10.º Aniversário do Centro de Juventude de Lisboa - 10.º Aniversário do Centro de Juventude de Lisboa

null 10.º Aniversário do Centro de Juventude de Lisboa

10.º Aniversário do Centro de Juventude de Lisboa

Dez anos na promoção dos direitos humanos, democracia, cidadania e participação ativa das pessoas jovens.

05/07/2024

Foi no dia 1 de julho de 2024, que o Centro de Juventude de Lisboa (CJL) assinalou dez anos com o selo de qualidade do Conselho da Europa, celebrando uma década dedicada à promoção dos direitos humanos, da democracia, da cidadania e da participação ativa das pessoas jovens.

Para este aniversário especial, foi programado um conjunto de atividades, de 1 a 6 de julho, que contaram com a colaboração de jovens e parceiros do CJL, com destaque para o dia 4 de julho, que contou com as seguintes atividades:

  • Fórum «Cidadania Digital: Direitos, Internet e IA em Diálogo», com dois painéis, que permitiu a reflexão sobre os desafios e oportunidades do mundo digital na vida das crianças e jovens, com foco no equilíbrio entre os direitos humanos online, o uso da Internet e da IA, que contou com a intervenção de Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde, terapeuta familiar e de casal, docente e investigadora e autora de projetos, artigos científicos e livros, Telmo Silva, fundador da associação sem fins lucrativos Grow uP Esports e criador dos projeto Grow uP Academy e da primeira Arena Grow uP, e dos jovens João Brás e Simão Dias, com experiência em programas de voluntariado jovem do IPDJ e projetos internacionais.
  • Mesa-redonda «The Circle Chat - An open-line with Youth Centres», moderada por Bruno António, diretor executivo da DYPALL Network, parceiro do CJL, que contou com a intervenção de Jorge Orlando Queirós, presidente do Comité Diretor Europeu para a Juventude do Conselho da Europa, Marcos Andrade, diretor executivo adjunto do Centro Europeu da Juventude de Budapeste, do Conselho da Europa, Lana Pasic, responsável por investigação e políticas de juventude na Youth Partnership (parceria entre a Comissão Europeia e o Conselho da Europa na área da juventude) e de Fernanda Brito, coordenadora do CJL. Esta iniciativa contou ainda com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, da vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho, da diretora regional de Lisboa e e Vale do Tejo, Eduarda Marques, jovens e de diversos parceiros do CJL, entre outras entidades.
  • Bootcamp IX «#DIREITOATERDIREITOS - Youth Tools for Happiness», a decorrer no CJL, de 4 a 6 de julho, onde a cidadania e a participação jovem, e o bem-estar físico e mental estarão em destaque ao longo dos três dias, e que conta com a participação de 32 jovens, com idades entre os 16 aos 25 anos.

Ainda neste dia, foram inauguradas a sala Miranda Ferreira, em honra de Francisco António Miranda Ferreira, Mestre em Ciências da Comunicação, formador e técnico responsável pelo Gabinete de Audiovisuais deste Centro, desde 1983 até 2019, no tempo do FAOJ, IJ, IPJ e do agora IPDJ e a Linha do Tempo do CJL, que conta a história do CJL ao longo de uma década.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>