EuroFabrique Art Camp: candidaturas abertas até 18 de abril - EuroFabrique Art Camp: candidaturas abertas até 18 de abril

COMO PODEMOS AJUDAR?


null EuroFabrique Art Camp: candidaturas abertas até 18 de abril

«EuroFabrique Art Camp» candidaturas abertas até 18 de abril

Projeto apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, em Vila Nova de Cerveira.

Bienal Internacional de Arte de Cerveira

  

03/04/2024 - 19/04/2024 - Vila Nova de Cerveira

O campo criativo «EuroFabrique Art Camp» é um projeto apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e decorrerá em Vila Nova de Cerveira, no âmbito da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que ocorre de 23 a 27 de setembro 2024. As candidaturas para participação encontram-se abertas até 18 de abril e são destinadas a alunos/as que estejam a frequentar o 3.º ano de licenciatura (1.º ciclo) ou o 2.º ciclo da área de design gráfico, artes e curadoria.

O «Eurofabrique» trata-se de um projeto criativo para jovens que teve origem em fevereiro de 2022, com a sua primeira edição no Grand Palais Éphémère, em Paris. O sucesso do evento foi tal que a Associação Nacional de Escolas Superiores de Arte (ANdEA) pretendeu expandir e transformá-lo numa iniciativa a longo prazo. Lançado o desafio, foi apresentada a candidatura «EUROFABRIQUE CAMPS» no âmbito do programa «Projetos de Cooperação Europeia» da vertente cultural do Europa Criativa, da qual a FBAC é parceira juntamente com as entidades ANdEA, Gip Le Signe – Centre National Du Graphisme, em França, e a Asociatia Clusterul de Industrii Creative Transilvania, na Roménia.

Ao longo de 16 meses estão a ser desenvolvidos três campos criativos, cápsulas colaborativas concebidas para testar novos protótipos e trabalhar sobre os intervenientes, a estrutura, as formas e os conteúdos do projeto. A FBAC irá acolher o último campo, cujo objetivo será explorar coletivamente, a partir da temática da bienal «ÉS LIVRE?», a forma como a arte e o design podem ser utilizados para abordar as questões mais prementes do continente europeu, tais como as alterações climáticas, a justiça social e a instabilidade política e, ao fazê-lo, aprofundar os eixos curatoriais do projeto.

De referir que, continuando a ativar o mesmo método colaborativo e a envolver ativamente a juventude criativa europeia, estes campos não só contribuem para a mobilidade internacional dos estudantes, como também reforçam as suas competências criativas e críticas e as suas capacidades de resiliência.

Apoiado pelo programa europeu da Europa Criativa da União Europeia em 200 mil euros e com uma taxa de cofinanciamento de 80%, o projeto tem como objetivo sensibilizar para o papel dos artistas e dos designers enquanto motores do desenvolvimento social, político, económico e cultural e da resiliência social, participando numa sociedade mais inclusiva e tolerante.

Informações de candidatura (EN)

Formulário de inscrição (EN)

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.