Sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens - Sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens

null Sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens

Sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens

Jovens deputados/as do distrito de Santarém votaram o projeto de recomendação para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens.

14/03/2023

No dia 14 de março de 2023, realizou-se a Sessão Distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens - Secundário, que decorreu na Casa do Campino, em Santarém.

Nesta sessão, jovens deputados/as de escolas do distrito de Santarém discutiram o tema «Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios, Que Respostas?», tendo sido aprovado o projeto de recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens com as seguintes medidas:

  1. Introdução da temática da Saúde Mental na disciplina de cidadania e em cursos profissionais na disciplina de Área de Integração.
  2. Implementação do tema Saúde Mental como domínio obrigatório nas horas da formação contínua de professores, tendo estas ações a duração de 25 horas e sendo dinamizadas por especialistas na área.
  3. Regulação do sistema de ensino português de modo a que todos os estabelecimentos de ensino básico/secundário lecionem em modelo trimestral (períodos) com base no Decreto-Lei nº55/2018.
  4. Criação de vagas na escola para psicólogos no contexto escolar, com o objetivo de resolver e prevenir possíveis problemas na vida do aluno.

Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição - Sistema Educativo Português - e eleitos os/as deputados e as deputadas que representarão o Círculo Eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas três escolas:

Escolas efetivas:

  • Escola Secundária de Alcanena, com os deputados Tiago Gameiro e João Confraria (porta-voz);
  • Escola Secundária Marquesa de Alorna, de Almeirim, com os deputados Guilherme Romão e Guilherme Valente;
  • Centro de Estudos de Fátima, com os deputados José Neves e Lourenço Silva.

No total, participaram nesta iniciativa 54 jovens provenientes de dezassete escolas.

A Sessão contou ainda com a presença da deputada da Assembleia da República, Inês Barroso, do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, do delegado regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Bruno Santos, e da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do desporto e Juventude, I.P., Eduarda Marques.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 29 e 30 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.

Todos os acontecimentos deste programa através do seu portal, em: http://jovens.parlamento.pt

Contatos

Telefone

+351 243 350 410

Email

mailsantarem@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>