Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
Numa cerimónia que decorreu no jornal A Bola, parceiro desde a primeira edição desta iniciativa, os/as vencedores/as da XII edição do Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto», receberam os prémios e menções honrosas pelos trabalhos apresentados.
Este evento contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias e das entidades parceiras deste concurso.
O secretário de Estado do Desporto, agradeceu presença de todos/as nesta cerimónia e destacou a importância inquestionável deste concurso literário que «tem contribuido desde 2012 para várias reflexões sobre honestidade, solidariedade e fairplay, tanto nas competições desportivas, como na vida.»
Pedro Dias referiu ainda «a ética como um valor transversal que importa inaltecer a valorizar. O desporto é o exemplo que contribui que iniciativas como estas sejam disseminadas noutras atividades e instituições posicionando, adequadamente, a ética e os valores.»
Os/As participantes congratularam-se com os prémios recebidos neste concurso que celebra a criatividade e a reflexão crítica, mas também reforça a importância da literatura e do diálogo sobre valores éticos como ferramentas de transformação e resgate da dignidade humana.
O concurso foi criado em 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Podem concorrer estudantes do ensino secundário de escolas públicas, particulares e cooperativas e, a partir de 2014, também a população prisional e jovens dos centros educativos a frequentar os mesmos graus de ensino, na sequência de um acordo entre o IPDJ e a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP).
O forte interesse por esta edição justificou a admissão de um total de 240 trabalhos, oriundos de todas as regiões de Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Destes foram selecionados 37 para a fase nacional, 26 no segmento «Estudantes de Escolas Secundárias» e 11 no segmento «Estudantes de Estabelecimentos Prisionais e Centros Educativos».
O Júri foi constituído por Jorge Rafael em representação da Direção-Geral de Educação/Desporto Escolar e presidente do júri, Anabela Reis Vice-Presidente da Fundação do Desporto, Alexandre Pereira Diretor Adjunto do jornal desportivo “A Bola”, Filipe Arraiano em representação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Teresa Rocha Embaixadora da "Ética no Desporto" e Mário Almeida , Presidente do Panathlon Clube de Lisboa.
O Concurso Literário «A Ética na Vida e no Desporto» é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional para a Ética e Desporto, em parceria com o jornal desportivo "A Bola", a Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Panathlon Clube de Lisboa, a Fundação do Desporto, a Direção Regional de Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.