Evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude - Evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude

null Evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude

Evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude

Um ano em perspetiva, com muita participação, empoderamento dos e das jovens, centenas de atividades e a atribuição dos prémios AEJ.

27/02/2023

Decorreu ontem, no Multiusos de Guimarães, o Evento de Encerramento do Ano Europeu da Juventude (AEJ) em Portugal.

Contou com a presença de João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), do coordenador do AEJ em Portugal, Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ e de representantes oficiais de todos os membros do Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude.

Muito em particular, contou também com a participação ativa de centenas de jovens e do movimento associativo juvenil e estudantil de todo o país, que contribuíram para que este ano de celebrações tivesse sido um ano de participação, discussão e empoderamento dos e das jovens portugueses/as, para uma Europa mais verde, digital e inclusiva.

Em síntese, a nível europeu, o Ano Europeu da Juventude desencadeou um processo de reflexão na Europa sobre o futuro da juventude e promoveu a sua participação ativa na construção do futuro, integrando as suas políticas.

Procurou também contribuir para a realização de progressos significativos no sentido de alcançar, até 2025, a concretização do Espaço Europeu da Educação;  de desenvolver e procurar sinergias com iniciativas e eventos nacionais e europeus - como a Action Week e o Action Day, o Encontro Europeu da Juventude, a Semana Europeia da Juventude, a Capital Europeia da Juventude, o Dia da Europa e as Jornadas Europeias do Património, assim como a campanha «Democracia Aqui, Democracia Agora» do Conselho da Europa, de que o IPDJ também é coordenador em Portugal. 

Centrou-se também em ações e atividades que apresentam um potencial «valor acrescentado europeu» e promoveu a divulgação de boas práticas, a realização de estudos e investigação e a recolha de dados, estatísticas e outras informações sobre a situação dos jovens na União.

Em Portugal, durante o ano aconteceram mais de 400 atividades registadas no site nacional e no site europeu, com o selo AEJ, maioritariamente: campanhas, workshops, ações de formação, encontros, concertos, festivais e exposições, que envolveram milhares de jovens.

O evento de encerramento foi por isso composto por três momentos distintos, respetivamente, sobre: conhecimento sobre a juventude, o ano em retrospetiva e a participação ativa dos e das jovens.

Assim, o primeiro painel abordou o tema Conhecimento sobre a Juventude: o que nos diz a investigação?, tendo sido apresentadas quatro obras:

  • A Saúde dos Adolescentes Portugueses em Contexto de Pandemia, por Tânia Gaspar
  • Associativismo Juvenil em Portugal, por Marco Santos
  • Livro Branco: Mais e Melhores Empregos para os Jovens, por Rita Guimarães e
  • Perspetiva sobre a Juventude - os Jovens num mundo digitalizado – apresentado por Jorge Orlando Queirós e Margarida Saco, do IPDJ.

De seguida, vários responsáveis pela coordenação do AEJ, incluindo a Diretora-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia – Themis Christophidou e o coordenador do AEJ em Portugal puseram as comemorações em retrospetiva, fazendo um balanço positivo e perspetivando também o passo para este ano com os resultados conseguidos.

Por último, foram entregues os Prémios AEJ aos vencedores desta iniciativa portuguesa, que motivou a participação massiva de jovens, traduzida nas categorias: 

Vencedores do Prémio Criarte
Vencedores do Prémio Europa para ti
Vencedores do Prémio Investigação sobre a Juventude.

 O SEJD encerrou o evento, agradecendo a participação e envolvimento  dos jovens no AEJ, e no evento de encerramento em que se comemorou a Europa, o futuro da Europa e a participação dos jovens nesse futuro. Enalteceu sobretudo a participação cívica dos jovens ao nível do poder local, através dos Conselhos Municipais de Juventude e dos municípios que puseram em prática os orçamentos participativos dos jovens. Mencionou, enaltecendo, também, a participação cívica dos jovens que participaram nos Prémios AEJ, e os temas escolhidos que revelam as preocupações dos jovens.

Aceda aqui à gravação do evento:

 

 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>