IPDJ atribui Prémio «Ética no Desporto» 2022 a Luís Marta - IPDJ atribui Prémio «Ética no Desporto» 2022 a Luís Marta

null IPDJ atribui Prémio «Ética no Desporto» 2022 a Luís Marta

IPDJ, através do PNED, atribui Prémio «Ética no Desporto» 2022 a Luís Marta

O prémio distingue, anualmente, personalidades, instituições ou projetos que promovem a ética e os valores no desporto.

31/01/2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), atribuiu o Prémio «Ética no Desporto» 2022 a Luís Miguel Marta, professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Carlos Amarante – Braga e diretor técnico de desporto adaptado no Sporting Clube de Braga, clube, no qual (e noutros por onde passou), nomeadamente, na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Braga, desenvolve o que mais gosta de fazer: ajudar pessoas portadoras de deficiência a praticar desporto.

Ao longo da sua carreira tem desenvolvido um trabalho de bastante mérito, na defesa de valores e da ética. Dedicou-se à causa da inclusão de pessoas com deficiência, sempre na perspetiva da sua autonomia. Como diretor técnico, por vezes, faz questão de não acompanhar as comitivas afirmando deste modo a sua autonomia. Grande parte da sua atividade tem sido feita em regime de voluntariado, dedicando o seu tempo, trabalho, esforço e competência fundamentalmente às pessoas com deficiência, sacrificando muitas vezes a sua vida familiar. Sempre pautou o seu agir por um comportamento correto, exemplar e ético, tornando-se uma referência nacional para o desporto adaptado.

Este é o décimo primeiro ano em que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o Instituto Português do Desporto e Juventude atribuem o prémio que distingue, anualmente, personalidades, instituições ou projetos de âmbito desportivo que promovem a ética e os valores no desporto.

Desde 2012 foram distinguidos com o «Prémio Ética no Desporto» o Professor Doutor António Gentil Martins, o Prof. Doutor Carlos Gonçalves, o Clube Judo Total, os/as atletas Paula Fortunato, Paulo Gonçalves, Jorge Pina, Ricardo Monteiro (Tarantini) e Jorge Fonseca, bem como a Federação de Andebol de Portugal.

O Prémio «Ética no Desporto» 2022 é entregue na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que se realiza no próximo dia 1 de fevereiro.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>