>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Portugueses passaram a praticar mais Desporto com o confinamento

Estudo realizado em parceria com o IPDJ mostra que 45% das pessoas que não praticavam Desporto e atividade física passaram a fazê-lo.

04/05/2020

Em parceria com o IPDJ, um consórcio de 5 Universidades portuguesas (Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), com cursos na área das Ciências do Desporto, desenvolveram, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, um estudo de avaliação dos padrões de atividade física e comportamento sedentário dos portugueses, na atual situação de isolamento social.

Considerando o contexto da atual situação que vivemos, trata-se de uma avaliação que assume especial relevância uma vez que permite aumentar o conhecimento sobre o impacto da pandemia COVID-19 nos padrões de atividade dos portugueses.

Importa referir que este estudo foi desenvolvido através da utilização de questionários para avaliação do comportamento sedentário e da atividade física e desportiva numa amostra de 679 adultos e pessoas idosas que integram o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva, já avaliados previamente em 2019.

Das principais conclusões deste estudo pode destacar-se o facto de que, em comparação com o período anterior ao isolamento, os portugueses realizam mais atividade física, embora passem também mais tempo em comportamento sedentário que envolva ecrãs.

Alguns dados adicionais sobre o Sistema Nacional de Vigilância e Monitorização da Atividade Física e Desportiva (SNVAFD):

  • Amostra total do SNVAFD – Avaliação da Aptidão Física
    • âmbito - avaliação dos indicadores de aptidão física através de testes específicos para os diferentes segmentos da população 15.847 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas)
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de sensores de movimento e questionários
    • 6.379 (incluindo crianças e jovens, adultos e pessoas idosas)
  • Amostra do SNVAFD – Avaliação da Atividade Física e Desportiva em situação de Isolamento Social
    • âmbito – avaliação do comportamento sedentário, atividade física e desportiva através da utilização de questionários;
    • 679 (incluindo adultos e pessoas idosas).

A  preocupação com a saúde e o bem-estar resultaram no lançamento da campanha #SerAtivoEmCasa, no final de março, que divulga recomendações para a prática de atividade física em contexto de isolamento social, com um conjunto de suportes pedagógicos e práticos que potenciam a prática de actividade física em casa:

 

Acompanhe-nos nas redes sociais:

SerAtivoEmCasa: Facebook | Instagram

IPDJ: Facebook | Instagram

Mais Informações

Atualizado em: 30/05/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.