Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O Dia Internacional das Pessoas Ciganas, celebrado a 8 de abril, é a ocasião para reconhecer e valorizar a herança cultural e histórica da comunidade cigana e promover a inclusão de jovens da etnia cigana e o combate ao anticiganismo.
O IPDJ, tendo em conta suas atribuições e compromissos no âmbito do II Plano Nacional para a Juventude, organiza um conjunto de iniciativas que, durante o ano de 2024, visam:
Sensibilizar a juventude em geral para a inclusão das comunidades ciganas e para o combate ao discurso de ódio;
Promover a reflexão sobre e sensibilização para as questões específicas da juventude, nomeadamente artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa nas comunidades ciganas;
Capacitar e empoderar as pessoas jovens das comunidades ciganas para a participação cívica;
Promover a inclusão de jovens ciganos/as nos diversos programas do IPDJ.
No dia 8 de abril, online, o IPDJ apresenta a versão portuguesa da Recomendação do Comité de Ministros do Conselho da Europa sobre participação juvenil cigana (Rec(2023)4), atividade incluída no Plano de Atividades do Centro de Juventude de Lisboa para 2024, e que contará com a participação do Rui Gomes, responsável pela Divisão de Educação e Formação do Departamento de Juventude do Conselho da Europa. Poderá assistir online, a partir das 10h30, na plataforma MSTeams através desta ligação.
São ainda abertas inscrições, nesse dia, inscrições para as seguintes atividades:
Data: 16 de setembro - Local Direção Regional do Norte do IPDJ - Porto (18h-20h). Link para inscrições aqui.
Com vista a reconhecer o trabalho do movimento associativo jovem, no dia 24 de junho, Dia Nacional das Pessoas Ciganas, será ainda apresentada uma Mostra de Boas Práticas de Associativismo Jovem/de caráter juvenil que trabalha com comunidades ciganas.
O Dia Internacional das Pessoas Ciganas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois de uma campanha feita pelo cigano e ator americano Yull Briner. A data foi oficializada no 1º Congresso Mundial Roma/Cigano, em Londres, Inglaterra. Desde então o Dia 8 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional das Pessoas Ciganas, sendo uma ocasião para o reconhecimento da cultura, língua e história do povo cigano.
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.