IPDJ é instituição de acolhimento para «Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico», da FCT - IPDJ é instituição de acolhimento para «Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico», da FCT

null IPDJ é instituição de acolhimento para «Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico», da FCT

IPDJ é instituição de acolhimento para «Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico», da FCT

Áreas: ciências do desporto, medicina desportiva e impacto das políticas públicas desportivas.

14/03/2023

No âmbito do desenvolvimento de atividades em prol de uma cultura de ciência para as políticas públicas, o IPDJ será uma das entidades públicas de acolhimento de doutorandos abrangidos pelas Bolsas de Investigação para Doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
 
A Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico de Doutoramentos da FCT tem como objetivo fortalecer a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, de forma ampla, onde se incluem empresas, instituições públicas, sociais, de saúde, culturais ou outras instituições de interface.

Esta política pública de promoção de financiamento de ciência procura, assim, fortalecer as sinergias com o ambiente científico e académico, potenciando a inovação e competitividade.
 
Prevê-se que sejam atribuídas 400 bolsas de doutoramento a planos de trabalho desenvolvidos em entidades não académicas como o IPDJ. Consulte a lista completa de instituições aqui.
 
A missão do IPDJ, a forma de trabalhar e atividades a desenvolver
 
O IPDJ, I.P. tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento.

Considerando as recomendações internacionais e as obrigações a que Portugal se encontra vinculado, sobretudo na área do desenvolvimento do conhecimento e da sua aplicação nas Ciências do Desporto (alto rendimento; desporto para todos, ética desportiva), na Medicina Desportiva e na monitorização do impacto das políticas públicas desportivas, colocam-se desafios que se distribuem por várias áreas de intervenção.

Neste particular, cabe a monitorização do impacto das referidas políticas, o desenvolvimento de serviços de apoio aos agentes desportivos e a produção de conhecimento relevante para o setor, produzido em articulação com os diferentes parceiros do ecossistema. 
 
O investimento em capacitação diferenciada de ativos humanos constitui-se como um dos principais desafios num quadro de exigência colocado pela transformação digital, sustentabilidade e inclusão, como base de construção de uma sociedade justa, equitativa e dinâmica.

Neste contexto, assume-se como determinante a aposta em duas áreas estruturantes do sistema desportivo que discriminamos. 
 
1 - O apoio ao desenvolvimento de sistemas inovadores de avaliação e controlo do treino que permitam a melhoria dos indicadores de rendimento desportivo dos atletas e que robusteçam a criação de estratégias ajustadas de formação desportiva a longo prazo.
 
As atividades a desenvolver deverão dar prioridade às seguintes áreas: exercício físico e saúde, biomecânica do gesto desportivo, fisiologia do exercício, processo de reabilitação de lesões músculo-esqueléticas, altitude simulada, digitalização, bio sinais e inteligência artificial.
 
2 - O apoio ao desenvolvimento de sistemas de monitorização da participação dos diferentes segmentos da população em atividade desportivas, e por inerência, físicas, no sentido de contribuir de forma ativa para a melhoria da qualidade de vida, de saúde e bem-estar.
 
As atividades a desenvolver deverão dar prioridade às seguintes áreas: monitorização dos diferentes indicadores de atividade desportiva e física, de aptidão física, de comportamento sedentário e as suas determinantes; apoio à análise técnica e científica dos dados obtidos; desenvolvimento da estrutura de suporte de recolha e armazenamento de dados.
 
As manifestações de interesse para ter o IPDJ como entidade de acolhimento de Bolsas de Investigação para Doutoramento deverão ser apresentadas até dia 31 de março, para o e-mail: rh@ipdj.pt  .

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>