null IPDJ termina mais um ciclo de formações inserido no programa CLUBE TOP

IPDJ termina mais um ciclo de formações inserido no programa CLUBE TOP

Novo ciclo de formações para a capacitação de clubes desportivos já programado para julho.

26/06/2020

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) deu por terminado, esta semana, mais um ciclo de formações inserido no seu programa CLUBE TOP. Esta iniciativa tem como objetivo a capacitação dos clubes desportivos no apoio e formação dos seus dirigentes e colaboradores, com conselhos práticos de gestão e reconhecendo aqueles que fazem bem o seu trabalho.

 A lotação de participantes esteve esgotada em todas as seis sessões decorridas no mês de junho, com 240 inscritos, divididas pelas áreas de Finanças (proposta de patrocínio, orçamento do clube e crowdfunding); Normativos (IVA e IRC nos clubes); e Comunicação (do angariar ao reter).

O IPDJ, identificando as necessidades inerentes à função de dirigente e demais responsáveis bem como ao constante compromisso de aprendizagem, dividiu o programa de formação em sete áreas que considerou essenciais: Ação (gestão das atividades e instalações); Comunicação (cativar e envolver a comunidade do clube); Equipa (recrutar e gerir talentos); Estratégia (pensar e gerir o clube); Finanças (angariar e gerir capitais); Normativos (cumprir a lei e prestar contas); e Públicos (compreender as pessoas para criar valor).

 O presidente do IPDJ, Vítor Pataco, sublinhou a importância da iniciativa dada a especificidade e exigência das funções de dirigente desportivo:

 «O Clube TOP, além de capacitar pessoas, incorpora um conjunto de medidas que ajudam a valorizar, motivar e tornar os clubes mais bem preparados para ultrapassarem desafios futuros e do dia-a-dia, de forma sustentável. A atual crise pandémica veio sublinhar a importância de termos organizações desportivas fortes e capacitadas para enfrentar dificuldades. O programa Clube TOP está a contribuir para fortalecer os clubes que são a base do sistema desportivo e a primeira resposta às populações em matéria de oferta desportiva e de atividade física.»

Para julho está já programado um novo ciclo de formações, cuja organização ficará a cargo das Direções Regionais do IPDJ, estando o Instituto em processo de ampliar a sua bolsa de formadores nas referidas áreas de ação bem como de parceiros fundamentais para a execução do programa. Isto porque, apesar de os clubes estarem no centro das atenções do CLUBE TOP, o enquadramento no qual estão inseridos envolve, igualmente, desde logo as federações assim como as autarquias e as instituições de ensino superior.

Para mais informações, aceder ao portal do CLUBE TOP.

Contatos

Atualizado em: 28/07/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.