Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O evento teve como objetivos: criar uma plataforma em que seja possível facilitar a união entre os jovens da CPLP; consciencializar os jovens sobre os seus direitos e deveres garantidos pela Carta da Juventude; promover o debate democrático; estimular a cooperação e a transmissão de conhecimento e persuadir os Estados-membros a implementar internamente as resoluções aprovadas no parlamento.
O início do Programa da iniciativa contou com a presença de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Carla Mouro, Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, que fizeram a sessão de abertura. Os jovens parlamentares centraram-se depois em sessões de trabalho no âmbito da Comissão Especializada.
Nos restante dias do evento, destacamos:
Os jovens deputados presentes no II Parlamento Juvenil da CPLP recomendaram aos Senhores Ministros responsáveis pela XV Conferência de Ministros da juventude e Desporto da CPLP a adopção de 10 medidas, de que destacamos, entre outras:
Incentivos financeiros e técnicos aos jovens para criação de empresas sustentáveis;
Promoção da habitação acessível e sustentável;
Promoção do acesso à saúde e educação sustentável;
Investir na transição energética, especificamente para a renovável, com o intuito de dimunir a emissão de gases de efeitos de estufa;
Aposta na formação técnica e profissional para a promoção do autoemprego.
No último dia desta iniciativa, na Sessão de Encerramento, os jovens fizeram a apresentação das Recomendações Finais aos Ministros do Desporto e Juventude das CPLP, com a presença de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República e de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização
O Programa Parlamento Juvenil à escala da CPLP surgiu no âmbito da Resolução 13.ª da Declaração Final da XII Reunião da Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CMJD-CPLP), ocorrido em Luanda, e das recomendações das Nações Unidas para a criação de espaços de reflexão sobre a cidadania, a paz e o aprofundamento da democracia pelos jovens.
Atualizado em: 26/11/2024
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.