Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Realizou-se nos dias 4 e 5 de março, a Sessão Distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário), que decorreu no Auditório José Mariano Gago – Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Nesta sessão, jovens deputadas/os de escolas do distrito de Lisboa discutiram o tema «Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento
dos Jovens, com as seguintes medidas:
1 – Implementar um sistema de avaliação, de cada disciplina, mais equitativo e que valorize as diferentes competências de cada aluno.
2 – Desenvolver projetos em distintas dimensões e áreas na sociedade, visando a colaboração entre jovens de diferentes contextos sociais estudantis e dando oportunidade aos alunos de fazerem parte da equipa de coordenação da estratégia de
educação da sua escola.
3 – Promover a acessibilidade na escola, através da certificação das instalações físicas (rampas e espaços adaptados, entre outros), garantindo a igualdade de oportunidades, acesso e um ambiente inclusivo para todos, independentemente das suas necessidades especiais.
4 – Inclusão da Literacia Financeira e da Literacia Política nas “Aprendizagens Essenciais” das disciplinas que compõem o Currículo Português, garantindo o desenvolvimento das competências elencadas no “Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória”.
5 – Modificar a alínea b) do n.º 2 do Art.14º, da Portaria n.º 226A/2018, de 7 de agosto, que refere a obrigatoriamente de escolha de uma disciplina anual de 12º ano ligada à natureza do curso científico-humanístico do estudante, possibilitando a
escolha das disciplinas opcionais anuais desse ano de escolaridade, de qualquer um dos cursos, de acordo com o interesse dos estudantes.
Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição - «Os jovens portugueses e o mercado de trabalho: que saídas? Que futuro?» - e eleit@s as deputadas e os deputados que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas as seguintes escolas:
No total, participaram nesta iniciativa 102 jovens provenientes de 50 escolas do distrito de Lisboa.
A Sessão contou ainda com a presença da presidente da Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, Rosalia Vargas, do representante do delegado regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Pedro Damião, do representante do Gabinete da Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, José Linos Ramos, e a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques.
Esta iniciativa contou com o apoio do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
Todos os acontecimentos deste programa através do seu portal, em: https://jovens.parlamento.pt
(+351) 218 920 800
maillisboa@ipdj.pt
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.