Reunião Informal de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia - Reunião Informal de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia

null Reunião Informal de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia

Reunião Informal de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia

Presidente do IPDJ , Vítor Pataco, marca presença nesta importante iniciativa.

17/06/2022

O Institut Nacional du Sport , de l’Expertise et de la Performance (INSEP) - Paris, França - acolheu a reunião Informal de Diretores-Gerais de Desporto da União Europeia, no passado dia 15 de junho, um evento que constituiu um espaço privilegiado para o diálogo entre os Diretores-Gerais responsáveis pelo desporto.

Sob a organização da Presidência Francesa do Conselho da UE a reunião focou-se no desenvolvimento da mobilidade europeia no desporto, e no legado dos grandes eventos desportivos.

Na primeira sessão de trabalho discutiu-se o desenvolvimento da mobilidade europeia no desporto. Entre outros oradores, a Comissão Europeia informou sobre a implementação da Mobilidade no Desporto que, no âmbito da Ação-Chave 1 do Programa Erasmus+, passará a estar disponível, a partir de 2023, também ao staff das organizações desportivas de base, através das Agências Nacionais. Tal possibilitará a melhoria das suas competências e qualificações através de ações de mobilidade para aprendizagem.

Os Diretores-Gerais discutiram os desafios e oportunidades da nova ação, bem como as formas como poderão apoiar as organizações e agentes desportivos. Uma maior promoção e disseminação da informação, a criação de capacidade, e o enaltecimento das boas práticas foram alguns dos aspetos referidos.

Posteriormente, foi discutido o legado dos grandes eventos desportivos, contando com exposições sobre o planeamento da sustentabilidade durante e após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Michel Cadot (delegado interministerial para os Jogos e grandes eventos desportivos) salientou a colaboração intersectorial, o alinhamento entre o desenvolvimento da cidade e adaptação dos Jogos à cidade, também notando alguns dos desafios associados. Durante a troca de impressões, os Diretores-Gerais apresentaram as suas visões sobre o tema, numa discussão muito participada. Entre outros aspetos, os Diretores-Gerais referiram a necessidade dos eventos desportivos de grandes dimensões terem subjacentes os valores europeus, alicerçando-se num planeamento alargado que, incluindo a sustentabilidade ambiental, garantam também um impacto social e económico positivo, porquanto que promovam a transparência e boa governação e enalteçam o papel social do desporto.

Este reunião marcou o último evento organizado pela Presidência Francesa do Conselho da EU, à qual sucederá a Presidência Checa, a partir do dia 1 de julho.

 

Atualizado em: 23/06/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>