IPDJ assinala Dia Nacional da Pessoa Cigana com «Mostra virtual de projetos» promovidos pelo movimento associativo jovem - IPDJ assinala Dia Nacional da Pessoa Cigana com «Mostra virtual de projetos» promovidos pelo movimento associativo jovem

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IPDJ assinala Dia Nacional da Pessoa Cigana com «Mostra virtual de projetos» promovidos pelo movimento associativo jovem

Jovens combatem discriminação, sensibilizam a opinião pública e incentivam a participação das comunidades ciganas em atividades.

24/06/2024

Assinala-se, hoje, 24 de junho, o Dia Nacional da Pessoa Cigana. O objetivo deste dia é celebrar as tradições ciganas e chamar a atenção para a exclusão social que a comunidade, a maior minoria étnica na Europa, com certa de oito milhões de pessoas, muitas vezes vivencia.

Em 2024, as pessoas ciganas continuam a ser afetadas por preconceito, intolerância e discriminação em várias esferas da vida em sociedade. Continua, por isso, a ser necessário recordar a importância de promover políticas públicas contra o anticiganismo e a necessidade de combater os estereótipos atribuídos à comunidade cigana.

As associações de jovens, motor de mudanças comunitárias, têm um papel importante nestas mudanças. O IPDJ convidou-as a apresentarem alguns projetos que visam o combate à discriminação, a sensibilização da opinião pública, bem como, o incentivo à participação em iniciativas, enquanto exercício de cidadania, que aqui apresentamos:

O Pasec – Eurobairro Undeground E9G, promovido pela PASEC - Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais é um projeto, integrado na rede nacional do Programa Escolhas, que pretende promover o sucesso escolar e o aumento dos níveis de participação social de crianças e jovens, contribuindo, assim, para a diminuição dos fenómenos de absentismo/insucesso escolar, marginalidade juvenil, iliteracia e exclusão social no território de intervenção.  

O seu público-alvo é, na sua maioria, de etnia cigana, residente em urbanizações camarárias, estando sinalizados 245 crianças e jovens. São comunidades com grandes problemáticas de cariz socioeconómico e educativo em que as relações de proximidade e a intervenção direta desde a escola aos bairros é de grande relevância.  

No âmbito do projeto foram utilizados processos pedagógicos que partem do método de Simbologia Grupal - metodologia patenteada e premiada internacionalmente - articulado com os princípios da Educação Não Formal, para a Cidadania Europeia e Global e Desenvolvimento Sustentável. As atividades deste projeto são implementadas por uma equipa multidisciplinar, que tenta diversificar o leque de respostas para a capacitação de crianças e jovens.

O projeto está em execução em Vila Nova de Famalicão, sendo parceiros a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão, o Município de Vila Nova de Famalicão, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas D. Maria II, agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco I. 

Para saber mais sobre este projeto e Associação, carregue aqui.

O Movimento Transformers apresenta-nos a Escola de Superpoderes, projeto de partilha de talentos, assente em princípios de educação não formal, composto por cinco fases, que conseguiu e tem mobilizado um número significativo de jovens da comunidade cigana através: 

  • Recrutamento de mentores/as;  

  • Capacitação de mentores/as e match de atividades tendo em conta os seus talentos e as escolhas dos e das aprendizes; 

  • Aulas semanais, utilizando o talento para trabalhar diferentes problemáticas sociais relevantes no contexto dos/as aprendizes; 

  • Payback, uma atividade idealizada e preparada pelos/as aprendizes, com apoio dos e das mentores/as, de retorno à comunidade utilizando o talento aprendido; 

  • Festival TNT - Todos Nós Transformamos, que celebra um ano de aprendizagens e junta mentores/as, equipa Transformers, parceiros e comunidade alumni.

O projeto está em execução no Porto, Lisboa, Maia e Gondomar, contando com parceiros como a Câmara Municipal do Porto e o próprio IPDJ.

Para saber mais sobre este projeto e sobre o Movimento Transformers carregue aqui.

O projeto Pontes de Inclusão é promovido pela APISB – Associação Solidariedade Jovem, no distrito de Bragança.  

Pretende envolver crianças/jovens em atividades promotoras do sucesso escolar e em experiências vocacionais ou profissionais realizadas no contexto de trabalho, facilitando a empregabilidade e desenvolvendo competências pessoais e digitais. Pretende, igualmente, promover a inclusão social de crianças/jovens pertencentes a minorias étnicas, migrantes ou alvo de medidas de proteção, ou tutelares educativas, através da arte e do desporto como veículos de inclusão. 

Conta com atividades como o «Passaporte Inclusivo», que visa promover a inclusão social de crianças/jovens pertencentes a minorias étnicas ajudando-os a definir o seu projeto de vida assente em princípios de participação e cidadania, e a atividade «Informaticando», na qual crianças e jovens podem obter ajuda com os programas mais utilizados no âmbito escolar, mas também serem sensibilizados e orientados para a utilização segura da internet. Outras atividades como a «Encaminh'arte» e o «GymnoPontes» desenvolvem competências artísticas, culturais e desportivas. 

O projeto está em execução no concelho de Bragança, contando com uma adesão significativa da população jovem de etnia cigana e tem como parceiros o Município de Bragança, a Polícia de Segurança Pública, o Centro de Saúde de Santa Maria e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Bragança. Para saber mais sobre este projeto carregue aqui.

A Associação Pitadas de Sorrisos atua no distrito da Guarda e pretende promover a inclusão social e o desenvolvimento de competências, combater o abandono escolar; promover o sucesso escolar mediante ações de cariz prático-profissional e lúdico-pedagógico; apoiar a construção do percurso individual de crianças e jovens; promover o envolvimento de encarregados de educação na vida escolar; promover a concentração e estudo de forma correta e organizada desenvolvendo competências individuais; informar e prevenir a adoção de comportamentos de risco além de proporcionar momentos de lazer, desenvolvendo competências sociais.

A Associação desenvolve um conjunto variado de ações como a avaliação e diagnóstico de problemas de âmbito escolar e realização de planos individuais; ações de esclarecimento relacionados com a educação para a saúde; atividade de ocupação de tempos livres nas férias de verão e colónia de férias ou acampamento e promove, ainda, atividades para desenvolver nas crianças e jovens competências artísticas. 

Para saber mais sobre a Associação Pitadas de Sorrisos, conheça as suas redes sociais aqui  

A MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão, associação algarvia, pretende estimular a participação ativa, crítica e construtiva das pessoas jovens, por meio de um conjunto de atividades temáticas de grande importância social e, em simultâneo e não menos importante, caracteriza-se por ser um espaço privilegiado de construção de competências sociais. 

Desenvolve os seguintes projetos: 

  • AJO - Academia para a capacitação do/a Jovem de Olhão; 

  • FOJE: Forúm Olhanense de Juventude; 

  • ESC – Escola Social de Competências; 

  • LIC – Laboratório Intercultural; 

  • Festival Olhares; 

  • Ocupação de Tempos Livres. 

Destaca-se, nestes projetos, uma participação significativa da população jovem de etnia cigana e, enquanto parceiros, destacam-se: YEU – Youth for Exchange and Understanding, o Porgrama Escolhas, o Programa Erasmus+ Juventude em Ação / Corpo Europeu de Solidariedade, a Junta de Freguesia de Quelfes, a Federação Nacional das Associações Juvenis, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, o Município de Olhão e todos os agrupamentos de escola deste mesmo município.  

Para saber mais sobre esta Associação e os seus projetos, carregue aqui.

O Clube de Jovens de Faro é um projeto promovido pela Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano que desenvolve a sua atividade no Algarve. Trata-se de um projeto que visa responder ao problema da exclusão social em contextos desfavorecidos. Ao longo de 12 meses foram desenvolvidas atividades destinadas a crianças e jovens e aos seus familiares, por meio de metodologias e práticas não formais e informais. 

Assim, foi criado o Gabinete de Apoio à Criança onde foram desenvolvidas as seguintes atividades: ateliers de sessões artísticas; sessões desportivas; sessões de gamificação para desenvolvimento de competências; apoio escolar para desenvolvimento de competências educativas; sensibilização e consciencialização para as questões de inclusão social e cívica; sessões de apoio parental para desenvolvimento de competências de trabalho com as crianças e jovens e trabalho da literacia e competências digitais. 

O projeto ocorreu durante 12 meses, no concelho de Faro, tendo uma participação expressiva dos jovens da comunidade cigana. Foram parceiros a Câmara Municipal de Faro, a União de Freguesias de Faro (Sé-São Pedro) e o IPDJ. Informalmente, foram também parceiros o Agrupamento de Escolas Afonso III, Centro Comunitário Horta Areia, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, MAPS – Movimento de Apoio às Problemáticas Sociais, CNAIM - Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, Instituto da Segurança Social, CPCJ Faro e AIPAR -Associação de Proteção à Rapariga e à Família. 

Para saber mais sobre este projeto e sobre a Sê Mais Sê Melhor - Associação para a Promoção do Potencial Humano carregue aqui.

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