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Lettering para capa do Jornal Oficial da união Europeia 2021/C 241/03

Título: Conclusões do conselho e dos representantes dos governos dos estados-membros, reunidos no conselho, sobre o reforço da governação multinível ao promover a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão

Autor: Comissão Europeia, Jornal oficial da União Europeia.

Descrição: Documento do Jornal Oficial da UE: «Conclusões do conselho e dos representantes dos governos dos estados-membros, reunidos no conselho, sobre o reforço da governação multinível ao promover a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão», de 21/06/2021.

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Roda de vários jovens representativos de vários géneros, etnias, culturas....

Título: Faz-te ouvir! Manual sobre a carta europeia revista sobre a participação dos e das jovens na vida local e regional

Autor: Conselho da Europa, coord. Matia Losego, trad. Carla Lopes

Descrição: A Carta revista foi criada como ferramenta para apoiar jovens, youth workers, organizações e autoridades locais para promover e potenciar a participação significativa dos e das jovens ao nível local na Europa e pode ser usada de diferentes formas. Visa ajudar a encontrar as respostas certas para diferentes contextos europeus da participação juvenil.

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Capa azul com o título da publicação Coolkit - Jogos para a Não-Violência e Igualdade de Género

Título: Coolkit - Jogos para a Não-Violência e Igualdade de Género

Autor: Graça Rojão, Tânia Araújo, Ângela Santos, Sónia Moura, Rosa Carreira

Descrição: É um recurso ao dispor de todos os educadores e educadoras, sejam professores/as, formadores/as, animadores/as, pais e mães ou voluntários/as em atividades educativas, para abordar com jovens temáticas fundamentais do ponto de vista dos direitos humanos e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura promotora da igualdade de género e da não-violência, através de dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e outros.

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imagem a várias cores com o título da publicação Manual Crianças e Jovens vítimas de violência: compreender, intervir e prevenir

Título: Manual Crianças e Jovens vítimas de violência: compreender, intervir e prevenir

Autor: APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Descrição: Incide em quatro formas de violência centrais, maus-tratos, violência sexual, bullying e violência no namoro. Assenta nas principais necessidades percebidas e no trabalho desenvolvido na escola, família e comunidade. Parte de uma abordagem compreensiva das formas de violência em análise (I), explora princípios e práticas de intervenção (II) e identifica e sistematiza pressupostos e estratégias de prevenção (III).

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jovens de costas a fazer o sinal de vitória e a ler o título da publicação

Título: Guião para a prevenção da violência no namoro em contexto universitário

Autor: Mafalda Ferreira, Ana Luísa Abreu e Sofia Neves

Descrição: Guião especialmente dirigido à comunidade académica, designadamente aos/às estudantes universitários/as, pretende constituir-se como referencial de capacitação para a promoção da igualdade de género e para a prevenção e combate à violência de género, nomeadamente aquela que ocorre em contexto de intimidade. Clarifica conceitos chave através da abordagem de temáticas como a (des)igualdade de género e a violência no namoro.

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Conjunto de imagens de jovens em atividades de educação não formal.

Título: O trabalho com jovens em foco: guia para a recomendação CM/Rec(2017)4

Autor: Nik Paddison; Snezana Baclija knoch

Descrição: Este documento pretende guiar os leitores ao longo da Recomendação CM/Rec(2017)4 do Comité de Ministros do Conselho da Europa aos Estados-Membros sobre o trabalho com jovens, e visa aproximar o conteúdo desta recomendação dos seus potenciais utilizadores. Disponibiliza conselhos e exemplos de ações a empreender e políticas a desenvolver, enfatizando como fazer a diferença nas vidas das pessoas jovens.

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fundo ocre com lettering beje e castanho, apresenta alguns símbolos em pictograma como uma planta, uma sapatilha (esta está em destaque), um cérebro, um cartão de multibanco, um prato com talheres, uma casa, uma ampulheta e uma chave inglesa.

Título: Como crescem os portugueses: infância e adolescência

Autor: Maria do Céu Machado

Descrição: Portugal tem um historial de sucesso na saúde infantil, situando‑se no top 5 dos países europeus. Mas a saúde é apenas uma dimensão do bem‑estar, além da família, da educação, da justiça, do apoio social. Nestas áreas, estamos também ao nível dos melhores? Estes resultados mantêm‑se na adolescência? O cenário é nacional, ou haverá diferenças entre regiões do país? São a estas perguntas que se procura responder nesta publicação.

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vários jovens a colocar dúvidas num quadro

Título: Jovens e educação sexual: conhecimentos, fontes, recursos.

Autor: Tatiana Ferreira, Maria Manuel Vieira, Duarte Vilar, Vanessa Cunha e Paulo Pelixo

Descrição: O estudo, iniciado em 2019 e agora concluído, apura os conhecimentos, as fontes de informação e os recursos dos/as jovens a frequentar o ensino secundário sobre sexualidade. Foi realizado, em parceria, por investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada, e Associação para o Planeamento da Família.

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pessoas jovens a saltar

Título: Novas ideias de negócios de base regional: startups diferentes para resultados diferentes

Autor: Associação Empresarial (Vila Real), Associação Empresarial da Beira Baixa (Castelo Branco)

Descrição: O estudo, promovido pela Associação Empresarial (Vila Real) e pela Associação Empresarial da Beira Baixa (Castelo Branco), assume-se como resposta à necessidade de ampliar o conhecimento relativo ao espírito empreendedor em territórios de baixa densidade, nomeadamente das gerações mais jovens (18-28). Aborda os principais desafios com dos/as empreendedores/as na implementação de novas ideias e formas de negócio.

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capa vermelha com o título da obra COOLBOX - Jogos para a Igualdade de Género e para a Não Violência, Recurso pedagógico

Título: COOLBOX - Jogos para a Igualdade de Género e para a Não Violência, Recurso pedagógico

Autor: Rosa Carreira (Coord.) e Graça Rojão

Descrição: É uma segunda edição de jogos pedagógicos, sobre esta temática lançada pela Coolabora. É um manual, criado de uma forma colaborativa, com jogos e dinâmicas de grupo capazes de criarem ou reforçarem a consciência cívica das crianças e jovens. São 36 jogos e dinâmicas de grupo divididos em 4 áreas temáticas: resolução não violenta de conflitos; igualdade de género e violência de género; violência no namoro e bullying.

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capa laranja com o título CUIDAdania - Cuidado e Cidadania na Construção da Igualdade nas Escolas.

Título: CUIDAdania - Cuidado e Cidadania na Construção da Igualdade nas Escolas.

Autor: Rosa Carreira (coord.), Sandra Silvestre, Graça Rojão

Descrição: Pretende servir para orientar e inspirar as escolas ou organizações da sociedade civil que decidam promover um processo participativo para uma sociedade mais igualitária. Promover uma educação livre de estereótipos de género associados às escolhas profissionais de rapazes e raparigas para que escolham profissões e atividades ligadas ao trabalho pago, independentemente do género a que geralmente estas são associadas.

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Bonecos infográficos de pessoas e edifícios e lettering «Acesso de jovens de bairros desfavorecidos aos direitos sociais = Access of young people from disadvantaged neighbourhoods to social rights. Recomendação CM/REC(2015)3

Título: Acesso de jovens de bairros desfavorecidos aos direitos sociais

Autor: Conselho da Europa; Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: Defesa dos direitos sociais dos/das jovens de bairros desfavorecidos visando o desenvolvimento de políticas de juventude e respostas ao trabalho com jovens, contra a exclusão, a discriminação e a violência que afetam os/as jovens, particularmente em bairros desfavorecidos multiculturais.

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Imagem com pessoas a desenhar e a pintar uma folha de papel branca, e lettering «Juventude e Igualdade, Comunidades Ciganas», «Centro de Juventude de Lisboa»

Título: Juventude e igualdade - Comunidades Ciganas

Autor: Nora Kiss

Descrição: Aborda a temática da Juventude, das Comunidades Ciganas e a Igualdade de Género, a história da comunidade cigana, a sua origem, a cultura e tradições, bem como alguns princípios, conceitos gerais e dinâmicas de educação não formal para a promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género.

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Fotos de jovens e lettering Espelhos : manual sobre o combate ao anticiganismo através da educação para os Direitos Humanos

Título: Espelhos : manual sobre o combate ao anticiganismo através da educação para os Direitos Humanos

Autor: Ellie Keen

Descrição: Manual produzido no âmbito do Plano de Ação da Juventude Cigana do Conselho da Europa para fornecer aos professores, formadores e facilitadores de processos educativos não formais informação essencial e ferramentas metodológicas que os capacitem a abordar o anticiganismo com jovens de todas as idades e em qualquer contexto sociocultural.

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Fundo amarelo com lettering Manual sobre padrões de qualidade para políticas de juventude; Padrões para políticas de juventude de qualidade

Título: Manual sobre padrões de qualidade para políticas de juventude; Padrões para políticas de juventude de qualidade

Autor: Anthony Burrowes «et al.»

Descrição: Neste manual foram reunidos 8 padrões de qualidade e respetivos indicadores, permitindo uma adaptação às diferentes organizações, disponibilizando ferramentas, dicas e estratégias para avaliar o estado das políticas de juventude no seu contexto, seja ele nacional, regional, local ou europeu e identificar o que está a funcionar bem ou mal, com vista a uma participação jovem informada, de qualidade, eficaz e eficiente.

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Pintura infantil com pessoas e prédios e o lettering «Perspetivas do desenvolvimento dos jovens residentes na freguesia de Santa Clara em Lisboa, pós-pandemia da Covid-19»

Título: Perspetivas do desenvolvimento dos jovens residentes na freguesia de Santa Clara em Lisboa, pós-pandemia da Covid-19

Autor: Coord. Hemma Tengler, et al.

Descrição: Relatório do estudo realizado de setembro a dezembro de 2021, que teve como objetivo identificar as perspetivas, analisar as barreiras do desenvolvimento pessoal e local e compreender o impacto da Covid-19 na vida dos jovens de 15 a 24 anos residentes na Freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

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Capa com fundo amarelo e o lettering «Plano nacional de políticas locais de juventude: edição especial covid-19»

Título: Plano nacional de políticas locais de juventude: edição especial covid-19

Autor: Federação Nacional das Associações Juvenis

Descrição: Edição especial da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ)da publicação «Plano nacional de políticas locais de juventude», onde se expõe o conjunto de medidas, ideias e ações do poder local para ativar e apoiar os jovens e as suas organizações em tempos de pandemia Covid-19, com assinatura editorial de Tiago Rego, à data presidente da FNAJ.

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Infografia de uma asa e lettering «Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado

Título: Manual de apoio na gestão de voluntariado : Voahr - voluntariado organizado para uma ação humanitária de referência

Autor: Coord. Sónia Fernandes

Descrição: Manual compilado no âmbito do projeto VOAHR – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência. Apoiado financeiramente: EEA Grants e gerido pelo organismo intermédio Fundação Calouste Gulbenkian. A FNAJ (Federação Nacional de Associações Juvenis) é a entidade promotora. Parceiros: IPDJ, Asserbiz e a Pista Mágica.

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Bonecos infográfico de pessoas e lettering "Apoio a jovens refugiados na transição para a vida adulta" e "Supporting young refugees in transition to adulthood"

Título: Recomendações para o apoio a jovens refugiados na transição para a vida adulta

Autor: Conselho da Europa; Instituto Português do Desporto e Juventude; trad. André Quintino

Descrição: Recomendação CM/Rec(2019)4 do Conselho da Europa sobre «Apoio a jovens refugiados(as) na transição para a vida adulta». Ferramenta agora em português, com medidas do Conselho da Europa para os Estados-Membros, instituições governamentais e organizações que trabalham com e para jovens poderem apoiar as e os jovens refugiadas/os na sua transição para a vida adulta.

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Lettering e logótipo da Fnaj no canto superior esquerdo sobre fundo azul.

Título: Plano nacional de políticas locais de juventude: por reais políticas de juventude

Autor: Dir. Tiago Manuel Rego; coord. Carlos de Sousa Santos; rev. política Cátia Camisão

Descrição: Este plano elaborado pela Fnaj (Federação Nacional das associações Juvenis), reúne em primeiro lugar um diagnóstico das políticas municipais de juventude, indica também as estratégias europeias para a juventude; as políticas locais para a juventude Portuguesa, bem como, várias ações que devem ser tomadas apresentando as vantagens de cada uma delas.

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olho aberto com o título Juventude e cidadania: educação e participação

Título: Juventude e cidadania: educação e participação

Autor: Centro de Juventude de Lisboa

Descrição: Apresenta o trabalho que o IPDJ, incluindo o CJL e parceiros, têm desenvolvido para promover a cidadania e participação juvenil através da Educação Não Formal. Do Conselho da Europa aos programas do IPDJ, passando pelas atividades desenvolvidas em conjunto com as entidades parceiras, aborda algumas boas práticas no trabalho com e para os jovens em contexto da Educação Não Formal e o papel dos agentes no desenvolvimento juvenil.

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Lettering «The contribution of youth work to preventing marginalisation and violent radicalisation : a practical toolbox for youth workers & recommendations for policy makers : results of the expert group set up under the European Union Work Plan for Youth for 2016-2018»

Título: The contribution of youth work to preventing marginalisation and violent radicalisation: a practical toolbox for youth workers & recommendations for policy makers - results of the expert group set up under the European Union Work Plan for Youth for 2016-2018

Autor: European Commission

Descrição: Edição da Comissão Europeia sobre a contribuição do trabalho com jovens, e aprendizagem não formal e informal. Visa promover a cidadania ativa e participação dos jovens em sociedades diversas e tolerantes, evitando a marginalização e a radicalização, potencialmente resultando em comportamento violento.

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Composição de cinco fotografias, uma à esquerda com um tablet em que se vê o manual em formato digital e quatro à direita com jovens de várias etnias.

Título: Compass: Manual para a educação para os Direitos Humanos com jovens

Autor: Coord. Matia Losego; trad. Maria João Dornelas e Sofia Maul.

Descrição: O COMPASS fornece ideias concretas, atividades práticas e facilitadoras de Educação Não Formal, para professores com interesse nesta área. Destina-se a profissionais ou a voluntários que pretendem envolver e motivar os jovens a aprender, viver e agir para os Direitos Humanos. Promove uma perspetiva abrangente da Educação nesta área e vê nos jovens agentes de uma cultura de Direitos Humanos.

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três jovens a andar na rua de uma cidade com outros jovens em esplanadas e título Trabalho com jovens

Título: Trabalho com jovens

Autor: Conselho da Europa; Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: A 31 de maio de 2017, o Comité de Ministros do Conselho da Europa adotou a Recomendação CM/Rec(2017)4. Aplica-se ao trabalho com jovens em toda a sua diversidade. Incentiva os Estados-Membros a desenvolver políticas de trabalho com jovens dentro da sua esfera de competência, convidando-os a adotar uma série de medidas que fortaleçam o apoio necessário ao trabalho com jovens a nível local, regional, nacional e europeu.

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mãos de várias cores e título Acesso de jovens aos direitos

Título: Acesso de jovens aos direitos

Autor: Conselho da Europa; Instituto Português do Desporto e Juventude

Descrição: A 28 de setembro de 2016, o Comité de Ministros do CE adotou a Recomendação CM/Rec(2016)7. As propostas estabelecem estratégias para melhorar o acesso de jovens a direitos que reflitam os princípios da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, não discriminação e igualdade de oportunidades, igualdade de género, responsabilização, democracia, participação e solidariedade intergeracional.

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várias fotos com jovens em atividades desportivas, culturais, intercâmbio e o título Activity report 2014-2019: Committee on Culture and Education

Título: Activity report 2014-2019: Committee on Culture and Education

Autor: Committee on Culture and Education

Descrição: Trata-se de um relatório da Comissão de Cultura e Educação da União Europeia, sobre as políticas de cultura, educação, juventude, desporto, cidadania, audiovisual, mídia e digital, da 8.ª legislatura, entre 2014 e 2019. Destaca algumas das atividades e decisões tomadas nas diversas áreas e o seu contributo no futuro do desenvolvimento da União Europeia. Divulga publicações realizadas sobre as temáticas da Comissão.

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Fundo com cores laranja e azul e lettering «Strategic plan 2020-2024 : directorate general for education, youth, sport, and culture»

Título: Strategic plan 2020-2024 : directorate general for education, youth, sport, and culture

Autor: European Commission

Descrição: DGEAC - Plano Estratégico 2020-2024 – Educação, Juventude, Desporto e Cultura. O plano estratégico está dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os objetivos a serem alcançados nos domínios da educação e formação, desporto, juventude, cultura, investigação e inovação, em termos de política e programas. A segunda parte apresenta como a DGEAC irá contribuir para a modernização da administração da Comissão.

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Lettering «Guia dos Direitos Humanos para os Utilizadores da Internet» sob fundo branco e azul e o mapa mundo

Título: Guia dos direitos humanos para os utilizadores da internet : recomendação CM/REC(2014)6 e exposição de motivos

Autor: Conselho da Europa

Descrição: Edição original do Conselho da Europa, tradução e versão portuguesa do IPDJ, no âmbito da coordenação em Portugal da «Campanha Ódio Não | Movimento contra o discurso de ódio». Permite a utilizadores da Internet conhecer os seus direitos humanos em linha, possíveis limitações dos mesmos e vias para obter reparação por tais limitações. Contém informação sobre implicações dos direitos e liberdades no contexto da Internet, como invocá-los, aplicá-los e como obter uma reparação.

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Imagens de post-it com mensagens e lettering «Developing digital youth work : policy recommendations and training needs»

Título: Developing digital youth work : policy recommendations and training needs

Autor: European Commission

Descrição: «Desenvolvendo o trabalho digital para jovens - Recomendações políticas e necessidades de formação» trata-se de uma publicação da Comissão Europeia destinada a animadores de juventude organizada pelo grupo de peritos criado no âmbito do Plano de Trabalho da União Europeia para a Juventude para 2016-2018. Reflete apenas os pontos de vista dos autores. A Comissão não se considera responsável pelo uso que possa ser feito da informação nele contida.

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telemóvel a apelar a consciência ambiental com paisagem de fundo

Título: Digitalização e clima: consciência ambiental no mundo digital

Autor: Saferinternet.at.; adapt. Maria Margarida Saco e Fernando Espadinha

Descrição: Manual destinado a jovens, alunos e educadores, disponibiliza uma série de atividades lúdicas e pedagógicas sobre o que o clima tem a ver com os meios digitais e as pessoas jovens. Para além das introduções teóricas, este manual contém também exercícios apropriados para a utilização em sala de aula ou workshops com grupos de jovens, para despertar a sua consciência ambiental.

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Dois jovens e duas jovens e o lettering «Employment and social developments in Europe [Periódico Digital] : young europeans: employment and social challenges ahead»

Título: Employment and social developments in Europe [Periódico Digital] : young europeans: employment and social challenges ahead

Autor: Joost Korte, Barbara Kauffmann and Loukas Stemitsiotis ; European Commission

Descrição: Relatório em periódico digital da Comissão Europeia sobre o emprego e a situação social na Europa. Mostra que os jovens foram dos mais negativamente afetados pela perda de postos de trabalho durante a crise económica provocada pela pandemia de COVID-19. A recuperação foi mais lenta para os jovens do que para outros grupos etários.

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Título: The contribution of youth work in the context of migration and refugee matters : a pratical toolbox for youth workers and recommendations for policymakers : results of the expert group set up under the European Union work plan for youth for 2016-2018

Autor: European Comission

Descrição: Edição da Comissão Europeia, «Publications Office of the European Union, 2019, Luxemburg», uma toolbox prática para trabalhadores da área da Juventude e recomendações para policy makers: resultados do grupo de peritos criado no âmbito do plano de trabalho da União Europeia para a Juventude para 2016-2018

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Foto de cabeça de lince ibérico em lixo reciclado de Bordalo II

Título: Lisboa+21 : políticas e programas de juventude numa perspetiva global | Lisboa+21: youth policies and programes from a global perspective

Autor: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. ; trad. Ana Paula Pinto ; colab. Carlos Manuel Pereira...

Descrição: Relatório bilingue da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e do Fórum da Juventude «Lisboa+21», organizados pelo Governo Português/ IPDJ e pelo Conselho Nacional de Juventude, com o endosso de parceiros do sistema das Nações Unidas.

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Lettering «Referências: Manual para o combate contra o  discurso de ódio online através da Educação para os Direitos Humanos» e fotos da Campanha Movimento Contra o Discurso de ódio

Título: Referências : manual para o combate contra o discurso do ódio online através da educação para os direitos humanos

Autor: Conselho da Europa: Ellie Keen, Mara Georgescu ; trad. Fundação Calouste Gulbenkian

Descrição: Com edição de 2016 este manual foi pensado para apoiar o Movimento Contra o Discurso de ódio, a Campanha da Juventude do Conselho da Europa Contra o Discurso de Ódio online, e será útil para educadores e educadoras que trabalham com esta problemática, dentro ou fora do sistema de educação formal.

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Uma jovem a  sorrir e o lettering «Alternativas: Agir contra o discurso de ódio através de contranarrativas»

Título: Alternativas: Agir contra o discurso de ódio através de contranarrativas

Autor: Agata de Latour, e outros

Descrição: Versão portuguesa do manual que disponibiliza orientação para o desenvolvimento de contranarrativas e narrativas alternativas para o combate contra o discurso de ódio e a promoção dos Direitos Humanos, especialmente em contextos online.

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Duas mãos desenhadas em cumprimento e o lettering «Liaisons, Ligações»

Título: Ligações = Liaisons : um manual para a prevenção do extremismo violento através da informação para jovens

Autor: ERYICA - European Youth Information and Counselling Agency

Descrição: Manual, versão portuguesa do original da ERYICA, uma ferramenta educativa, em resposta à crescente solicitação dentro do setor da juventude, que se encontra frequentemente sem meios para trabalhar na prevenção deste fenómeno, uma chave para entender aspetos do extremismo violento, um catálogo de recursos práticos ao dispor das/os técnicas/os.

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