Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Apesar do aumento gradual da participação das mulheres no desporto, estas continuam sub-representadas nos órgãos de decisão das instituições desportivas, incluindo os Clubes Desportivos.
O Governo comprometeu-se, junto da União Europeia e do Conselho da Europa, a concretizar medidas para uma maior igualdade de género no desporto. Em julho de 2023 foi constituído o primeiro grupo de trabalho nesta área, coordenado pela atleta paralímpica Leila Marques e com a participação do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Comité Olímpico, Comité Paralímpico, Confederação do Desporto e Federação Portuguesa de Futebol.
O IPDJ, I.P. tem vindo, na sequência do projeto All IN, a concretizar o compromisso de incrementar políticas e programas para diminuir barreiras e aumentar a participação das raparigas e mulheres em todas as áreas desportivas onde se inclui a liderança.
O Projeto All IN - Rumo à igualdade de género no desporto, iniciado em 2019, foi o primeiro grande passo para tornar visível, a nível Europeu, as desigualdades entre mulheres e homens existentes, e comprometer os Países envolvidos no projeto, como foi o caso de Portugal.
O Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto pode ser consultado aqui e indica as áreas prioritárias com necessidade de intervenção e faz propostas de ação concretas. Entre elas, um dos objetivos ao nível da liderança, é a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva, pretendendo-se garantir que a proporção de pessoas de cada sexo em programas de desenvolvimento profissional de gestão desportiva e de competências de liderança não seja inferior a 10 % até 2026 e a 33,3% a partir de 2029.
Prosseguindo os objetivos da igualdade de género no desporto e na sequência das medidas preconizadas no Relatório resultante do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto foi desenvolvida esta campanha nacional (em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira) direcionada às raparigas, alunas do ensino secundário, com vista a promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo».
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Atualizado em: 26/10/2023
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.