Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Na véspera do Dia Mundial do Ambiente, 4 de junho, os serviços de Viseu do Instituto Português do Desporto e Juventude e a REFOOD Viseu realizaram o workshop «Nova Energia - Agir para o Desenvolvimento Sustentável» com estudantes da Escola Profissional Profitecla.
Partindo da troca de ideais, nesta ação de capacitação, sensibilização e educação não-formal, dirigida pelas voluntárias da Refood Viseu, Catarina Bravo Madeira e Mariana Bravo Madeira, debateu-se o futuro sustentável e a ação climática da cidade de Viseu.
Foram relatados os principais desafios que a cidade enfrenta e debatidas possíveis medidas que gostariam ver concretizadas, na cidade até 2030, alinhadas aos vários 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os principais problemas incluem questões relacionadas com a poluição atmosférica, mobilidade, resíduos, habitação e saúde. A partir destes momentos de debate, os/as jovens defenderam uma aposta na mobilidade suave (através de ciclovias e ruas pedonais), na aquisição de veículos elétricos e uma maior oferta de transportes públicos. Estas medidas foram pensadas, não só, para «aliviar» o trânsito da cidade, como também, para melhorar a qualidade do ar e o espaço público envolvido.
Já, no setor dos resíduos, os/as estudantes consideraram ser crucial a colocação de mais contentores, especialmente, para beatas de cigarros e a necessidade de uma maior atenção para os resíduos provenientes de dejetos de animais.
No que diz respeito à habitação, os/as alunos/as mostraram uma forte preocupação com os elevados preços praticados. As questões de saúde não ficaram esquecidas, pelo que, os/as jovens evidenciaram a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços (tempos de espera) e aumentar o número de infraestruturas de cuidados de saúde e, consequentemente, o número de profissionais associados.
Desta reflexão, o ODS 3 (saúde de qualidade), o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), o ODS 12 (produção e consumo sustentáveis) e o ODS 13 (ação climática) foram considerados os mais pertinentes para o futuro sustentável de Viseu.
A dinâmica de grupo contribuiu para dar voz e recolher contributos de atores/atrizes da sociedade civil, tendencialmente, subestimados nos processos de planeamento e decisão, e, igualmente, relevantes para a concretização dos ODS e do desenvolvimento (sustentável) das suas comunidades e cidades.
mailviseu@ipdj.pt | geral.viseu@re-food.org
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.