Ministra da Juventude e Modernização apresenta Agenda Nacional da Juventude - Ministra da Juventude e Modernização apresenta Agenda Nacional da Juventude

null Ministra da Juventude e Modernização apresenta Agenda Nacional da Juventude

Ministra da Juventude e Modernização apresenta Agenda Nacional da Juventude

Sessões de auscultação presenciais iniciaram-se com jovens, em Vila Nova de Gaia.

20/01/2025

A Agenda Nacional da Juventude foi apresentada no Auditório Municipal de Gaia, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes e de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. 

Num auditório repleto de jovens, o evento iniciou-se com a entrega a Elísio Pinto, da placa que sagrou vencedor o Município de Vila Nova de Gaia à candidatura a Capital Nacional de Juventude 2025, por Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ.

As iniciativas preparadas pelo município para o ano de 2025 foram apresentadas por três jovens gaienses, uma programação ambiciosa que pretende envolver os/as jovens do concelho e do país em projetos transformadores e de impacto social, reforçando o papel deste município como uma referência nas políticas de juventude.

A cerimónia prosseguiu com a apresentação da Agenda Nacional da Juventude por Margarida Balseiro Lopes, que começou por destacar a filosofia do governo para a área da juventude: «nada para os jovens sem os jovens», referindo-se ao processo de auscultação que se iniciou nesta ocasião. As sessões vão decorrer em todo o país, incluindo, Açores e Madeira. A ministra destacou  que «a diversidade tem de ser considerada na nossa agenda» e por isso serão realizadas «sessões presenciais em todo o país, com recolha de contributos online, a partir do dia 30 de janeiro». Este processo de auscultação será encerrado até ao final do mês de março.

A primeira sessão de auscultação arrancou na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, na qual os facilitadores e jovens deram os seus contributos nas várias temáticas trabalhadas. “Queremos criar políticas públicas que vão ao encontro dos vossos interesses”, referiu a ministra da Juventude e Modernização nesta ocasião.

O processo de auscultação para a Agenda Nacional da Juventude é uma das etapas centrais na construção deste instrumento estratégico de políticas públicas vocacionadas para os jovens, que procura assegurar que as vozes das pessoas jovens consideradas no desenvolvimento de soluções que impactem diretamente as suas vidas e os seus projetos de futuro.

Margarida Balseiro Lopes destacou ainda o papel do IPDJ, bem como do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) – que também fazem parte do grupo de trabalho criado em dezembro para elaborar uma proposta da Agenda Nacional da Juventude.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>