Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O Movimento Contra o Discurso de Ódio «No Hate Speech» foi lançado em 22 de março de 2013, sendo esta a primeira campanha online do Conselho da Europa.
A campanha foi a primeira iniciativa internacional a abordar o discurso de ódio alertando para a importância dos direitos humanos. Foi referenciada em 45 países, tendo vários parceiros e uma comunidade internacional de ativistas online.
Em Portugal, estiveram envolvidas várias entidades e associações juvenis, reunidas num Comité Nacional coordenado pelo IPDJ.
Acompanharam-se as dinâmicas europeias e comemoraram-se os Dias Europeus de Ação, onde foram abordadas temáticas específicas, tais como:
A campanha ajudou a reconhecer a Internet como um serviço público, um espaço comum onde os direitos humanos se devem aplicar a todos/as e onde a dignidade humana deve vir em primeiro lugar.
A campanha promoveu a liberdade de expressão e a participação plena dos/as jovens na sociedade, tanto online como offline, na qualidade de agentes, atores e ativistas em benefício de todos/as.
O discurso de ódio não é um fenómeno do passado, continua a ser um perigo real.
O Movimento Contra o Discurso de Ódio criou um conjunto de recursos e suportes educativos, ferramentas essenciais na continuação da promoção da literacia digital e mediática, bem como do pensamento crítico e da capacidade de denunciar e agir contra o discurso de ódio.
Consciente da necessidade de divulgar e utilizar recursos em ações de promoção dos direitos humanos online e de combate ao discurso de ódio, o IPDJ desenvolve ações nesta área, através do projeto Internet Segura, e foi neste âmbito que se a traduziu e editou em língua portuguesa o Manual ALTERNATIVAS.
Para além deste, alguns outros recursos foram traduzidos e editados em português:
O discurso de ódio não é um fenómeno do passado, continua a ser um perigo real.
Consciente da necessidade de continuar a divulgar e utilizar recursos em ações de promoção dos direitos humanos online e de combate ao discurso de ódio, o IPDJ continua a desenvolver ações nesta área, através do projeto Internet Segura, e foi neste âmbito que se a traduziu e editou em língua portuguesa o Manual ALTERNATIVAS.
Em consonância com a Declaração final da Conferência de Avaliação realizada em Estrasburgo em abril de 2018, o IPDJ continua e continuará ativo, vigilante e empenhado em manter vivo o movimento pelos direitos humanos online, preservando a sua juventude e relevância, convidando todas as entidades parceiras e associações de jovens a participar.
O movimento pelos direitos humanos online continua.
Mais informação - Sítio Europeu da Campanha https://www.coe.int/en/web/no-hate-campaign/home
Acede aqui à plataforma da campanha.
No Observatório do Discurso do Ódio: http://nohatespeechmovement.org/hate-speech-watch/
Às autoridades nacionais em Portugal: Linha Internet Segura.
campanha@odionao.com.pt
Atualizado em: 28/04/2023
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.