TU TAMBÉM PODES SER A PRESIDENTE DO TEU CLUBE - TU TAMBÉM PODES SER A PRESIDENTE DO TEU CLUBE

COMO PODEMOS AJUDAR?


null TU TAMBÉM PODES SER A PRESIDENTE DO TEU CLUBE

TU TAMBÉM PODES SER A PRESIDENTE DO TEU CLUBE

Promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino

25/10/2023

Apesar do aumento gradual da participação das mulheres no desporto, estas continuam sub-representadas nos órgãos de decisão das instituições desportivas, incluindo os Clubes Desportivos.

O Governo comprometeu-se, junto da União Europeia e do Conselho da Europa, a concretizar medidas para uma maior igualdade de género no desporto. Em julho de 2023 foi constituído o primeiro grupo de trabalho nesta área, coordenado pela atleta paralímpica Leila Marques e com a participação do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Comité Olímpico, Comité Paralímpico, Confederação do Desporto e Federação Portuguesa de Futebol.

O IPDJ, I.P. tem vindo, na sequência do projeto All IN,  a concretizar o compromisso de incrementar políticas e programas para diminuir barreiras e aumentar a participação das raparigas e mulheres em todas as áreas desportivas onde se inclui a liderança.

O Projeto All IN - Rumo à igualdade de género no desporto, iniciado em 2019, foi o primeiro grande passo para tornar visível, a nível Europeu, as desigualdades entre mulheres e homens existentes, e comprometer os Países envolvidos no projeto, como foi o caso de Portugal.

O Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto pode ser consultado aqui e indica as áreas prioritárias com necessidade de intervenção e faz propostas de ação concretas. Entre elas, um dos objetivos ao nível da liderança, é a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva, pretendendo-se garantir que a proporção de pessoas de cada sexo em programas de desenvolvimento profissional de gestão desportiva e de competências de liderança não seja inferior a 10 % até 2026 e a 33,3% a partir de 2029.

Prosseguindo os objetivos da igualdade de género no desporto e na sequência das medidas preconizadas no Relatório resultante do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto foi desenvolvida esta campanha nacional (em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira) direcionada às raparigas, alunas do ensino secundário, com vista a promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo».

Objetivo da campanha

  • Demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário, que ser mulher, e ser presidente de um clube, é possível, e não passa só de um sonho;
  • Contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto.
  • Firmar o posicionamento do Governo e do IPDJ, nas matérias de combate à desigualdade de género no Desporto, designadamente em cargos de liderança de clubes.

Materiais disponíveis para descarregar

 

Spot

 

Cartaz

 

Imagens para redes sociais

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

Atualizado em: 26/10/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.