor: PNED e Autoridade Antidopagem de Portugal

Descrição: Brochura sobre tudo o que devemos saber sobre a dopagem bem como os seus principais efeitos nefastos. Aborda temas como suplementos, o que está em causa na dopagem, os métodos utilizados e as consequências para os atletas que utilizam as diversas substâncias, estas estão também enumeradas nesta brochura. “A dopagem não é apenas falta de ética, é também prejudicial à saúde. Se os tomares, será por tua conta e risco.”

Aceda ao documento aqui

Nadadora com touca e óculos de natação com um fecho zip na boca fechada.

Título: Resultados combinados: silêncio ou denúncia?

Autor: PNED

Descrição: No âmbito do projeto europeu Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroots Sport (T-PREG) - financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+ foi desenvolvida esta brochura. Procura promover a denúncia de Manipulação de competições desportivas (Match Fixing), através de uma imagem impactante, alertando para a importância de reconhecer, resistir e por fim reportar, denunciando.

Aceda ao documento aqui

Três crianças felizes, juntas em equipa, em que a criança do centro segura uma bola de basketball.

Título: Ética desportiva para crianças e jovens

Autor: PNED

Descrição: Esta brochura aborda de uma forma simples e prática alguns conceitos relativos à ética desportiva, ou seja, como se devem comportar todos aqueles que estão envolvidos na prática desportiva. Apresenta frases inspiradoras como, por exemplo, “O importante não é o resultado, mas sim a prestação.”. E promove valores éticos como o respeito, honestidade, coragem, justiça, ajuda, determinação, imparcialidade, entre outros.

Aceda ao documento aqui

Ética na vida e no desporto: compilação de textos premiados no concurso literário «A ética na vida e no desporto», com pictogramas de vários desportos

Título: Ética na vida e no desporto: compilação de textos premiados no concurso literário «A ética na vida e no desporto»

Autor: coord. Conceição Soares e José Lima ; pref. Mário Zambujal

Descrição: É uma compilação de textos vencedores do concurso «A Ética na Vida e no Desporto», dinamizado pelo PNED e outros parceiros, os quais convidam à reflexão e adoção de boas práticas. Tratam-se de visões e partilhas que sublinham de que forma valores como o respeito, amizade, cooperação, entre outros, se afirmam na vida e no desporto.

Aceda ao documento aqui

Quatro mãos de diferentes etnias mostrando reprovação. Uma bola de basketball, futebol, volley, ténis e uma raquete de ping pong a representar os diversos desportos de equipa.

Título: Dislike ao racismo no desporto

Autor: PNED

Descrição: O Desporto deve proporcionar estilos de vida equilibrados e saudáveis. Por vezes, assiste-se a um lado menos bom no desporto, como a utilização de expressões racistas. O IPDJ através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APVCD) e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) desenvolveram esta brochura pedagógica.

Aceda ao documento aqui

Imagem gráfica de bolas com quatro cores diferentes.

Título: Carta Olímpica - Tradução oficiosa 

Autor: Trad. Alexandre Miguel Mestre, Filipa Saldanha Lopes

Descrição: A Carta Olímpica, em vigor desde 8 de julho de 2011, contém a codificação dos Princípios Fundamentais do Olimpismo, das Regras e dos Textos de Aplicação adotados pelo Comité Olímpico Internacional. A Carta Olímpica é editada em língua portuguesa pelo Instituto Português do Desporto e Juventude / PNED, Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e colaboração do Comité Olímpico de Portugal.

Aceda ao documento aqui

Conjunto de imagens fotográficas alusivas à prática desportiva e convivência social

Título: Código de Ética Desportiva

Autor: António Sérgio dos Santos Magalhães, et al.

Descrição: Com edição do Instituto Português do Desporto e Juventude, dando cumprimento ao desafio do Código de Ética no Desporto do Conselho da Europa, adotado pelos Ministros europeus responsáveis pelo desporto, em maio de 1992, para que os estados-membros da UE criassem os seus códigos de ética desportiva, nasce, por iniciativa do XIX Governo Constitucional, e no âmbito do PNED, o Código de Ética Desportiva em Portugal.

Aceda ao documento aqui

Fotomontagem com prática desportiva e convivência social

Título: Manual Plano Nacional de Ética no Desporto

Autor: José Carlos Novais Lima, Paulo José Carvalho Marcolino

Descrição: Edição do Instituto Português do Desporto e Juventude/PNED e Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. O manual elenca valores como: fair-play, respeito pelas regras do jogo; jogo limpo; respeito pelo outro; responsabilidade; amizade; relação e interajuda; respeito pelo corpo; bem-estar; crescimento harmónico da pessoa; voluntariado; educação, entre outros, que se pretendem assimilados e vividos no desporto.

Aceda ao documento aqui

Splitz a ver-se ao espelho com um chapéu ventoinha e câmaras de filmar

Título: As aventuras de Splitz!: o pequeno herói!

Autor: Ricardo Roque Martins

Descrição: Trata-se de um conjunto de cinco histórias desenhadas. Aborda os temas do bullying, da discriminação, da conciliação entre a vida académica e o desporto, o individualismo e o doping no desporto. Com uma linguagem juvenil e desenhos originais vai ao encontro das crianças e dos jovens possibilitando uma reflexão sobre valores e desafios no desporto. Uma publicação ILIDH e IPDJ/PNED que contou com o apoio do POPH.

Aceda ao documento aqui

pais e filhos na bancada com o letterring Ética no desporto linhas orientadoras para clubes

Título: Ética no desporto: linhas orientadoras para clubes

Autor: Bruno Avelar Rosa, Pedro Morais e Pedro Teques

Descrição: O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, publicou várias brochuras com linhas orientadoras dirigidas a pais, clubes, professores, praticantes, treinadores e todos os envolvidos na prática desportiva. Estas brochuras têm como objetivo, ser uma ferramenta pedagógica de apoio, no âmbito da ética desportiva. Esta edição, é essencialmente, dedicada aos clubes/pais.

Aceda ao documento aqui

casal de pais com filhos às costas e leterring ética no desporto linhas orientadoras para pais

Título: Ética no desporto: linhas orientadoras para pais

Autor: Pedro Teques e Bruno Avelar Rosa

Descrição: O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, publicou várias brochuras com linhas orientadoras dirigidas a pais, clubes, professores, praticantes, treinadores e todos os envolvidos na prática desportiva. Estas brochuras têm como objetivo ser uma ferramenta pedagógica de apoio, no âmbito da ética desportiva. Esta edição, é essencialmente, dedicada aos pais.

Aceda ao documento aqui

figuras a praticar vários desportos com o lettering «Ética no desporto: Linhas orientadoras para professores»

Título: Ética no desporto : linhas orientadoras para professores

Autor: Bruno Avelar Rosa

Descrição: Trata-se de uma edição do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano com o apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto/Instituto Português do Desporto e Juventude. Esta edição visa potenciar o enquadramento dos professores quanto à sua intervenção pedagógica junto dos alunos, sobretudo os mais jovens, em relação à educação para valores e ética desportiva.

Aceda ao documento aqui

Lettering sobre fundo azul e preto  «Sistema político desportivo e o modelo de financiamento em Portugal »

Título: Sistema político desportivo e o modelo de financiamento em Portugal

Autor: Jorge Vilela de Carvalho

Descrição: Aborda em primeiro lugar a «Participação Desportiva», da base (generalização da prática desportiva) ao alto rendimento (a elite), e analisa a estrutura do desporto organizado e o Sistema Político-Desportivo que a enquadra. Embora em português, é o resultado de diversos estudos elaborados (em inglês, francês, espanhol e em português) a pedido de diversos países no âmbito da cooperação internacional, multilateral e bilateral.

Aceda ao documento aqui

Um homem a fazer levantamento de pesos e uma mulher ao telefone, com o lettering Recomendações para ser ativo em teletrabalho

Título: Recomendações para ser ativo em teletrabalho

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Publicação IPDJ no âmbito das campanhas #Serativoemcasa e #Beactive, sugestões que o vão ajudar a gerir melhor o seu dia, contribuindo para poder ser mais produtivo em teletrabalho, não descurando a prática da atividade física, fundamental para o equilíbrio, saúde e bem-estar.

Aceda ao documento aqui

Idoso sentado numa bola de pilates a fazer atividade física com alteres nas mãos

Título: Guia de recomendações para desporto sénior

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Edição IPDJ no âmbito das campanhas #Serativoemcasa e #Beactive. Neste Guia de Recomendações, o IPDJ apresenta dicas práticas para que se mantenha ativo/a e saudável em qualquer momento. Mesmo que não tenha energia, contrarie a tendência, insista e caminhe. Aos poucos, a oxigenação no corpo vai fazê-lo perceber que Desporto é Saúde.

Aceda ao documento aqui

Uma família com pai mãe e duas crianças a fazerem atividade física em casa

Título: Guia prático ser ativo em casa

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Edição IPDJ no âmbito da campanha #Serativoemcasa e #Beactive. Neste documento, o IPDJ apresenta as recomendações de atividade física e dicas práticas para que se mantenha ativo/a e saudável em qualquer momento. Com criatividade e seguindo as recomendações.

Aceda ao documento aqui

Um casal de idosos. Lettering «Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: pessoas com mais de 65 anos»

Título: Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: pessoas com mais de 65 anos

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Edição IPDJ no âmbito das Campanhas #Serativoemcasa e #Beactive. A prática regular de atividade física apresenta um largo conjunto de benefícios sobre os diversos sistemas e aparelhos do nosso organismo, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde, na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos, incluindo os idosos.

Aceda ao documento aqui

Uma mãe e uma filha em ambiente de ginásio. Lettering: Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: jovens e adultos - 18 aos 64 anos.

Título: Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: jovens e adultos - 18 aos 64 anos

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Edição IPDJ no âmbito das campanhas #Serativoemcasa e #Beactive. A prática regular de atividade física apresenta um largo conjunto de benefícios sobre os diversos sistemas e aparelhos do nosso organismo, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde.

Aceda ao documento aqui

Dois jovens e o lettering «Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social : crianças e jovens - 5 aos 17 anos»

Título: Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social : crianças e jovens - 5 aos 17 anos

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Publicação IPDJ no âmbito das campanhas #SerAtivoemCasa e #Beactive, recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social : crianças e jovens - 5 aos 17 anos

Aceda ao documento aqui

Mãe deitada a segurar  um bebé pelos sovacos em cima da barriga, e o lettering «Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: Bebés e crianças - 0 aos 4 anos»

Título: Recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: Bebés e crianças - 0 aos 4 anos

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Publicação IPDJ no âmbito das Campanhas #SerActivoemCasa e #Beactive, recomendações para a prática de atividade física em situação de isolamento social: Bebés e crianças - 0 aos 4 anos: até 1 ano de idade; 1 e 2 anos de idade; 3 e 4 anos de idade.

Aceda ao documento aqui

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.